segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Queijinho de Cabra com Azeite


Não se deixem levar pelo tamanho da receita. Leva um pouco de tempo, mas o trabalho é mínimo. E o resultado, super charmoso. Queijinhos fofos para servir em qualquer ocasião. Eu aqui em casa servi com uma torradinha de pão integral e confesso que achei que eles não fossem emplacar, por conta do gosto diferente do leite de cabra. Mas por sorte me enganei e esses dois potinhos acabaram em um piscar de olhos. Delícia e uma ótima opção para festas!

Queijinho de Cabra com Azeite
do mesmo Comidinhas Vegetarianas, da Rita Taraborelli

Ingredientes:

1 copo de iogurte natural integral
3 litros de leite de cabra
Pimenta calabresa
Orégano seco
Sal e pimenta a gosto
Azeite de oliva

Modo de Preparo:

Ferva o leite, desligue o fogo e espere até que o leite atinja a temperatura de 45oC. Caso não tenha termômetro, coloque o dedo no leite, e, assim que conseguir ficar 10 segundos, está bom! Coloque o iogurte, mexa bem, tampe e envolva o recipiente em uma coberta ou manta. Deixe em local arejado por, no mínimo, 6 horas. Após o descanso, disponha um tecido de algodão ou voal fino em um recipiente grande e fundo, deixando as pontas do tecido para fora. Despeje o iogurte e una as pontas, formando uma trouxinha. Se necessário, utilize um barbante para amarrar. Deixe escorrer de um a três dias na geladeira, até que todo o soro tenha vertido. A trouxinha deve ficar suspensa de forma que o soro escorrido não encoste nela. Esterilize dois vidros com água fervente e deixe secar naturalmente. Descarte o soro. Tempere com sal a massa escorrida e faça bolinhas com as mãos. Envolva as bolinhas com a pimenta e o orégano e forme camadas nos vidros, cobrindo com bastante azeite. Tampe e guarde na geladeira por até duas semanas. Sirva amassado com torradas, por cima de saladas ou até como recheio.

Um comentário:

Gina disse...

Renata,
Que delícia esse queijo de cabra cheio de especiarias!
Fique de olho também monkey bread salgado. Sempre faço doce, nunca fiz na versão salgada.
Desculpe o sumiço, mas a mudança de residência está me envolvendo demais. O tempo se esvai e o cansaço muitas vezes toma conta.
Hoje resolve tirar um tempinho para as visitas.
Tenha uma ótima semana!
Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...