terça-feira, 16 de setembro de 2014

Bolo de Festa - Chocolate com Manteiga de Amendoim


Por dias fiquei pensando qual bolo faria para o meu aniversário, na terça passada. Pensei em vários sabores, um victoria sponge com chantilly e geleia de framboesa; ou um de chocolate com doce de leite; ou chocolate com brigadeiro e morango; ou chocolate com recheio de coco; ou bolo branco com recheio de nozes; ou bolo mesclado com recheio de brigadeiro; ou uma camada de cada; ou mil outros sabores que passaram pela minha cabeça. Mas o que ficou mesmo foi o de manteiga de amendoim. Pronto. Decidi, finalmente! Dou tanta sorte que, no dia que fui comprar os ingredientes, mais de 9 da noite, não achei em lugar nenhum a tal da manteiga. Tive que ir em um empório lá longe pra comprar o material, já que estava com o bolo pronto, só esperando o recheio. E olha, vou contar pra vocês, não podia ter sido mais feliz na minha escolha. Amei o recheio, combinou maravilhosamente com o bolo de chocolate e aposto que ficou com gosto de paçoquita cremosa, imaginando que os ingredientes sejam basicamente os mesmos! Até o Bruno, que não gosta de manteiga de amendoim, adorou o bolo! Pena que era pequenininho, mal deu pro cafezinho do dia seguinte!


Bolo de Chocolate com Recheio de Manteiga de Amendoim
bolo é esse, recheio daqui


Recheio de Manteiga de Amendoim

Ingredientes:

1 xíc. (chá) de açúcar de confeiteiro
1 xíc. (chá) de manteiga de amendoim cremosa
5 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
3/4 colher (chá) de essência de baunilha
1/4 colher (chá) de sal
1/3 xíc. (chá) de creme de leite fresco

Cobertura de Buttercream

200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
400g de açúcar de confeiteiro peneirado
2 colheres (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo:

Bolo: Assei os meus 3 fôrmas de 15cm de diâmetro. Deixei esfriar para montar.

Recheio: Bata o açúcar de confeiteiro, a manteiga de amendoim, a manteiga, a baunilha e o sal na batedeira até que a mistura fique fofa e sem grânulos de açúcar. Acrescente então o creme de leite fresco e bata para a mistura ficar leve e fofa. 

Buttercream: bata todos os ingredientes na batedeira até que o creme fique claro e fofo, sem grânulos de açúcar. 

Montagem: Recheei os bolos com duas camadas da manteiga de amendoim e passei mais um pouco por fora para deixar o bolo com aparência homogênea. Levei à geladeira para o creme de amendoim endurecer e depois, com um bico pitanga, fiz as rosas no bolo, como nesse vídeo. Aí levei à geladeira até pouco antes de servir.

Um comentário:

Patrícia disse...

Olá Renata,
Tem um aspeto divinal! gostei especialmente das rosas da cobertura. o recheio de amendoim foi o que me trouxe até esta receita. nunca experimentei fazer, mas estou a pensar nisso...
~Beijinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...