quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pizza Caseira


 Muitos anos atrás, quando eu ainda morava na casa dos meus pais, resolvi me aventurar e fazer uma pizza para um jantar com uns amigos. Peguei uma receita do Jamie Oliver que tinha tudo para dar certo. Deixei a massa crescer o dia inteiro, maior frescura. Na hora que saiu a primeira pizza, bateu o desespero: a massa era fermento puro, só tinha gosto de álcool (eu sei, nada a ver, mas era o gosto mesmo!). Aí desisti. Nunca mais tentei nenhuma receita. Isso até ganhar minha super batedeira. Depois do pão, resolvi testar uma receita de pizza. Muito boa, linda e muito fácil. A foto, de novo, não está das melhores porque eu, como pizzaiola profissional, fabriquei uma pizza, hmm, digamos, sem qualquer forma!

Pizza Caseira

Ingredientes:

1 1/2 xícara de água morna
1 envelope de fermento biológico seco
3 1/2 xícaras de farinha de trigo (usei a metade integral)
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de sal
1 colher (chá) de açúcar

Modo de Preparo:

Na tigela da batedeira, dissolva o fermento na água quente. Ajuste a pá de bater massas pesadas e acrescente os demais ingredientes. Bata por aproximadamente 10 minutos em velocidade baixa, até que a mistura se torne uma massa elástica e uniforme. Deixe a massa descansar por pelo menos 1 hora e meia em um local abafado, tempo suficiente para que ela dobre de tamanho. Trabalhe a massa e faça um disco. Asse em forno médio por aproximadamente 20 minutos. Retire a massa do forno e recheie a gosto.

Recheio:

Margherita:

1 sachê de molho de tomate
200g de mussarela ralada
3 tomates fatiados
Manjericão
Orégano
Queijo parmesão

Banana:

200g de mussarela ralada
3 bananas fatiadas
Açúcar e canela

7 comentários:

tatiane disse...

Re, nunca gostei de fazer pizza no braço (amo sovar pão, mas pizza não rola). Aí quando comprei uma planetária resolvi fazer a massa nela, joguei toda a farinha de uma vez, a massa ficou muito seca, parecia bolacha água e sal. Achei uma receita do Emeril, própria para batedeira, a massa fica bem macia, do jeito que eu gosto. Mas ainda não testei com farinha integral, deve ficar muito bom!
beijos

Camila disse...

Eu sempre fico com um pé atrás em relação a receitas de chefs. Eles não querem entregar o ouro e a dão pela metade. Receita errada é muito frustrante.

Andréia disse...

Renata, você advinhou o meu pensamento..esses dias falei para o marido que tínhamos que fazer uma pizza caseira em casa e chamar os amigos! Vendo o seu post me pareceu super tranquilo fazer a massa e o recheio é só colocar a criatividade em ação, né?!
Também adoro pizza de banana, com bola de sorte então..nhum..
bjoka

Quéroul disse...

massa de pizza tá na lista das coisas que ainda quero fazer.
mas dá preguicinha, às vezes...

que pizza lindona a sua. dá um pedaço?
=***

Marly disse...

Oi, Re,

Gostei da imagem da pizza, parece muito saborosa. Eu tenho uma receita de pizza que leva 1 Kg de farinha e rende 8/12 pizzas, dependendo do tamanho. Ela é muito boa e me veio agora até a inspiração para publicá-la, rsrs.

Beijão, boa tarde e boa semana!

angela disse...

faço sempre pizza em casa. esta sua ficou linda.bjs

Mulher na Polícia disse...

A criançada deve fazer uma festa quando tem pizza, né?

Beijos, querida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...