segunda-feira, 1 de junho de 2015

Pãezinhos de Cebola


Passei muitos meses sem ver a minha farinha de trigo preferida para vender nos supermercados. Depois de um longo inverno, eis que avisto vários pacotes do produto na gôndola do mercado aqui perto da minha casa. Me atraquei com pelo menos 6 pacotes, feliz da vida, imaginando tudo que aquilo poderia virar. Mas a realidade foi bem diferente. Quase não tive tempo de preparar pães e poucos bolos saíram do forno no período. Quando fui pegar um pacote, há algumas semana, vi que venceriam em poucos dias. Me apressei e preparei então várias receitas que usariam o ingrediente, que eu não poderia perder de jeito nenhum! E esses pãezinhos de cebola de liquidificador foram uma ótima desculpa para usar quase meio pacote da minha farinha. Perfeitos e macios, ficam ótimos no dia seguinte também, esquentados por poucos segundos no micro-ondas!

Pãezinhos de Cebola

Ingredientes:

2 ovos
1 cebola grande picada
1/2 xíc. (chá) de óleo
2 colheres (chá) de sal
1 xíc. (chá) de leite desnatado morno (usei integral)
1 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo
6 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 gema batida com 1/2 xícara de chá de café coado (p/pincelar)
Gergelim para polvilhar


Modo de Preparo:

No liquidificador  bata os ovos, a cebola, o óleo e o sal até que fique uma mistura homogênea. Coloque a farinha em uma tigela e junte a mistura do liquidificador. Reserve. Dissolva o fermento no leite morno e junte a mistura reservada na tigela. Amasse até que fique bem homogênea e elástica. Descanse a massa coberta por 1 hora. Modele os pãezinhos, coloque-os em uma assadeira untada com óleo deixando espaço entre eles. Pincele com a gema misturada com o café, salpique o gergelim e descanse por mais 20 minutos. Leve ao forno pré-aquecido a 180º até que fiquem douradinhos e completamente assados por dentro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...