sábado, 25 de maio de 2013

Strudel de Maçã (Apfelstrudel)


Confesso que só experimentei strudel uma vez, quando, há muitos anos, fomos em uma padaria alemã perto de casa. Dali pra cá nunca mais fomos lá, nem eu comi nada parecido. Aí me deu vontade de preparar um strudel de maçã um dia desses, e o resultado foi essa tortinha deliciosa, muito parecida com a do alemão da padaria!

Strudel de Maçã (Apfelstrudel)

Ingredientes:

Massa

3 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 ovo
1/4 de xíc. (chá) de manteiga sem sal amolecida
1/2 colher (chá) de sal
1 xíc. (chá) de água gelada
Óleo vegetal
Farinha para polvilhar

Recheio

3/4 de farelo de pão
1/4 xíc. (chá) de manteiga sem sal derretida
750g de maçã picada, sem casca e sem semente
1/3 xíc. (chá) de açúcar cristal
3/4 xíc. (chá) de uva-passa escura
2 colheres (chá) de canela em pó
140g de manteiga sem sal gelada em cubos

Modo de Preparo:

Massa - Na tigela da batedeira, coloque a farinha, o ovo, a manteiga amolecida e o sal. Misture a massa com o gancho e adicione água gelada suficiente para formar uma massa macia. Trabalhe a massa até que ela fique lisa e elástica, cerca de 5 minutos. Forme uma bola com a massa e coloque em uma tigela untada com óleo. (Li nos comentários da receita e fiz assim: aqueci bem uma panela vazia e coloquei por cima da tigela com a minha massa). Cubra e deixe descansar por 1 hora. 

Recheio - Misture a maçã, o açúcar, as passas, a canela, a manteiga gelada e metade do farelo de pão.

Montagem - Cubra uma superfície de aproximadamente 1metro quadrado com uma toalha de mesa limpa. Polvilhe a toalha com farinha de trigo e coloque a massa em cima da toalha. Com um rolo de massa, forme um retângulo fino de massa. Depois de bem esticada com o rolo, comece a esticá-la com as mãos, gentilmente para não quebrar a massa. O comprimento ideal para essa quantidade de massa é de 1,00m por 0,70m. Deixe a massa relaxar na bancada por alguns minutos antes de enrolá-la. Corte as beiradas mais grossas e despeje o recheio em uma das pontas do strudel, acrescentando o restante do farelo de pão. Pincele o restante da massa com bastante manteiga derretida e enrole-o com o auxílio da toalha de mesa, como um rocambole. Coloque o strudel em uma forma forrada com papel-manteiga, em formato de U. Pincele a parte de cima da massa com a manteiga restante. Asse em forno pré-aquecido a 180oC por aproximadamente 35 minutos. Sirva morno ou em temperatura ambiente.

Um comentário:

Executiva de Panela disse...

Oi Renata! Apfelstrudel é das minhas 'sobremesas' favoritas. Se bem preparado fica delicioso. Seu strudel parece ótimo, está com a textura correta: massa bem fininha. Parabéns! Beijos, Paula

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...