domingo, 3 de novembro de 2013

Carne de Panela


A ausência da minha empregada aliada ao tempo que tenho disponível de manhã tem me dado boas oportunidades de testar novas receitas. Não sou especialista em preparar carne. A turma aqui em casa está acostumada em alternar bifes de filé mignon com a carne moída. Pensando em preparar uma carne assada, comprei uma peça de lagarto no supermercado. Eu gosto do lagarto, apesar de achar uma carne um pouco ressecada. Resolvi que não iria assá-la, já que não vi notícia na internet de uma carne assada suculenta feita com esse corte. Decidi seguir o conselho da minha avó: marinei a carne durante a noite e, no dia seguinte, fiz na panela mesmo. O único problema foi o tempo. Como já estava quase na hora da turma chegar do almoço, resolvi, depois de duas horas cozinhando na panela, colocá-la na pressão. A carne ficou deliciosa, super macia e suculenta por dentro. Receita aprovada!


Carne de Panela
adaptada da Andrea

Ingredientes:

700g de lagarto, limpo
4 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de molho shoyu
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
Ervas a gosto (usei ervas de provence)
Sal e pimenta a gosto
3 colheres (sopa) de óleo
2 cebolas em rodelas
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Batata bolinha (opcional)

Modo de Preparo:

De noite, coloque a carne para marinar com os dentes de alho, o molho shoyu, o vinagre, as ervas, o sal e a pimenta. No dia seguinte, aqueça uma panela grande. Coloque o óleo e a carne, dourando bem todos os lados. Acrescente a cebola e continue virando bem a carne. Acrescente o líquido da marinada e cubra a carne com água. Deixe em fogo médio e vá virando a carne, para cozinhar igualmente, sempre acrescentando mais água quando necessário. Fiz isso por aproximadamente 2 horas na panela normal - mas você pode fazer tudo na pressão por uns 40 minutos. Depois das duas horas, levei a carne à panela de pressão por 30 minutos, com o molho. Abri a panela e acrescentei 400g de batata bolinha. Deixei cozinhar e apurar o molho. Caso o molho fique ralo, acrescente a farinha de trigo, misturando bem para não empelotar. Servi com uma polenta enformada e uma salada de agrião.

Um comentário:

Wagner Silva disse...

Olá Renata. Parabéns pelo seu blog! É ótimo e as suas fotos são fantásticas!

Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tuasreceitas.com.br, um site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil.

No site criamos a seção Top blogs de receitas www.tuasreceitas.com.br/top-blogs-de-receitas , um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog.
Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca.

E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros.

Você quer fazer parte desta grande família?

Também estamos no Facebook( www.facebook.com/Tuasreceitas)

Estamos à sua disposição!

Tuasreceitas.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...