quinta-feira, 5 de maio de 2016

Waffle Liège


Eu vou falar aqui, mas não sei se vocês vão acreditar. Essa é a MELHOR receita que saiu da minha cozinha nos últimos tempos. Preparei uma receita esperando que o pessoal fosse comer moderadamente. Somos 5 pessoas em casa, saíram 16 waffles da máquina. Pensei que comeríamos uns 8, no máximo 10, e eu teria alguns para congelar e guardar para comer no próximo final de semana. Mas me enganei. Comemos todos os waffles, e, se tivesse feito 40, teríamos comido todos eles. Esses bocadinhos de delícia são basicamente brioches feitos na máquina de waffle, com a adição linda e perfeita de pequenas pepitas de açúcar, sendo que uma parte carameliza e deixa crocante por fora e a outra parte se mantém inteirinha por dentro do pãozinho. Embora suje um pouquinho a máquina de waffle - tive que limpar a minha duas vezes para retirar o açúcar queimado - faria toda semana. O Bernardo já disse que, da próxima vez, posso triplicar a receita - com a esperança de que sobre um pouco para congelar!

Waffle Liège

Ingredientes:

1/2 xíc. (chá) de leite integral
1/4 xíc. (chá) de água
2 colheres (sopa) de açúcar
2 e 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
2 ovos
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
3 e 2/3 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
200g de manteiga, em temperatura ambiente
1 e 1/3 xíc. (chá) de pérolas de açúcar*

Modo de Preparo:

Em uma tigela, aqueça o leite e a água somente até que fique morno. Despeje a mistura na tigela da batedeira e junte o açúcar e o fermento. Misture bem e deixe agir por cerca de 5 minutos, até que a mistura pareça espumosa. Coloque o batedor de gancho na batedeira, acrescente os ovos, a baunilha e 1 xícara de farinha de trigo. Bata bem. Adicione o sal e vá adicionando a manteiga, de colherada em colherada, até que a massa fique homogênea. Acrescente, então, o restante da farinha e bata a massa por mais 5 minutos, até que ela fique brilhante e flexível. Faça uma bola com a massa e coloque em uma tigela untada com óleo. Cubra com plástico filme e deixe descansar em temperatura ambiente até dobrar de volume, cerca de 2 horas. Após o descanso, retire o ar da massa e forme novamente uma bola. Devolva para a tigela, cubra com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 6 horas. Retire a massa da geladeira, volte à tigela da batedeira e incorpore as pérolas de açúcar. Divida a massa em 16 partes e coloque os pedaços para assar na máquina de waffle, previamente aquecida, sem untar. Sirva morno com frutas frescas.

*Não encontrei para vender as pérolas de açúcar; peguei a mesma medida em torrões de açúcar e cortei-os em 8 partes, de forma que ficassem com aparência de pequenas pepitas. Usei como pedido na receita.

Um comentário:

Receitas para a Felicidade disse...

Que delicia Renata, levo a receita se me permite.
Beijo e bom fim de semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...