sábado, 12 de janeiro de 2013

Monkey Bread de Batata e Cebolinha


Namorei por meses essa receita, e, embalada pelo pull-apart bread doce que fiz outro dia, decidi que, dentre das poucas coisas que ia fazer para a ceia de Natal, essa seria uma delas. Um pãozinho suculento e delicioso. Minha receita rendeu dois pães iguais aos da foto. Um foi para a ceia e o outro ficou em casa. Esquentei no dia seguinte e devoramos todinho antes mesmo do almoço!

Monkey Bread de Batata e Cebolinha
do Livro Cook: Step by Step

Ingredientes:

250g de batatas
2 e 1/2 colheres (chá) de fermento biológico granulado ou 15g de fermento biológico fresco
125g de manteiga sem sal - um pouco mais para untar a fôrma e moldar as bolinhas
1 maço de cebolinha picada
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
425g de farinha de trigo

Modo de Preparo:

Descasque as batatas, corte-as em 3 partes e leve ao fogo, cobrindo-as com água. Cozinhe até que elas fiquem macias quando espetadas com um garfo. Escorra as batatas e reserve 250ml do líquido de cozimento. Amasse-as bem, assegurando-se de que não restou nenhuma pelota de batata sem amassar. Deixe a batata e a água reservadas, até que esfriem a temperatura ambiente. Em uma tigela pequena, junte o fermento e dissolva-o em 4 colheres (sopa) de água morna. Deixe descansar por 5 minutos ou até que dissolva completamente. Derreta metade da manteiga em uma panela, acrescente a água da batata reservada e o fermento. Adicione o sal, o açúcar, a cebolinha e mexa bem, até que os ingredientes fiquem incorporados. Coloque a metade da farinha e vá mexendo com as mãos. Adicione o restante, pouco a pouco, até que a massa fique macia e levemente pegajosa. Sove a massa por aproximadamente 7 minutos, até que fique com uma textura leve e elástica. Se a massa continuar muito pegajosa, acrescente farinha na mesa na hora de abrir. Coloque a massa em uma tigela grande untada, e cubra com um pano de prato limpo. Deixe crescer em ambiente sem circulação de ar por aproximadamente 1 hora, ou até que dobre o volume. Unte uma fôrma de furo no meio - no meu caso foram duas - com manteiga e farinha. Derreta o restante da manteiga e disponha em um prato fundo. Vire a massa em uma superfície polvilhada com farinha, retire o ar, cubra e deixe descansar por mais 5 minutos. Enfarinhe as mãos e forme pequenas bolinhas - do tamanho de ovinhos de codorna, mais ou menos - e passe-as na manteiga derretida. Arrume as bolinhas lado a lado na fôrma e deixe crescer por mais 40 minutos. Leve ao forno médio-baixo, preaquecido, por 40 minutos ou até que o pão comece a dourar. Ainda quente, retire o pão da assadeira. Fica ótimo com requeijão ainda quentinho. Caso você não consuma tudo na hora, leve o pão frio ao forno e consuma quentinho. É delicioso! 

3 comentários:

Mary - Strawberrycandy disse...

Renata que óptima receita, obrigada pela partilha!
Beijinhos e Feliz 2013,
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

Um toque de canela disse...

Bom dia! Percebo bem porque é que desapareceu tão depressa... tem um aspecto muito convidativo!
Bjs
Paula

tatiane disse...

Nunca tive muita sorte com pães de batata, ficavam massudos e pesados demais, ao contrário do seu pão, que parece leve e tão fofinho! Dá pra entender porque o pão desapareceu tão rapidamente :)
beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...