quarta-feira, 19 de março de 2014

Chá das 5 - Ideias para um Chá da Tarde em Casa


Quando escolhemos ir a Londres no ano passado, eu só tinha olhos pra três coisas na cidade: comprar uma cesta de picnic, fazer um picnic no parque e tomar um chá da tarde. E tem coisa mais glamurosa do que tomar um chá da tarde na terra da Rainha? Pois eu imagino que não. Escolhi a dedo um café para irmos tomar o nosso chá da tarde, e o eleito foi o The Orangery, dentro do Hyde Park, nas imediações do Kensington Palace, morada do Príncipe William, Kate Middleton e o Pequeno George. Felizmente, acertei na escolha. O chá da tarde era um primor, garçons solícitos e comida deliciosa. Além do visual, obviamente, uma belezinha inglesa. Voltei pra casa pipocando com ideias para fazer um chá da tarde em casa. Aí aproveitei esses dias de descanso pós-carnaval e marquei com as minhas amigas um chá aqui em casa. Pesquisei um pouco pela internet, mas confesso que as influências foram 100% daquele chá tomado na minha cidade preferida. O resultado?! As meninas adoraram, e eu não vejo a hora de fazer outro chá da tarde aqui em casa! Aqui vou dar umas ideias e as receitas do que eu fiz, baseado naquele que eu comi!


Ideias para um Chá da Tarde em Casa

Sanduíches:


- Presunto com Mostarda Dijon no Pão Branco
- Pepino, Cream Cheese e Folhinhas de Hortelã no Pão Branco
- Cream Cheese, Salmão Defumado e Endro no Pão Integral
- Ovo Cozido amassado com Maionese e Agrião no Pão Integral


Scones com Gotas de Chocolate e Raspas de Laranja
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

60g de manteiga sem sal gelada, em cubos
250g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
175ml de buttermilk
1/3 xíc. de gotas de chocolate meio-amargo
Raspas de 1 laranja
1 ovo, para pincelar
Manteiga, geleia ou creme, para servir

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 220oC. Forre uma fôrma com papel manteiga e reserve. Em uma tigela gelada, peneire a farinha, o fermento e o sal. Acrescente a manteiga e, com a ponta dos dedos, incorpore-a na mistura seca, até que forme uma textura de areia molhada. Vá acrescentando o buttermilk e mexendo com um garfo, até a massa dar um ponto que solte das mãos, mas que não fique muito ressecada. Se necessário, utilize mais buttermilk para dar o ponto. Vire a massa sobre uma superfície enfarinhada, misture o chocolate e as raspas de laranja somente até incorporar. Enfarinhe o cortador - aqui usei um redondo de 7 cm - e vá cortando os círculos dos scones. Coloque os bolinhos na fôrma preparada, pincele com o ovo levemente batido e leve ao forno por 15 minutos, ou até que fiquem levemente dourados na superfície. Retire do forno e sirva enquanto estiverem mornos.


Tarteletes de Framboesa
massa daqui e creme daqui

Ingredientes:

Massa

250g de farinha de trigo
50g de açúcar de confeiteiro
125g de manteiga gelada, em cubos
1 gema de ovo, pequena
Água gelada para dar o ponto

Recheio:

250 ml de leite integral
Sementes de 1/2 fava de baunilha
3 gemas
35g de açúcar de confeiteiro
10g de amido de milho
10g de farinha de trigo
Framboesas para enfeitar

Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela, coloque todos os ingredientes, com exceção da água. Misture com as pontas dos dedos até que forme uma farofa grossa, com consistência de areia molhada. Acrescente a água aos poucos, até que a massa fique uniforme e não grude nas mãos. Deixe que a massa descanse na geladeira por cerca de 30 minutos. Após o descanso, pré-aqueça o forno a 190oC, abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e corte círculos do tamanho das fôrminhas de mini cupcakes - aqui em casa usei a boca de um copo. Coloque a massa nas fôrminhas, fure-as embaixo para que elas não fiquem estufadas ao assar e asse-as até que fiquem levemente douradas nas bordas. Retire do forno e reserve.

Recheio - Em uma panela, ferva o leite com as sementes da baunilha. Assim que levantar fervura, desligue o fogo. Em uma tigela, bata bem as gemas com o açúcar, até que a  mistura fique levemente pálida. Acrescente então o amido e a farinha e mexa bem. Despeje a mistura de leite e baunilha nas gemas e mexa bem. Devolva a mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo, por cerca de um minuto, ou até que o creme comece a engrossar. Retire o creme do fogo e deixe esfriar em uma tigela rasa na geladeira, coberto com papel filme para que não crie película.

Montagem - Despeje o creme já frio dentro das bases das tortinhas e enfeite com as framboesas. Achei mais bonitinho colocar só uma frutinha por tartelete.


Para beber, fiz pink lemonade e coloquei na suqueira com bastante gelo. Tinha também café e capuccino. Além disso, fiz pão de queijo e uma banoffee pie, queridinha das minhas amigas!

Aqui uma foto do chá original, em Londres!


3 comentários:

Quéroul disse...

nessas horas eu super não entendo porque é que eu não moro em Brasília...

beijos, a interesseira! <3

Dona Maria disse...

Estou maravilhada com o seu blog!!! Quero fazer tudo!!!!

Anna Catharina disse...

EeeeEEEEEEeeeeeEEEE!!!!!! Lindo, gostoso em cada detalhes e cheio de conversas :D Adorei as receitas, quem sabe animo pra tentar os scones ;)
Beijos e se anime MAIS!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...