quinta-feira, 11 de junho de 2015

Massa Caseira Integral com Brócolis Assado


Toda vez é a mesma coisa. Demoro meses para tirar a minha máquina de massas do armário, mas quando tiro, é sempre a mesma emoção. Amo massa caseira, acho que é um dos meus pratos preferidos no mundo hehehehe, a gordinha falando mas confesso que tenho um pouco de preguiça quando vou pensar no processo todo, ainda mais agora que meu processador quebrou e tenho que sovar a massa na mão. Mas a preguiça vira pura felicidade quando acabo de fazer a massa. É tão boa e tão perfeita que eu fico me perguntando por que não faço um macarrão caseiro toda semana. É rápido, fácil, barato, orgânico e fica muito melhor do que a comprada pronta. Ontem o Bernardo precisou sair com o Bruno e fiquei com o Caio e com o Marcelo. Aí, enquanto eles brincavam, sovei a massa. Deixei descansando e depois fui abrir. Contei com a ajuda dos pimpolhos e rapidinho já tinha massa suficiente para o jantar. Como tinha um brócolis dando sopa na geladeira, decidi preparar uma coisa simples e que não me desse muito trabalho. Assei o brócolis e comemos com aquela massa deliciosa e, por incrível que pareça, apesar de integral, super leve. Vale experimentar!

Massa Caseira Integral com Brócolis Assado
massa daqui

Ingredientes:

Massa

1 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
1 xíc. (chá) de farinha de trigo branca
1/2 colher (chá) de sal
2 ovos inteiros
3 colheres (sopa) de água
Azeite
Semolina ou farinha branca para polvilhar

Brócolis Assado

1 buquê de brócolis japonês, cortado em floretes
4 dentes de alho ralados
1/2 xíc. (chá) de azeite
Sal e pimenta a gosto
Pimenta calabresa a gosto
Queijo de cabra ralado para servir

Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela, despeje as farinhas e o sal. Misture com um fouet para incorporar. Abra um buraco no centro da farinha e despeje os ovos levemente batidos e a água. Verta a massa sobre uma superfície e sove-a por cerca de 5 minutos, até que ela fique lisa e homogênea. Se necessário, acrescente azeite para dar o ponto. Faça uma bola com a massa e deixe-a descansar coberta com um pano de prato seco por 30 minutos. Após o descanso, abra a massa no cilindro, conforme as instruções do fabricante. Deixe a massa secar em um varal por cerca de 15 minutos antes de levá-la ao fogo em uma panela com água bem salgada. A massa deve levar cerca de 3 minutos para cozinhar. Retire a massa do fogo, regue com azeite e reserve.

Brócolis - Pré-aqueça o forno a 200oC. Em uma assadeira, coloque todos os ingredientes. Misture bem com as mãos e leve ao forno por cerca de 15 minutos, ou até que o brócolis esteja cozido. Retire do forno e misture à massa. Se necessário, regue com mais azeite. Sirva com o queijo de cabra ralado.

Um comentário:

Bernardo disse...

Ficou uma delícia! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...