quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Dinner Rolls


Fiz, para a festinha de aniversário do Caio, os infalíveis cinnamon rolls que postei aqui. Mas o caso foi, que no meio de tanta confusão, muita coisa acabou não indo pra frente. Acordei às 5 da madrugada pra fazer os pães. Aparentemente coloque o leite ainda fervendo no fermento, o que fez com que a minha receita não crescesse de jeito nenhum. Já sem farinha e cheia de coisas pra preparar, fui ao mercado, comprei uma farinha 'x', pois não tinha a única que eu gosto - uma farinha orgânica que faz os pães crescerem maravilhosamente. Voltei pra casa - isso já quase 8 horas - e comecei do zero de novo. A massa cresceu, tudo certo, tudo ok. Mas acho que eu cortei os rolls muito finos, e eles acabaram ressecando no forno. Como já estavam no cardápio da festa, hehehehe, tarde demais para tirá-los. Os convidados comeram daquele jeito mesmo, tipo cinnamon cookies! Aí que passei dias procurando pela minha farinha, sem sucesso. Semana passada, quando fomos a uma lojinha de orgânicos - a mesma dos morangos - encontrei uma farinha orgânica para vender. Comprei pra ver se o resultado seria bom. Apesar de ter um pouco mais de casca do que a outra, a farinha é ótima e cresceu perfeitamente, fazendo com que esses dinner rolls ficassem fofinhos e macios, o que eu, sinceramente, duvidava quando via a foto no livro. Deliciosos!

Dinner Rolls

Ingredientes:

150ml de leite
60g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 ovos, mais uma gema para pincelar
2 colheres (chá) de sal
550g de farinha de trigo

Modo de Preparo:

Em uma panela, ferva o leite. Retire 4 colheres de sopa e deixe amornar. Junte o fermento às 4 colheres de sopa reservadas e deixe agir por 5 minutos. No restante do leite, acrescente a manteiga e o açúcar e misture bem. Em uma tigela grande, bata os ovos, a mistura de leite e o fermento dissolvido. Vá acrescentando a farinha aos poucos, até a massa desgrudar das mãos. Sove bem a massa por 5-7 minutos, até que ela fique lisa e elástica. Coloque a massa em uma tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar por aproximadamente 1 hora, ou até dobrar de tamanho. Após o descanso retire o ar da massa e divida-a em dois pedaços. Divida cada pedaço em 8 partes e faça as formas que desejar para os pãezinhos. Aqui em casa fiz tipo caracol, formato de 8 e redondinhos. Coloque os pães em uma assadeira untada e deixe-os descansar por mais 30 minutos. Pincele-os com a gema batida com 1 colher (sopa) de água. Asse em forno pré-aquecido a 220oC até que fiquem com a superfície dourada. Retire-os do forno e sirva morno.

7 comentários:

tatiane disse...

A única farinha orgânica que encontro é a Mirella, os pães crescem muito bem, mas acho que a massa fica mais úmida e difícil de trabalhar.
Nossa, um aninho já fez o Caio! Parece que foi mês passado que li a notícia da gravidez!
Beijos

Renata disse...

Tati, é essa mesmo! Eu adoro a textura dos pães com essa farinha! Eu acabo tendo que sovar um pouco mais para retirar a umidade, mas vale a pena! Os pães ficam fofíssimos!

Daqui a pouco é a Clarinha que faz um ano, vc vai ver como passa rápido!!!!!

Beijoca!

D Augusto disse...

Quando nós gostamos de uma certa marca ou ingrediente sempre torcemos o nariz para as outras neh rsrs. Os pãezinhos ficaram lindos Renata.
Beijos

Renata disse...

Augusto, o pior é quando a gente não encontra mais o danado do ingrediente pra vender.. Aí já sabe que vai dar zica.. Kkkkk! Beijo!

Gi disse...

Os pães da festa estavam divinos! Já tinha provado no piquenique... sempre bom! Estou comprando essa farinha também, mas ainda não estou com a sensibilidade tão apurada a ponto de perceber a diferença entre a outra que gosto, uma reserva especial não orgânica.

Gi disse...

Os pães da festa estavam divinos! Já tinha provado no piquenique... sempre bom! Estou comprando essa farinha também, mas ainda não estou com a sensibilidade tão apurada a ponto de perceber a diferença entre a outra que gosto, uma reserva especial não orgânica.

Renata disse...

Oi Girlane!!!! Ah menina, os de canela, hehehehe, estavam apenas comíveis com alguns goles do chocolate quente.. Kkkkkk! E sobre a farinha, eu adoro essa, a branca e a integral! Os pães ficam uma maravilha de fofinhos!

Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...