Esse foi um bolo que me orgulhei muito de ter preparado. Depois de ter visto no British Bakeoff já sei que estão de saco cheio hehehe sugeri para a minha avó, que faz aniversário depois de amanhã, que eu podia fazer um bolo desses pra ela, e que, além de parecer delicioso, seria um desafio técnico para eu colocar em prática. Aí ela concordou, mas disse que queria com recheio de doce de leite e chocolate. Por sorte já tinha quase tudo em casa para fazer uma versão teste do bolo. Saí para comprar as amêndoas do pão-de-ló e pronto. E não vou mentir dizendo que é super difícil, é, aliás, um bolo lindo e bem executável. O lance é que, por algum motivo, o meu bolo, na hora de virar, grudou no papel manteiga. Foi um desastre total, tive que ir remendando de pedacinho em pedacinho. Por isso o orgulho: até achei que saiu bonito na foto, pra pedreiragem que eu estava esperando!
Bolo Ópera
adaptado daqui
Ingredientes:
Para o Xarope:
1 xíc. (chá) de água
1/2 xíc. (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
Para o Bolo:
3 claras de ovo
15g de açúcar
100g de farinha de amêndoas
100g de açúcar de confeiteiro
3 ovos
30g de farinha de trigo peneirada
30g de manteiga derretida
Para o recheio e Cobertura:
400g de doce de leite - comprei pronto
100g de chocolate meio-amargo derretido, misturado com 50g de creme de leite
Chocolate derretido para decorar - usei ao leite
Chocolate branco para fazer a clave de sol
Modo de Preparo:
Xarope - Em uma panela, leve ao fogo todos os ingredientes. Deixe apurar por cerca de 5 minutos, ou até reduzir o volume e ficar uma calda não muito fina. Desligue o fogo e reserve.
Bolo - Na tigela da batedeira, batas as claras em neve. Vá juntando os 15g de açúcar até obter um marshmallow brilhoso e firme. Retire da tigela e reserve. Lave a tigela e peneire a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e os ovos e bata bem, até que dobre de tamanho. Acrescente então a farinha e bata novamente para incorporar. Retire a tigela e, com o auxílio de uma colher, vá incorporando o merengue, sem bater demais para não retirar todo o ar. Por último, adicione a manteiga. Coloque em uma assadeira pré-untada e forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 200oC até que o bolo fique levemente corado e comece a soltar das bordas da assadeira. Retire do forno e deixe esfriar.
Montagem - Vire o bolo sobre um papel manteiga - nessa parte o meu grudou todo, a parte de cima do bolo, no papel. (Li em uma receita na internet que o rapaz passou uma camada de chocolate e levou para gelar. O chocolate endureceu e ele virou e retirou as camadas do papel manteiga sem problemas). Vá montando o seu Ópera agora: corte o bolo em duas camadas. Corte-o ao meio no sentido longitudinal de forma que você obtenha dois retângulos grandes, cada um com duas camadas. Retire cuidadosamente as camadas e vá montando. Regue o bolo com o xarope, coloque uma camada de doce de leite, cubra com outra camada de bolo, regue novamente com o xarope, agora coloque a ganache de chocolate. Repita novamente a operação com o doce de leite, cubra com a última parte do bolo e, finalmente, cubra com o chocolate derretido. Leve à geladeira, sem se importar com as bordas, pois elas serão cortadas na hora do último ajuste do bolo. Quando o bolo estiver gelado, aqueça uma faca e vá cortando os lados, de forma que todas as camadas apareçam lindamente. Corte o bolo em porções individuais e decore com uma clave de sol feita em um saco de confeitar com chocolate branco.
*O vídeo da Mary Berry fazendo o bolo é ótimo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário