terça-feira, 4 de março de 2014

Bolo Ópera


Esse foi um bolo que me orgulhei muito de ter preparado. Depois de ter visto no British Bakeoff já sei que estão de saco cheio hehehe sugeri para a minha avó, que faz aniversário depois de amanhã, que eu podia fazer um bolo desses pra ela, e que, além de parecer delicioso, seria um desafio técnico para eu colocar em prática. Aí ela concordou, mas disse que queria com recheio de doce de leite e chocolate. Por sorte já tinha quase tudo em casa para fazer uma versão teste do bolo. Saí para comprar as amêndoas do pão-de-ló e pronto. E não vou mentir dizendo que é super difícil, é, aliás, um bolo lindo e  bem executável. O lance é que, por algum motivo, o meu bolo, na hora de virar, grudou no papel manteiga. Foi um desastre total, tive que ir remendando de pedacinho em pedacinho. Por isso o orgulho: até achei que saiu bonito na foto, pra pedreiragem que eu estava esperando!


Bolo Ópera
adaptado daqui

Ingredientes:

Para o Xarope:

1 xíc. (chá) de água
1/2 xíc. (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Para o Bolo:

3 claras de ovo
15g de açúcar
100g de farinha de amêndoas
100g de açúcar de confeiteiro
3 ovos
30g de farinha de trigo peneirada
30g de manteiga derretida

Para o recheio e Cobertura:

400g de doce de leite - comprei pronto
100g de chocolate meio-amargo derretido, misturado com 50g de creme de leite
Chocolate derretido para decorar - usei ao leite
Chocolate branco para fazer a clave de sol

Modo de Preparo:

Xarope - Em uma panela, leve ao fogo todos os ingredientes. Deixe apurar por cerca de 5 minutos, ou até reduzir o volume e ficar uma calda não muito fina. Desligue o fogo e reserve.

Bolo - Na tigela da batedeira, batas as claras em neve. Vá juntando os 15g de açúcar até obter um marshmallow brilhoso e firme. Retire da tigela e reserve. Lave a tigela e peneire a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e os ovos e bata bem, até que dobre de tamanho. Acrescente então a farinha e bata novamente para incorporar. Retire a tigela e, com o auxílio de uma colher, vá incorporando o merengue, sem bater demais para não retirar todo o ar. Por último, adicione a manteiga. Coloque em uma assadeira pré-untada e forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 200oC até que o bolo fique levemente corado e comece a soltar das bordas da assadeira. Retire do forno e deixe esfriar.

Montagem - Vire o bolo sobre um papel manteiga - nessa parte o meu grudou todo, a parte de cima do bolo, no papel. (Li em uma receita na internet que o rapaz passou uma camada de chocolate e levou para gelar. O chocolate endureceu e ele virou e retirou as camadas do papel manteiga sem problemas). Vá montando o seu Ópera agora: corte o bolo em duas camadas. Corte-o ao meio no sentido longitudinal de forma que você obtenha dois retângulos grandes, cada um com duas camadas. Retire cuidadosamente as camadas e vá montando. Regue o bolo com o xarope, coloque uma camada de doce de leite, cubra com outra camada de bolo, regue novamente com o xarope, agora coloque a ganache de chocolate. Repita novamente a operação com o doce de leite, cubra com a última parte do bolo e, finalmente, cubra com o chocolate derretido. Leve à geladeira, sem se importar com as bordas, pois elas serão cortadas na hora do último ajuste do bolo. Quando o bolo estiver gelado, aqueça uma faca e vá cortando os lados, de forma que todas as camadas apareçam lindamente. Corte o bolo em porções individuais e decore com uma clave de sol feita em um saco de confeitar com chocolate branco.

*O vídeo da Mary Berry fazendo o bolo é ótimo!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...