domingo, 28 de agosto de 2011

Tabule


Quando eu era adolescente, estudava em uma escola que ficava perto da casa da minha avó. Na verdade, mais perto da casa dela do que da minha. Invariavelmente, saía da escola, pegava um ônibus e ia almoçar lá mais de 3 vezes por semana. Lembro que toda vez que falava pra ela que ia começar uma dieta ela fazia esse tabule pro almoço. Nesses dias, meu almoço era só tabule com pão sírio, nem a carne eu fazia questão de comer. Encontrei na feira, na semana passada, por acaso, um maço de hortelã tão bonito que comprei me lembrando dessa receita. Fiz pro almoço do domingo, comi sem o pão sírio mas relembrando os almoços dos dias de semana na casa da minha avó!

Tabule

Ingredientes:

1 xíc. de trigo para kibe, lavado
1 xíc. de água fervente
1/2 cebola
1 tomate
Hortelã a gosto
Azeite a gosto

Modo de Preparo:

Em uma tigela, coloque o trigo de molho na água fervente até que o trigo absorva toda a água. Pique as folhas de hortelã e misture com o tomate e a cebola picados. Misture tudo com o trigo e tempere com azeite e sal. Sirva com pão sírio - ou com o almoço mesmo!

5 comentários:

Kk Peixoto disse...

Hum! Adoro! Posso dar uma dica? Eu por muito me irritava com a quantidade de água que ficava no meu tabule. Secava, escorria, espremia com as mãos ou mesmo em toalha de prato limpa e nada funcionava. Aí, encontrei uma receita gringa que indicava que a quantidade de água de 1 para 1 ( ex: 1 copo de tabule, um copo de água). Assim ficou perfeito!!!

Marina Mott disse...

Que delícia! beijo!

Talita disse...

Oi, Renata. É engraçado você dizer isso, porque sempre tive em mente que tabule não é uma comidinha light... Será que é?
Em todo o caso, estou aqui morrendo de vontade de fazer uma para mim. De verdade. Tem como resistir? Eu amo.

Beijos

Renata disse...

Kk, comigo sempre acontecia isso! Até o dia que eu descobri essa santa medida!
Beijo e obrigada pela visita!

Marina, obrigada!
Beijo!

Talita, kkkkkk, agora vc me pegou! Eu sempre pensei que fosse, porque o tabule da minha avó - assim como o meu - leva pouco azeite. Mas se bem que agora tenho uma leve impressão que sei o motivo das minhas dietas daquela época não funcionarem muito bem.. Não era o chocolate, sim o tabule!!!! :P
Beijão!

Unknown disse...

Oi Renata :) Adorei seu blog, as receitas, as imagens e sua escrita simples, clara, descontraída, muito estimulante a principiantes, como eu, a se aventurarem nesse universo tão gostoso que é a culinária. Abração pra vc :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...