sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Sorvete "Chocomenta"


Há algumas semanas fomos jantar no shopping com as crianças. Aí deixamos liberado o sorvete da sobremesa. Marcelo pediu um de menta com chocolate e eu, azarando a pobre criança, disse que era ruim, lembrando que, muitos anos atrás, tinha comido um sorvete muito mequetrefe e gorduroso desse sabor. Mas ele pediu mesmo assim. Aí eu decidi pegar um pouco pra ver se esse poderia ser melhor. E fui surpreendida pelo sabor delicioso da menta e do chocolate que derretia na boca. Desde então fiquei com esse sorvete na cabeça, matutando como eu poderia fazer a minha própria versão caseira do quitute. Procurei no livro que tenho em casa, mas o sorvete levava 5 gemas. E vocês me conhecem, 5 gemas acho um exagero para um pote de sorvete. Coincidentemente, a Ana Elisa postou no blog esses dias uma receita da sobremesa. E sem ovos! Pronto! Comprei o creme de leite fresco e estou me deliciando nesse exato momento com uma taça glamurosa dessa delícia caseira! Ótimo para aplacara esse calor horrível que anda fazendo por aqui!

Sorvete "Chocomenta"
da Ana

Ingredientes: 

2 xic. leite integral
1/2 xic. açúcar
Cerca de 16 folhas de menta ou hortelã 
1 xic. creme de leite fresco
100g chocolate amargo picado ou em gotas/callets

Modo de Preparo:

Coloque o leite e o açúcar numa panela e leve ao fogo. Quando o açúcar tiver dissolvido e o leite começando a entrar em ebulição, desligue e junte as folhas de menta ou hortelã. Deixe em infusão até que esfrie e leve à geladeira por pelo menos quatro horas, melhor ainda se for durante a noite. Retire as folhas de menta com uma escumadeira ou peneira e descarte. Junte o creme de leite e misture com um fouet, sem bater muito, para que o sorvete não fique com gosto de manteiga.  Despeje na sorveteira e siga as instruções do fabricante. (Alternativamente, coloque numa travessa rasa e congele. Depois de 1 hora, bata vigorosamente e volte para o freezer. Repita o processo mais duas vezes e deixe o sorvete congelar completamente.) Enquanto o sorvete está na sorveteira, derreta o chocolate em banho-maria. Quando o sorvete estiver já praticamente no ponto, despeje num fio fino o chocolate derretido pela abertura da máguina ainda ligada. O chocolate vai se solidificar de novo, em forma de lascas finas. Transfira o sorvete para um pote fechado e congele por pelo menos quatro horas antes de servir. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...