terça-feira, 10 de maio de 2016

Bolinhos Yorkshire de Maçã com Caramelo


Não tem nada que me dê mais vontade de voltar pra Inglaterra do que ver os programas de lá. As paisagens, as comidas, o sotaque, enfim, aquilo me leva de volta na mesma hora praquela terrinha de onde eu nunca deveria ter saído. Por isso eu sempre vejo os mesmos programas repetidos. E um dos meus favoritos, além do Bakeoff, é o dos Baker Brothers Tom e Henry. Sempre assisto, e já conheço de cor as receitas e os programas. Em um deles, eles estavam criando uma receita para um café, e criaram esses bolinhos Yorkshire - que lá eles chamam de Yorkshire puddings - que tem uma consistência de lembra um pouco um clafoutis - bem molhadinho e macio, e que, na receita deles, é servido com maçãs carameladas por baixo e uma camada de caramelo por cima. Eu, que adoro os bolinhos, me rendi a essa receita deliciosa. As maçãs embaixo ficam perfeitas, bem macias e docinhas. O bolinho é macio, e o caramelo é amanteigado e delicioso. Aqui em casa servi com creme batido, mas imagino que deva ficar delicioso com uma bola de sorvete de creme, por cima do bolinho quentinho!


Bolinhos Yorkshire de Maçã com Caramelo

Ingredientes:

Bolinhos

2 ovos
200ml de leite
115g de farinha de trigo
Sementes da fava de 1 baunilha
Raspas de 1 laranja
4 maçãs, cortadas em oito gomos
25g de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
Manteiga e açúcar para untar


Caramelo

50g de manteiga
50g de açúcar
50g de açúcar mascavo
100ml de creme de leite
Sorvete ou creme batido, para servir

Modo de Preparo:

Bolinhos - Preaqueça o forno a 230oC. Em uma tigela, misture os ovos, o leite, a farinha, a baunilha e as raspas de laranja. Misture bem com um fouet até que a massa esteja lisa. Deixe descansar por 15 minutos. Em uma frigideira, derreta a manteiga. Junte as maçãs, o açúcar e 2 colheres (sopa) de água. Deixe cozinhar até que as maçãs fiquem macias e douradas. Reserve. Unte 12 forminhas grandes de cupcake com a manteiga e polvilhe com açúcar. Divida as fatias de maçã nas formas. Leve somente as forminhas com a maçã - sem a massa - ao forno preaquecido por 3 minutos. Retire do forno, despeje a massa até encher cerca de metade da forminha e volte ao forno por 10 minutos, ou até que os bolinhos fiquem dourados e cozidos. Retire do forno e reserve.

Caramelo - Leve ao fogo a manteiga, o açúcar e o açúcar mascavo. Misture bem até que os açúcares se dissolvam e a calda comece a borbulhar. Baixe o fogo, junte o creme de leite e mexa bem. Reserve.

Montagem - Cuidadosamente desenforme os bolinhos. Sirva-os mornos com creme batido e a calda de caramelo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...