sábado, 21 de agosto de 2010

Sopa de Alho-Poró e Grão-de-Bico



Hoje foi um dia meio mais ou menos aqui em casa. Não acordei me sentindo muito bem, uma dor de estômago, uma moleza. Não sei se foi essa secura, mas tem dias que não tenho passado muito bem. Já estou um pouco melhor, mas sinto que preciso descansar um pouco.. A boa notícia é que, para eu melhorar, meu maravilhoso marido me ajudou a fazer essa sopinha leve e deliciosa. Tudo o que eu precisava para me sentir mais confortável nessa noite fria..

Sopa de alho-poró e grão-de-bico
daqui

2 colheres (sopa) - 28g - de manteiga sem sal
8 filetes de açafrão (não usei)
1 alho-poró grande, lavado, em fatias finas
raspas da casca de 1 limão siciliano
1 cenoura, descascada e ralada no ralo grosso
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 ¼ xícaras (540ml) de caldo de galinha
150g de grão-de-bico, colocado de molho no dia anterior e cozido em água + sal por 40 minutos ou até ficar al dente (se preferir, use grão-de-bico enlatado)
sal e pimenta do reino moída na hora

Aqueça a manteiga e o açafrão numa panela média em fogo médio. Quando a manteiga começar a espumar, junte o alho-poró e refogue até que amacie e fique transparente. Junte as raspas de limão, a cenoura e a salsinha e refogue por mais 1 minuto; acrescente o caldo e o grão-de-bico. Tempere a gosto, deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos. No finalzinho do cozimento, eu coloquei uns 100 g de macarrão, tipo capellini.

7 comentários:

Quéroul disse...

hum... a ideia me parece boa.
e nessas tijelinhas lindas, huuuuummmm.

melhoras pra vc, querida.
=***

Marly disse...

Oi, Re,

Espero que você já esteja 100% bem.
Essa sopa só tem coisa que amo, tanto que eu mesma costumo fazer uma parecida. As tigelinhas são lindas e a foto ficou bem bacana.

Um beijo e bom dia.

Quéroul disse...

cara... que uó. escrevi tigelinha com J.
que burra!

Gina disse...

Renata,
Isso me fez lembrar uma sopa que a sogra costumava fazer com grão-de-bico, que maravilha!
Ando colocando alho-poró em tudo, simplesmente fica bom demais.
Com o marido ajudando na cozinha, logo você estará boa.
Bjs.

Patricia Scarpin disse...

ô, Rê! Espero que você esteja melhor!
Adorei ver a sopinha aqui.
Beijos!

tatiane disse...

Rê, esse tempo seco é o terror, imagino aí em Brasília como deve ser... Nada como uma sopinha para ajudar a fica bem.
Melhoras, querida!
beijos

Stefânia Barreto Tissot disse...

Oi Re!
Tá melhor? Espero que sim...

Que linda sopinha...acho que vou testar amanhã.

Beijocas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...