terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Bolinhos de Atum Assados



Todos os dias eu tento postar aqui, mas sempre acontece algo que me não me deixa sentar na cadeira do computador. E assim foi o resto da semana e o final de semana. Mas hoje não tem quem me tire daqui, só vou sair depois que deixar registrada essa receita deliciosa da Tati. Fiz esses bolinhos para o aniversário do Marcelo, porque meu avô não come nada que tenha frango, e eu já estava fazendo uns muffins que levavam frango. Aí pesquisei por aqui e encontrei essa receita maravilhosa e super fácil! Vale muito a pena fazer, ainda mais que são pouquíssimos ingredientes, e rende bastante! Aprovado pelo vovô!!!

Bolinhos de Atum Assados

Ingredientes:

2 batatas médias cozidas e amassadas
1 lata de atum escorrido (usei em óleo)
4 azeitonas sem caroço picadas (não coloquei)
1/4 de cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo
1 colher de azeite
Sal

Modo de Preparo:

Misture tudo e faça bolinhas com essa massa. Faça meio achatadinha para que a superfície de contato seja maior e crie aquela "casquinhas" douradinha. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos, virando na metade do tempo.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Filé de Frango com Molho de Mostarda



Bom, a confusão aqui anda a mil por hora.. É muita coisa para ser feita e pouca disposição para fazê-las. Mas passei hoje rapidinho para postar uma receita que eu já deveria ter feito há muito tempo. Acontece que eu sempre (sempre mesmo!) tenho iogurte natural na geladeira. Sempre estou tentando achar uma receita que preste para usá-lo, mas quase nunca consigo. Finalmente, em um dia de tédio culinário total, consegui achar uma receita que ficou boa, muito boa. É muito simples e faz a maior diferença! Depois volto com mais calma!

Filé de Frango com Molho de Mostarda

Ingredientes:

5 bifes de filé de frango, devidamente temperados com alho e sal
1 pote de iogurte natural (usei o desnatado)
3 colheres de sopa de mostarda amarela
1 colher de café de molho inglês
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Frite os bifes de frango em uma colher de sopa de margarina e reserve. Em uma tigela, coloque o iogurte natural, a mostarda, o molho inglês e o sal. Leve ao micro-ondas por aproximadamente 30 segundos e regue os bifes com o molho. Decore com cebolinha e sirva com uma saladinha de abobrinha e cenoura refogados.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Bolo do Marcelo



Antes de ontem foi o aniversário do meu príncipe mais novo, o Marcelo. Ele agora anda vidrado no tema dos Carros. Não é muito falador, mas o 'carro' é uma palavra repetida diariamente. Queria fazer, eu  mesma, um bolinho para ele. Quer dizer, eu mesma não, eu e meu marido, o confeiteiro jeitoso profissional aqui em casa! Não fizemos festa nem nada - meus pais e meus sogros estão viajando - portanto fizemos só o bolo e umas coisinhas aqui para meus avós e meu cunhado, só mesmo pra data não passar em branco. A receita do bolo peguei do blog da queridíssima Marly, cheio de gostosuras! A foto não ficou assim, uma maravilha, mas dá pra ter uma ideia do que fizemos. E foi assim que comemoramos os 2 anos do nosso pequeno!!



Bolo de Festa

Massa

Ingredientes:

6 ovos
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo com fermento (se usar farinha sem fermento, acrescente à receita 1 colher de sopa de fermento em pó)
200 ml de água
100 ml de óleo

Modo de Preparo:

Bata as claras em neve firme, sem parar de bater coloque as gemas, bata e acrescente o açúcar e bata até ficar um creme fofo. Ferva a água com o óleo, despeje-os ainda ferventes sobre a mistura e bata rapidamente (bati 5 segundos). Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo mexendo delicadamente com um batedor de mão (fouet). Asse em forma untada e enfarinhada e em forno médio, até que passe no teste do palito.

*Como eu usei duas fôrmas de  20 cm de diâmetro, fiz uma receita dessa inteira e dividi na metade, colocando meia xícara de chocolate em pó em um dos bolos.

Montagem:

Para o recheio, usei moça fiesta (estava com medo de errar o ponto do brigadeiro) de brigadeiro e de beijinho. Com o bolo já pronto, cobrimos com uma camada de chantili para nivelar e levamos ao freezer enquanto abríamos a pasta americana. Meu marido fez então a pista, a bandeira e a cobertura vermelha, depois colocamos um carrinho de verdade para ficar mais bonito!!!

PS: Tivemos um problema com o glacê real na hora de fazer a grama, ficaram algumas pelotinhas do açúcar de confeiteiro que acabaram furando o bico do saquinho com um furo mais grosso! Aí ficou um poudo diferente do que queríamos!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Costelinha de Porco com Molho Barbecue



Essa receita passou direto na frente de todas as outras que eu tinha para postar. Eu não gostava muito de costelinha até o domingo passado. Meu marido ama o prato, e sempre que vamos a esses restaurantes americanos/canadenses ele sempre pede a costelinha. Sempre. Então decidi tentar fazê-lo em casa. Já havia tentado, porém há muitos anos, e o resultado não foi bem o esperado. A costelinha tinha ficado dura e sem gosto, terrível. Mas dessa vez deu certo. Chamamos nossos queridos amigos Bill e Jú para comer e, no final, todos ficaram lambendo os dedos. Realmente dessa vez ficou parecida com a do restaurante. O Bruno disse que essa agora é a comida preferida dele! Para quem gosta, faça. É realmente muito gostoso! E com a batata assada então, peeeense numa delícia!

Costelinha de Porco com Molho Barbecue

Ingredientes:

2 kg de costelinha de porco
2 garrafas de molho barbecue
Azeite
Sal

Modo de Preparo:

Tempere a costelinha no dia anterior com azeite e sal e deixe marinando. No dia seguinte, ferva a costelinha por mais ou menos 10 minutos. Arrume em uma assadeira e regue com uma garrafa de molho. Envolva as costelinhas em papel alumínio e leve ao forno em temperatura baixa por mais ou menos 2 horas e meia e vá regando com a outra garrafa de molho. Retire do forno e sirva com a batata assada.

Batata Assada

Ingredientes:

5 batatas grandes
Azeite para besuntar
Queijo cheddar
Queijo mussarela
Bacon picado
Cebolinha
Sour Cream (1 lata de creme de leite + sumo de 1 limão)

Modo de Preparo:

Lave muito bem as batatas e fure-as com um garfo. Besunte com azeite e leve ao microondas em potência alta por 7 minutos. Assim que estiverem cozidas, corte-as com uma faca, bem no meio da batata. Faça um corte raso para não rasgar a batata e vá recheando, na ordem, com mussarela, cheddar, bacon, sour cream e cebolinha. Delíííííííícia demais!!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

No-Bake Cheesecake



Hoje vou postar a receita que havia prometido há algum tempo - a do cheesecake que não precisa ir ao forno. É bem simples de ser feito, mas difere um pouco de gosto do cheesecake normal, além sa consistência não ser a mesma. Lembra bastante a torta alemã, por causa do creme de leite batido ao ponto de chantili. Eu, sinceramente, elegeria esse o meu cheesecake preferido, ainda mais com uma geléia caseira de morango.. Hmmm!! Quero também agradecer a minha querida amiga Fabi, que, como sempre, me enche de mimos com os seus selinhos! Queridona, muito obrigada por todo o carinho! E pode voltar com suas receitinhas, você anda muito sumida!!

No-Bake Cheesecake

Ingredientes

Base:

1 pacote de biscoito maisena triturado
1/4 xíc de manteiga amolecida

Recheio:

300g de cream cheese
1 xíc de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 xíc de creme de leite fresco, batido em ponto de chantili
Geléia de fruta a gosto

Modo de Preparo:

Base: Faça uma mistura com os farelos de biscoito e a margarina em uma tigela até que fiquem bem incorporado. Forre o fundo de uma fôrma de fundo removível e leve à geladeira.

Recheio: Na batedeira, bata o cream cheese, o açúcar e a baunilha até que fique homogêneo. Bata o creme de leite fresco em ponto de chantili e junte ao creme de cream cheese, batendo bem. Despeje o creme na assadeira com a base e leve à geladeira por 2 ou 3 horas, até que fique firme. Sirva com a geléia de sua preferência.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Farofa de Banana e Filé com Manteiga de Ervas



Felizmente toda a falta de tempo passou - pelo menos por enquanto. Estou com alguns planos novos, espero que tudo dê certo. Hoje vou postar uma receita que há tempos tinha vontade de fazer, mas nunca tinha tido a oportunidade. Comprei um cacho enorme de bananas para fazer o post passado. Acontece que as bananas já estavam amadurecendo e o bolo já havia sido feito. Fui então atrás dessa receita de farofa, que todos aqui em casa adoram! Acabei não achando e fiz no olho mesmo, assim como minha manteiga de ervas caseira. No final deu tudo certo, improvisado porém muito bom!

Farofa de Banana

Ingredientes:

1 banana nanica cortada em rodelas
3 colheres (sopa de manteiga)
1 e 1/2 xícara de farinha de mandioca (eu uso a amarela)
2 colheres (sopa) de cebola picada
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela ou frigideira funda, aqueça a manteiga e junte a cebola, até que fique macia e transparente. Coloque o sal (não muito, a farofa não deve ficar muito salgada) e vá adicionando a farinha gradativamente, mexendo sempre. Após adicionada a farinha, junte as rodelas de bananas e misture delicadamente para que não quebrem nem amassem.

PS: O segredo de uma farofa úmida é a quantidade de manteiga. Quanto mais, melhor!

Filé com Manteiga de Ervas

Ingredientes:

Ervas frescas diversas (eu usei manjericão, sálvia e tomilho)
2 colheres (sopa) de manteiga
8 bifes de filé mignon
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Lave as ervas e rasgue com as mãos. Adicione a manteiga em temperatura ambiente e misture bem. Passe sobre os filés, junto com o sal e frite-os imediatamente.

PS: O sabor das ervas é bem sutil e combina muito bem com a farofa. Pode ser usado qualquer tipo de erva fresca.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Mousse de Chocolate



Hoje passei rapidíssimo só para deixar essa receita. Não tem como não amar essa mousse. É aerada, chocolática e maravilhosa! Todo mundo que prova ama, realmente não tem igual! Estou bem atarefada por aqui esses dias - o que não deixa de ser um bom sinal - por isso não estou tendo tempo de passar aqui tanto quanto gostaria!

Mousse de Chocolate

3 ovos
200g de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite

Modo de Preparo:

Bata as gemas até dobrarem de volume. Junte o açúcar e continue batendo. Derreta o chocolate e acrescente à gemada. Junte o creme de leite batendo sempre. Por fim, as claras em neve (bem batidas mesmo) misturando rapidamente na batedeira. Adicione, se quiser, licor de cacau para dar um gostinho suave (pode ser 3 ou 4 colheres de sopa).Leve à geladeira e sirva-se deliciando o melhor mousse e mais simples de fazer.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Risoto de Funghi



Eu não gostava de risoto. Não sei porquê, mas era o tipo de comida que francamente embrulhava meu estômago. Não sei se era porque sempre que tinha risoto era aquele arroz de forno ou aquela mistura bem empapada, mas o certo era que eu não tinha paciência para experimentá-lo. Eis que minha querida tia e madrinha aprendeu a fazê-lo. Fizemos um almoço de dia das mães cujo carro chefe foi o risoto. Tinha de funghi e de alho-poró. E não é que me apaixonei?! Agora sou uma apreciadora de risotos em potencial, adoro todos que experimento. Pela primeira vez fiz um, o de funghi, inspirada por um delicioso que comi em um restaurante no último final de semana. A receita é super básica e uma delícia! Acertei de primeira!

Risoto de Funghi

Ingredientes:

2 xícaras de chá de arroz arbóreo (próprio para risotos)
20g de funghi seco picado
1 xícara de chá de vinho branco
½ cebola picada
4 colheres de sopa de manteiga
1 ½ litro de caldo de galinha ou carne
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Ponha o funghi em uma tigela com água morna. Deixe de molho por 30 minutos para amolecer. Em uma panela, coloque o caldo e leve ao fogo. Espere ferver, abaixe o fogo e reserve-o. Em outra panela, coloque duas colheres de manteiga e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, acrescente a cebola e mexa bem até que ela fique transparente. Coloque o funghi na panela e refogue por 1 minuto. Acrescente o arroz à panela e misture por 2 minutos em fogo alto. Junte o vinho e mexa bem até evaporar. Ponha 1/3 do caldo reservado na panela do arroz e misture bem até que o caldo seja absorvido. Repita a operação com o restante do caldo. Quando estiver com a consistência de risoto, ou seja, úmido e com o arroz al dente, desligue o fogo e ponha o restante da manteiga. Acrescente o parmesão, misture bem e sirva ainda quente.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Bolo de Banana Super Úmido



E aí, como foram de ano novo? Por aqui tudo ótimo, 2010 está aí e vamos aproveitar! A receita de hoje veio do restaurante que fica aqui embaixo do meu prédio. Toda vez que vamos lá almoçar, sempre que tem esse bolo meu marido vem falando dele pra casa. A dona do restaurante, nossa amiga, fez questão de nos dar a receita. E, sem delongas, fiz o tão querido bolo. As crianças adoraram e, até minha mãe que não come doce, disse que estava delicioso. O bolo, como diz o título, é super úmido e maravilhoso. Bananístico para abrirmos o ano novo com tudo!!

Bolo de Banana

Ingredientes:

4 bananas grandes (usei nanica)
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de rosca
Raspas de 1 limão
4 ovos
1/2 xícara de óleo
1 colher de sopa de fermento
Canela a gosto

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador os ovos, as bananas, o óleo, o açúcar e o limão. Despeje a mistura em uma tigela e junte a farinha de rosca, o fermento e a canela. Despeje a massa em um tabuleiro untado com margarina, açúcar e canela e leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 35 minutos, ou até que passe no teste do palito.