domingo, 3 de janeiro de 2010

Risoto de Funghi



Eu não gostava de risoto. Não sei porquê, mas era o tipo de comida que francamente embrulhava meu estômago. Não sei se era porque sempre que tinha risoto era aquele arroz de forno ou aquela mistura bem empapada, mas o certo era que eu não tinha paciência para experimentá-lo. Eis que minha querida tia e madrinha aprendeu a fazê-lo. Fizemos um almoço de dia das mães cujo carro chefe foi o risoto. Tinha de funghi e de alho-poró. E não é que me apaixonei?! Agora sou uma apreciadora de risotos em potencial, adoro todos que experimento. Pela primeira vez fiz um, o de funghi, inspirada por um delicioso que comi em um restaurante no último final de semana. A receita é super básica e uma delícia! Acertei de primeira!

Risoto de Funghi

Ingredientes:

2 xícaras de chá de arroz arbóreo (próprio para risotos)
20g de funghi seco picado
1 xícara de chá de vinho branco
½ cebola picada
4 colheres de sopa de manteiga
1 ½ litro de caldo de galinha ou carne
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Ponha o funghi em uma tigela com água morna. Deixe de molho por 30 minutos para amolecer. Em uma panela, coloque o caldo e leve ao fogo. Espere ferver, abaixe o fogo e reserve-o. Em outra panela, coloque duas colheres de manteiga e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, acrescente a cebola e mexa bem até que ela fique transparente. Coloque o funghi na panela e refogue por 1 minuto. Acrescente o arroz à panela e misture por 2 minutos em fogo alto. Junte o vinho e mexa bem até evaporar. Ponha 1/3 do caldo reservado na panela do arroz e misture bem até que o caldo seja absorvido. Repita a operação com o restante do caldo. Quando estiver com a consistência de risoto, ou seja, úmido e com o arroz al dente, desligue o fogo e ponha o restante da manteiga. Acrescente o parmesão, misture bem e sirva ainda quente.

5 comentários:

cucchiaiopieno.com.br disse...

Aprendi a comer risoto aqui na Italia, comemos toda semana, o meu preferido é o de funghi.
Excelente receita, ficou super italiana - principalmente por ser acompanhada por esta taça de vinho!
Bjim
Léia

Mary - Strawberrycandy disse...

Ficou com um aspecto delicioso,...
Bom ano 2010,
Beijinhos

Mulher na Polícia disse...

Maravilha!
Super fácil de fazer e eu amo risoto. Já vou lá comprar o funghi.
:)

Obrigada!

Aqui na Cozinha disse...

Pois eu adoro risoto, sempre gostei.
Mas nunca esperimentei o de funghi.
Beijos
Patty Martins

tatiane disse...

Sabe que eu também tinha má vontade com risotto, por causa do aspecto de papa, com o tempo fui perdendo o preconceito contra as papas, e hoje sou fã de risotto. Preciso experimentar este de funghi!
bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...