terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Torta de Cupuaçu


Há umas duas semanas, fomos a um churrasco na casa de amigos muito queridos, que calham de ser os pais dos melhores amigos das crianças - leia-se Bruno e Marcelo, porque por mais que tenhamos insistido, não quiseram dar um melhor amigo pro Caio. Churrasco delicioso, sol a pino, tudo uma maravilha. Estava na cozinha batendo papo e eis que a sou convidada a experimentar uma torta de cupuaçu, preparada pela sogra da minha amiga. Ela disse que guardou um pedaço pra mim, porque sabe que sou ligada no esquema da culinária, e queria que eu experimentasse a torta que ela fez. Já na primeira mordida, paixão: a camada de bolacha crocante, o doce delicioso de cupuaçu, o creme perfeitamente doce e o suspiro pra finalizar. Já voltei pra casa cheia de ideias para reproduzir a receita. Fui à feira no sábado com a minha avó, exímia escolhedora de cupuaçu, comprei 2 frutas e chamei ela para vir em casa fazer comigo no domingo. Mas quem disse que eu aguentei esperar? Já no sábado mesmo fiz a torta, que ficou ainda melhor geladinha no dia seguinte!

Torta de Cupuaçu

Ingredientes:

Massa

200g de bolacha maisena
100g de manteiga sem sal amolecida

Doce de Cupuaçu

3 xíc. (chá) de cupuaçu sem caroço
3 xíc. (chá) de açúcar
Água, se necessário

Creme

1 lata de leite condensado
A mesma medida da lata de leite
3 gemas
1 colher (sopa) de amido de milho

Suspiro

3 claras
2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo:

Massa - Triture os biscoitos no liquidificador e misture com a manteiga. Forre o fundo de uma assadeira de 24cm de diâmetro. Leve ao forno pré-aquecido a 200oC até que a massa fique levemente dourada na beirada. Reserve

Doce - Coloque todos os ingredientes em uma panela grande e cozinhe em fogo médio, por cerca de 20 minutos, ou até que o doce adquira uma consistência pegajosa e cor âmbar. Se necessário, adicione um pouco de água. Mexa sempre para não queimar. Reserve.

Creme - Junte todos os ingredientes em uma panela e misture bem com um fouet, até que a mistura engrosse, sem empelotar. A consistência deverá ser a de um mingau grosso. Retire da panela e deixe esfriar em uma tigela rasa.

Suspiro - Bata as claras em neve na batedeira. Quando já estiverem em ponto de pico, acrescente o açúcar, batendo bem para incorporar.

Montagem - Coloque cuidadosamente o doce de cupuaçu por cima da camada de biscoitos. Junte o creme e, com um saco de confeitar sem bico, faça bolinhas sobre a torta. Leve ao forno pré-aquecido a 240oC para queimar o suspiro. Se preferir, use um maçarico. Leve à geladeira por cerca de 4 horas antes de servir.

2 comentários:

Ju disse...

Pode se usar polpa congelada ao invés da fruta? Em SP não encontro a fruta...

Renata disse...

Ju, acho que vale tentar! Só deve demorar mais a dar o ponto, a polpa solta bastante água!

Beijoca!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...