terça-feira, 21 de outubro de 2014

Torta Caprese


O caso foi o seguinte: no domingo ia fazer uma torta de frango para levar para a casa da minha avó. Fiz a massa, pré-assei e fui fazer o recheio. Eis que, no meio do procedimento, já refogando o frango - que estava delicioso, percebi um pedaço de alguma coisa dentro. Podia ser um vidro. Um pedaço de panela. Um plástico preto. Ou enfim, qualquer coisa que não me pareceu comestível. Desisti da torta, contrariando o Bernardo, que achava que eu deveria apenas tirar o treco preto e servir. Mas não sou dessas. Morro de medo que alguém passe mal com a comida que eu faço. Joguei mesmo fora o recheio e deixei a massa pré-assada na geladeira. Pensei em fazer uma torta de ratatouille, mas perguntei a ele o que ele preferia. Uma torta de ratatouille ou uma torta feita com os ingredientes da salada caprese. Ele escolheu a segunda, e por isso que ela está por aqui hoje. Depois que provei o primeiro pedaço, com aquela muçarela de búfala deliciosamente derretida e aquele tomate adocicado, junto com o sabor do manjericão, descobri que realmente seria difícil a torta de ratatouille ser melhor do que aquilo!

Torta Caprese

Massa:

150g de farinha de trigo
50g de margarina culinária
50g de manteiga
Água gelada para dar o ponto
Sal a gosto

Recheio:

500g de tomate
250g de muçarela de búfala em bolas grandes - peso drenado
Folhas de manjericão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Parmesão ralado

Modo de Preparo:

Massa - Coloque em uma tigela a farinha, a margarina, a manteiga e o sal. Com a ponta dos dedos, vá despedaçando a manteiga até que ela fique com uma textura de areia grossa. Acrescente água gelada até que você consiga formar uma bola. Enrole a massa em um plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos. Retire a massa e forre uma assadeira canelada de fundo removível. Leve para pré-assar em forno pré-aquecido a 190oC por cerca de 20 minutos, ou até que comece a dourar levemente as beiradas. Retire, deixe esfriar e reserve.

Recheio - Fatie os tomates e as bolas de muçarela. Faça camadas com os dois ingredientes. Eu fiz primeiro de queijo, depois tomate, queijo de novo e tomate. Tempere com sal e pimenta e, por cima, salpique um pouco de parmesão ralado e algumas folhas de menjericão. Leve ao forno pré-aquecido a 200oC somente para que a muçarela derreta. Retire do forno e sirva imediatamente.

4 comentários:

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Adorei a troca do recheio, pois a torta ficou linda e, imagino, muito apetitosa!
Bjs

sadhia disse...

esta divina amei bjinhos

Anônimo disse...

Oi Renata, eh possivel fazer a massa na batedeira? Abraco, Cintia

Renata disse...

Oi Cintia! No processador da sim, agora na batedeira nunca testei! Talvez dê certo com o batedor de pá! Volta pra me contar?

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...