domingo, 19 de agosto de 2012

Rosca Doce


Minha máquina de pão quebrou. Por isso não faço pão já há bastante tempo, ando com muita preguiça de sovar massa. Na máquina era tudo mais fácil, só colocar os ingredientes, esperar e pronto. Agora o papo é outro. Sovar, esperar crescer, criar um ambiente sem vento, enfim, mais alguns fatores que me dão certa preguiça de pensar. Mas não essa semana. Estava com uma super vontade de fazer um pão doce. Fui atrás de uma receita na internet e achei essa, muito rápida e muito gostosa!

Rosca Doce
daqui


Ingredientes:

3 ovos
3 colheres de sopa de margarina
1 colher (chá) de sal
250 ml de leite morno
30 g de fermento fresco - usei 10g de fermento seco
5 colheres (sopa) de açúcar
700 g de farinha de trigo
Manteiga e açúcar para o recheio
1 gema de ovo
2 colheres (sopa) de leite

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador os seis primeiros ingredientes por 1 minuto. Despeje em uma tigela grande e adicione a farinha de trigo aos poucos, sovando bem a massa, até obter uma massa lisa e macia (Fiz todo o processo de sova na batedeira, usando o batedor de gancho). Deixe crescer até dobrar de volume. Abra a massa em espessura fina como se fosse para pizza. Polvilhe a massa aberta com manteiga e açúcar e enrole como se fosse um rocambole. Corte fatias e coloque na forma, um perto do outro. Deixe crescer novamente até dobrar de volume, pincele com a gema de ovo misturada com leite e leve para assar por aproximadamente 35 minutos em forno médio ou até ficarem dourados.

PS: O meu pão não ficou muito doce. Quem gostar mais doce, pode banhá-lo em uma calda com leite condensado, leite e talvez um coco ralado. =D

5 comentários:

Quéroul disse...

já é a segunda pessoa proprietária de máquina de pão que diz que a dita quebrou-se.
uma máquina dessa era meu sonho de consumo 2, mas eu ando pensando, viu... é caro e quebrante? posso com isso não.

cara de fofinha essa rosquinha. :)

Dafne Augusto disse...

Que triste, sua MFP quebrou?? Fazer pão é muito gostoso, mas tem que estar disposto a enfrentar a batalha rsrs. Os seus pãozinhos ficaram lindos, mas eu ia me render a calda de de leite condensado com certeza rsrsrs.
Um beijo

Érica disse...

Uma pena que sua máquina tenha quebrado. Uso bastante a minha, mas também gosto muito de trabalhar com a massa, então em casa altero, vez faço na máquina outra na mão mesmo. Adorei a receitinha dos pães, ficaram lindos e tenho certeza que deliciosos.
bjs

Anônimo disse...

Oi Renata! Você trocou a foto do perfil... está tão diferente da outra. Ambas bonitas, claro! Sua rosca ficou um charme! Gostei! Então você recomenda máquina de fazer pão? Sempre quis comprar uma mas li que não é tão eficiente assim. O que você acha? Aproveitando: estou sorteando uma lembrancinha da minha viagem de férias lá no blog. Se tiver um tempinho, passa lá para participar. Um beijo, Paula

Renata disse...

Quéroul, na verdade é a segunda vez que quebra.. Confesso que não vou atrás de conserto, deixa pra lá. Vou usando a batedeira até ter condições, kkkk!
Beijo!

Augusto, eu me renderia facilmente, não fosse por não ter o leite condensado em casa!! :P
Beijo!

Érica, não tenho a menor paciência de sovar pão! A partir de agora é tudo na batedeira!!!
Beijos!

Paula, obrigada!!! :) Bom, vou te contar a minha experiência com a máquina: ganhei ela já usada - e quebrada - da minha avó. Mandei pro conserto e usei ela por quase dois anos. Geralmente eu usava só pra bater a massa mesmo. Você coloca todos os ingredientes - de qualquer receita de pão - e deixa lá, sovando e crescendo por 1 hora e meia. Depois, tira a massa e faz a forma que quiser. Raramente eu fazia o pão com a forma da maquina mesmo. Achava meio gigante demais, não era um sanduba muito normal, mas mesmo assim as receitas do livrinho eram muito gostosas, não tinha erro. Na verdade eu gosto da máquina. Até compraria outra, se estivesse precisando. Mas se você tem uma boa batedeira, acho que não é o caso. Agora bato a massa na batedeira, fecho as janelas, deixo o forno ligado por um tempinho e nem preciso colocar tanto assim a mão na massa! Mas acho que se vc vai trabalhar com muito pão, ou no caso de querer aquele pão quentinho quando acorda, ela é uma opção certeira!

E tô passando no blog pra ver seu sorteio!

Beijão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...