quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Panettone


A vida não anda nada mansa por aqui. De novo, estou sem empregada, que, de novo, saiu de licença pra ter bebê. Não posso culpá-la, afinal, uma mãe de três belezinhas de filhotes não pode falar absolutamente nada quando a empregada aparece grávida. De novo. Agora incorporei pra mim as atividades domésticas, além das atividades de mãe e trabalhadora. Enfim, essa é a maior causa do meu sumiço, emendada com um cansaço sem fim, que me faz, a qualquer sentada, cochilar minutos a fio.

Panettone é a cara do meu irmão mais velho. Ele adorava, chegava a comer a metade de um inteiro só em uma sentada. Lembro que quando éramos pequenos, na minha casa tinha uma lata de um panettone Bauducco com a história da criação da iguaria. Eu sempre lia, porque a lata estava na mesa durante o ano inteiro, geralmente recheada de bolacha de água e sal. Aí que acordei essa semana com uma vontade imensa de comer panettone. Já avistei-os no supermercado, mas além de caros, ultimamente não têm aparecido tão gostosos quanto antes. Decidi que era a vez de fazê-los, aproveitando a sorte que ando tendo com pães ultimamente. Essa, com certeza, foi a melhor decisão. O panettone saiu quentinho, fofinho e delicioso, só um pouco baixo porque fiz meia receita em uma fôrma do tamanho da receita inteira!

Panettone
do Livro Step by Step Baking

Ingredientes:

2 colheres (chá) de fermento biológico seco
125 ml de leite morno
50g de açúcar refinado
425g de farinha de trigo
Uma pitada de sal
75g de manteiga, sem sal, derretida
2 ovos grandes, mais um para pincelar
1 e 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
175g de frutas cristalizadas e passas
Raspas de uma laranja 
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo:

Adicione o fermento ao leite morno e misture bem. Deixe descansar por cinco minutos. Enquanto isso, coloque, em uma tigela, o açúcar, a farinha e o sal em uma tigela grande. Misture, ao fermento com o leite, a manteiga, os ovos e a baunilha. Despeje a mistura líquida na mistura seca e sove por aproximadamente 10 minutos, ou até que a massa fique macia e elástica. Abra a massa e coloque as frutas e passas dentro. Incorpore bem as frutas à massa e leve a uma tigela untada com óleo. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por aproximadamente 2 horas, ou até que dobre de volume,  em um ambiente longe de correntes de ar. Após o descanso, abra a massa novamente, retirando totalmente o ar. Com papel manteiga, faça uma 'parede' em uma fôrma de 15 cm. Coloque a massa na fôrma e deixe crescer novamente por 2 horas, ou até dobrar de volume. Pincele com o ovo reservado levemente batido e leve ao forno pré-aquecido a 190oC por 40-45 minutos, ou até que o pão fique douradinho em cima. Caso fique dourado antes de assar por completo, cubra-o com papel alumínio e deixe-o no forno por mais tempo. Retire o panettone do forno, deixe descansar por 5 minutos e retire-o da fôrma. Polvilhe com açúcar de confeiteiro. 

2 comentários:

Dafne Augusto disse...

Olha eu de novo kkkk
Não tenho culpa se as suas receitas são tão lindas que tenho que comentar.
Receita anotada. Sempre quis fazer panetone (CHOCOTOOOOONE KK) adorei!!

Beijos

Beth lourenço disse...

Renata,

Já fiz essa receita duas vezes e ela foi aprovadissima. Hoje vou fazer de novo, só vou colocar um pouco mais de açúcar. Eu adaptei para a mfp e deu super certo. Eu também já fiz o pão de queijo (também coloquei na máquina de waffle e ficou ótimo, faço sempre que posso e congelo as bolinhas para assar depois). Fiz também a polenta grelhada e mais uma vez foi um sucesso.
Suas receitas são ótimas, parabéns e obrigada!

Beth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...