terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Bolo de Nozes e Feliz Natal!


E aí, como foram de ceia de Natal? Espero que bem! Hoje passei bem rapidinho, só pra deixar a receita do bolo de nozes da minha mãe, bolo que fazia parte do repertório minúsculo de comidinhas que ela fazia. Muito gostoso, pedaçudo de nozes e bem molhadinho. Ia fazer junto com a baba de moça, que não deu certo. Aí cobri com uma calda de açúcar de confeiteiro, que ficou fina demais, e finalmente com uma polvilhada do mesmo açúcar. Aí deu certo!

Bolo de Nozes

Ingredientes:

4 ovos grandes
2 xícaras (chá) de açúcar
170g de margarina
2 xícaras (chá) de nozes trituradas
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 xícaras (chá) cheias de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) cheia de fermento em pó

Modo de Preparo:

Bata as claras em ponto de neve e reserve. Na tigela da batedeira, coloque o açúcar, a manteiga e as gemas. Bata bem até que a mistura vire um creme branco. Acrescente o leite, as nozes, a farinha de trigo, o amido de milho, o chocolate em pó e bata bem. Desligue a batedeira e adicione o fermento e as claras, misturando delicadamente até que incorpore bem. Asse em forno pré-aquecido a 180oC por aproximadamente 40 minutos, ou até que, quando inserido um palito no centro do bolo ele saia limpo.

* Essa receita rendeu dois bolos na minha fôrma de bolo inglês.

2 comentários:

Um toque de canela disse...

Um bolinho muito apetitoso!
Boas festas e um beijinho!
Paula

Anônimo disse...

Este bolo está muito bonito. De fato, o açucar de confeiteiro dá um toque diferente na decoração dos bolos e massas doces. Sempre achei bonito o efeito "neve" deste açucar. Feliz 2013! Paula

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...