quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Bolo Formigueiro


Como ando pegando muitas encomendas - a propósito, todo mundo já curtiu a página da Cookies&Co. no Facebook? Vai lá ver o que ando fazendo em paralelo ao meu trabalho no escritório! - sobra sempre bastante granulado em casa. Eu não curto muito reutilizar várias vezes, ainda mais depois de manuseá-lo. Aí guardo sempre separado em um pote. E como o pote estava quase cheio, encasquetei que deveria fazer um bolo formigueiro. Domingo em casa sozinha com as crianças, decidi então que faria o danado do bolo. Mas também não queria um bolo comum. Queria um bolo formigueiro, feito com iogurte, que usasse pouca manteiga. Peguei meus livros, pesquisei aqui e ali e achei uma receita que me satisfez. Fiz o bolo na fôrma de bundt cake e ele desenformou maravilhosamente. Uma textura macia e molhadinha, provavelmente pela adição do iogurte, que fez sucesso no lanche com a turminha! Tristeza foi ter que dividir o último pedaço com tanto menino!

Bolo Formigueiro

Ingredientes:

1 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento
1/4 colher (chá) de sal
3/4 xíc. (chá) de iogurte natural
1 xíc. (chá) de açúcar
3 ovos grandes
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/3 xíc. (chá) de óleo de girassol
3/4 xíc. (chá) de granulado de chocolate (usei Split da Callebaut, ao leite e meio amargo)

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte com manteiga e enfarinhe uma fôrma redonda de 24 cm ou uma fôrma com furo no meio, de 24cm. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal e reserve. Em outro recipiente, misture bem o iogurte, o açúcar, os ovos, a baunilha e o óleo. Junte a mistura líquida à farinha e misture somente para incorporar. Por último, adicione o granulado, mexendo bem. Despeje a massa na fôrma e leve para assar por cerca de 25 minutos, ou até que passe no teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Desenforme e sirva em temperatura ambiente.

4 comentários:

Letrícia disse...

Puxa, que trabalho paralelo lindo que você está fazendo! Merecia ser o principal, hein ;-)

Beijos!

Renata disse...

Ah Letrícia, obrigada! <3 Quem dera pudesse ser o principal, quem sabe em breve?

Beijoca!

Gi disse...

Eu curto no coração! Acho que tem que sair aquele site!!!

Anônimo disse...

Oi Renata, ótima receita, o bolo e leve, fofo, úmido é muito saboroso! Abraço e obrigada por compartilhar mais uma receita. Cintia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...