quinta-feira, 17 de junho de 2010

Risoto de Limão Siciliano com Cinnamon Apple



Estava comentando com a Tamy, no dia que nos encontramos, que naquela semana havia experimentado um risoto de limão siciliano muito, mas muito esquisito. Como era a primeira vez que comia, não sabia se estava bom ou não. Sei que o sabor era estranho e tinha um fundo muito amargo, o que eu não achei que devia ser normal. A Tamy me disse que não costuma ser amargo, e sim suave o sabor do limão. Para tirar a prova, decidi fazê-lo aqui em casa, acompanhado da deliciosa e facílima cinnamon apple, aquela parecida com a que acompanha a costelinha de porco no Outback. E o resultado foi maravilhoso mesmo, o docinho das maçãs contrastando com o azedinho do limão, nada de amargo ou terrível na minha versão. O risoto está meio arroxeado por causa do vinho tinto que usei, estava sem o branco!

Risoto de Limão Siciliano

Ingredientes:

2 xícaras de chá de arroz arbóreo (próprio para risotos)
1/2 xícara de suco de limão siciliano
1 xícara de chá de vinho branco (usei tinto)
½ cebola picada
2 colheres de sopa de manteiga
1 ½ litro de caldo de legumes
2 colheres de sopa de queijo parmesão raladoRaspas de limão siciliano

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque o caldo e leve ao fogo. Espere ferver, abaixe o fogo e reserve-o. Em outra panela, coloque uma colher de manteiga e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, acrescente a cebola e mexa bem até que ela fique transparente. Acrescente o arroz à panela e misture por 2 minutos em fogo alto. Junte o vinho e mexa bem até evaporar. Repita a operação com o suco de limão. Ponha 1/3 do caldo reservado na panela do arroz e misture bem até que o caldo seja absorvido. Repita a operação com o restante do caldo. Quando estiver com a consistência de risoto, ou seja, úmido e com o arroz al dente, desligue o fogo e ponha o restante da manteiga. Acrescente o parmesão, misture bem e sirva ainda quente. Decore com as raspas de limão.

Cinnamon Apple - Corte duas maçãs em pedaços grandes e leve-as ao fogo baixo com duas colhere de açúcar, uma colher de canela e 1/2 xícara de água. Espere a água evaporar e retire do fogo. Sirva quente.

8 comentários:

Stefânia Barreto Tissot disse...

Ficou Lindo Re! Parabéns!

Eu sou louca por risotto, e aqueles que tem essas misturas inusitadas são os meus preferidos...mais uma receitinha anotada!

Beijocas!

Renata disse...

Oi Re,

Tá cedo pro risoto, mas as apples...yes...please!!! Isso deve ser bom demais!!!!

Marly disse...

Re,
Puxa, isso deve ser uma delícia!
Vou correndo copiar a receita, rsrsrs.

Beijinho e boa tarde.

Quéroul disse...

eu vi outro dia na Pati (TK) um risotto de limão e parmesão que eu jurava que seria bom (mesmo com meu estômago podre que não aceita quase nada que é delícia).
aí fiz ontem e, DJÍSÃS, subiu pro topo do ranking do risotto. é de limão verdinho, não o siciliano, e só vai a casca raspadinha, não o suco.
tão bom que reprisei hoje.

e eu bem queria fazer com o limão siciliano, que eu acho que vai ficar lindo tb - apesar de eu nem me lembrar do gosto desse limão.
vou muito copiar a sua receita, mas vou deixar a maçã pra sobremesa. hehee.

=***

Iliane disse...

muito boa receita!!!!muito mesmo!adoro rissoto com limão siciliano..bjus

Cris disse...

Oi Renata! Amo risotos e suas fotos sempre deixam a gente com vontade de provar suas comidas! O duro do siciliano é que ele é tão caro né, mas gosto muito, meu marido é fã deste limão. Bjs!

tatiane disse...

Que risotto diferente! Em casa o marido é fiel no de camarão, fica até difícil fazer de outros tipos...
beijos

Tamy disse...

Risotto é sempre bem vindo né???

Adoro demais!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...