quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Pãezinhos de Cebola e Queijo


Estive dias com esses pãezinhos abertos em uma aba do meu computador, esperando o momento em que eu tivesse todos os ingredientes e o ingrediente mais especial - o tempo! Domingo passado decidi fazê-los e confesso que olhando a foto já me deu vontade de comer mais uns 4 deles. Delícia para um lanchinho e para receber pessoas queridas em casa! Aqui pelo menos fez o maior sucesso!


Pãezinhos de cebola e queijo
copiei e colei da Pat

Ingredientes:

1 cebola, cortada ao meio no sentido do comprimento e depois em fatias bem fininhas
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 ¾ xícaras + 1 colher (sopa) - 255g - de farinha de trigo
¾ xícara (105g) de farinha integral
1 ½ colheres (sopa) de açúcar mascavo claro – aperte-o na colher na hora de medir
2 ¼ colheres (chá) - 7g - de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de cebolinha miúda picadinha – pique e depois meça
150g de queijo fontina, ralado no ralador grosso, uso dividido
1 colher (chá) de sal
½ xícara (120ml) de leite integral + um pouquinho extra para pincelar
1/3 xícara (80ml) de água



Modo de Preparo:

Coloque a cebola e o azeite em uma panela média, leve ao fogo médio-alto e refogue, misturando ocasionalmente, até a cebola ficar macia (4-5 minutos). Retire do fogo e reserve.
Na tigela grande da batedeira, junte as farinhas, o açúcar, o fermento, a cebolinha, 50g do queijo Fontina, a cebola refogada e o sal. Aqueça o leite e a água juntos até amornar e despeje sobre os ingredientes na tigela. Usando o batedor em formato de gancho, misture a massa e sove até que fique homogênea e elástica, 4-5 minutos – ou sove na mão por cerca de 8 minutos. Transfira a massa para uma tigela grande levemente pincelada com óleo, cubra com filme plástico e deixe em um lugar morninho, livre de correntes de ar, até dobrar de volume (45 minutos a 1 hora).
Pré-aqueça o forno a 180°C; forre uma forma de 20x30cm com papel alumínio, deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”.
Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa em um retângulo de aproximadamente 20x40cm. Espalhe o queijo Fontina restante sobre a massa e enrole-a como um rocambole, formando um longo cilindro. Corte em 8 fatias iguais e coloque-as com o lado cortado virado pra cima na forma preparada, deixando 1cm de distância entre uma e outra. Cubra e deixe crescer levemente por 10-15 minutos. Pincele o topo dos pãezinhos com leite e asse até que dourem, 20-25 minutos. Sirva mornos (achei deliciosos também em temperatura ambiente).

2 comentários:

Um toque de canela disse...

Ficaram memso com um aspecto soberbo!
Bjs
Paula

Léia Silva disse...

Querida Renata
Uau, que maravilha esses pãezinhos!
Adorei o uso da farinha integral.
Bjim
Léia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...