terça-feira, 26 de novembro de 2013

Torta de Morango


Se tem uma sobremesa que eu adoro é torta de morango. Quando eu e o Bernardo éramos jovens - hehehe, bota anos nisso - sempre que íamos dar uma volta de tarde comprávamos uma tartelete de morango que tinha em uma confeitaria perto de casa. E eu fiquei com aquele gostinho na memória. Depois que aprendi a fazer, não parei mais. Adoro a combinação do morango com creme, que pode vir em um bolo, em uma torta ou em um mil folhas. Quando encontrei morangos orgânicos já sabia qual seria o fim deles! Essa receita fiz na pressa na semana passada, quando recebemos amigos queridos para provar a nossa massa caseira!


Torta de Morango
do Step by Step Baking

Ingredientes:

Massa:

150g de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal gelada
50g de açúcar refinado
1 gema
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Creme:

100g de açúcar refinado
25g de amido de milho
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha - usei 1 fava
400 ml de leite integral

Montagem:

3 colheres (sopa) de geleia de morango
300g de morangos orgânicos, lavados e fatiados

Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela, misture a manteiga e a farinha, até que forme uma farofa grossa. Acrescente o açúcar. Bata a gema de ovo com a baunilha e adicione à mistura de farinha. Trabalhe a massa até que fique macia e incorporada. Caso não dê o ponto, acrescente um pouco de água gelada. Enrole a massa em um plástico filme e leve à geladeira por 1 hora. Após o descanso, abra a massa com um rolo e forre uma assadeira canelada de 22 cm. Leve a massa ao forno pré-aquecido a 180oC e retire quando ficar dourada - cerca de 20 minutos. Retire do forno e reserve.

Creme - Em uma tigela, bata os ovos com o açúcar, o amido de milho e a baunilha. Em uma panela, esquente o leite até começar a borbulhar. Acrescente o leite à mistura de ovos, misture bem e devolva à panela. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que o creme engrosse - cerca de 3 minutos. Retire do fogo e leve para esfriar em uma tigela rasa, coberto com um plástico filme para não criar película.

Montagem - Passe a geleia no fundo da massa, despeje o creme por cima e arrume os morangos. Leve à geladeira para firmar e sirva gelada.

2 comentários:

Dafne Augusto disse...

Eu tb sou mega fan de torta de morango Renata. Só preciso me aperfeiçoar para que elas fiquem tão lindas como a sua kkk.

Um beijo

IVA PASSOS disse...

Muito linda!!!parabéns

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...