domingo, 26 de outubro de 2014

Chocottone


Eu sempre fui mais de panettone. Tem alguma coisa naquelas gotinhas de chocolate dos chocottones industrializados que são meio alcoólicas, não gosto muito do gosto que fica depois que a gente termina de comer. Mas um dia desses, tomada pela vontade de comer um chocottone diferente, decidi preparar um caseiro, já que tinha em casa umas gotas de chocolate meio amargo de qualidade. Fiz a receita e me surpreendi com a maciez do pão. Na verdade, primeiro fiquei surpresa de como o pão cresceu igualzinho um panettone que a gente compra no mercado. Um pão incrivelmente aromático, super macio e delicioso, lindo e perfeito para enfeitar a mesa do Natal, que já está batendo à porta!

Chocottone
do Step by Step Baking

Ingredientes:

2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
125ml de leite morno
50g de açúcar refinado
425g de farinha de trigo
Uma pitada de sal
75g de manteiga sem sal derretida
2 ovos grandes, mais um para pincelar
1 colher (chá) de essência de baunilha
Raspas de 1 laranja
120g de gotas de chocolate meio amargo
Óleo para untar a tigela

Modo de Preparo:

Em uma tigela pequena, misture o fermento com o leite e deixe agir por 5 minutos. Em uma tigela maior, coloque o açúcar, 350g de farinha e o sal. Misture ao leite a manteiga, os ovos a baunilha e as raspas de laranja e acrescente à mistura seca. Adicione mais farinha se necessário e sove a massa por cerca de 10 minutos, ou até que desgrude totalmente das mãos, formando uma massa elástica e homogênea. Incorpore as gotas de chocolate à massa, forme uma bola e leve-a para descansar em uma tigela untada com óleo coberta com plástico filme por cerca de 1 hora, ou até que dobre de volume. Após o descanso, retire o ar da massa e coloque-a em uma fôrma de 15cm de diâmetro com as laterais forradas com uma parede de papel manteiga de cerca de 20cm de altura, de forma que a o pão possa crescer uniformemente para cima. Cubra com um saco plástico e deixe crescer por mais 1 hora, ou até dobrar novamente de volume. Pincele com o ovo e leve o chocottone ao forno pré-aquecido a 190oC por cerca de 50 minutos, ou até que esteja totalmente assado e douradinho por fora. Retire do forno, deixe-o esfriar um pouco e retire-o da fôrma. Sirva morno.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Renata, fiz esse chocotone, ficou bem fofo e com um aroma fantástico! Mas, achei um pouco seco, será que deixei muito tempo no forno? Fiz na forma de papel, próprio para panetone e deixei aproximadamente 40 minutos. Renderam 2 chocotones. Abraço, Cintia

Renata disse...

Oi Cintia! Poxa, uma pena que tenha ficado seco, o meu ficou super úmido por dentro! Tenta deixar menos tempo no forno, o meu deixei só ate dourar, depois tirei e deixei esfriar um pouco antes de cortar!

Beijos e obrigada por voltar pra me contar!

Anônimo disse...

Oi Renata, já fiz 3 vezes deixando o chocotone menos tempo no forno, e ficou ótimo, APROVADISSIMO! Agora comprei frutas cristalizadas e passas p/ fazer o panetone. Abraço, Cintia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...