sábado, 1 de junho de 2013

Fraisier Cake


Esperei meses para fazer esse bolo em casa. Queria que já estivesse na época dos bons morangos, os madurinhos, docinhos, e, de preferência, orgânicos. Nada de bolo com aqueles morangos pálidos e azedos, com cara de fora de época. Essa receita também foi tirada do programa The Great British Bakeoff, e, apesar do tamanho, não é, nem de longe, tão intimidadora quanto parece! Com certeza vai aparecer pro próximo aniversário aqui em casa!

Fraisier Cake

Ingredientes:

Massa

125g de açúcar refinado
4 ovos
Raspas de 2 limões sicilianos
125g de farinha de trigo com fermento
50g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Crème Pâtissière

600ml de leite
1 fava de baunilha
4 ovos
2 gemas
180g de açúcar refinado
1 colher (sopa) de kirsch
70g de amido de milho (*a receita original pede 100g, usei menos de 90g, mas meu creme ficou demasiadamente granulado, achei melhor diminuir a quantidade*)
150g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Calda de Limão

75g de açúcar
Suco de 2 limões sicilianos

Decoração

200g de marzipã
Chocolate meio amargo
600g de morango


Modo de Preparo:

Massa - Pre-aqueça o forno a 180oC. Unte uma fôrma redonda de 20cm, de preferência de fundo removível, forrado com papel manteiga. Na tigela da batedeira, coloque o açúcar, os ovos e as raspas de limão e bata em velocidade alta até que a mistura fique volumosa e bem clara. Com o auxílio de uma espátula, adicione a farinha, peneirando-a por cima da mistura de ovos, com cuidado para não estourar as bolhas de ar. Adicione a manteiga e misture rapidamente para incorporar. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até que a massa fique corada na superfície e passe no teste do palito. Retire do forno e reserve.

Calda de Limão - Leve os ingredientes ao fogo e misture até levantar fervura. Ferva por 2 minutos e retire do fogo. Reserve.

Crème Pâtissière - Coloque o leite, a fava de baunilha e as sementes retiradas com as costas de uma faca em uma panela. Leve ao fogo, deixe levantar fervura e desligue. Em uma tigela separada, bata os ovos, o açúcar, o kirsch e o amido de milho. Retire a fava de baunilha do leite e adicione à mistura de ovos, mexendo sempre para não cozinhar os ovos com o choque térmico. Coloque a mistura de volta na panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre para não empelotar. Quando o creme engrossar, desligue o fogo e junte a manteiga. Mexa bem até que a mistura fique com uma textura sedosa. Coloque o recheio em uma tigela rasa e leve à geladeira para esfriar. 

Montagem - Corte o bolo ao meio. Forre, somente dos lados, a mesma fôrma na qual o bolo foi assado com papel manteiga. coloque a parte de baixo do bolo embaixo da fôrma, com a parte que foi cortada virada para cima. Regue o bolo com metade da calda de limão. Corte a metade dos morangos ao meio, e forre o lado da assadeira, empurrando-os para baixo na massa, para que fiquem bem fixos. A parte cortada dos morangos deverá ficar virada para fora. Preencha o bolo com o recheio, com o auxílio de um saco de confeitar, assegurando-se de que todas as partes que estão sem a fruta foram preenchidas pelo creme. Pique o restante dos morangos e adicione por cima do creme. Cubra com o restande do creme e com a outra parte do bolo, também com a parte cortada virada para cima. Aperte bem o segundo bolo para que as camadas fiquem bem fixas. Regue o bolo com o restante da calda. 


Decoração - Derreta o chocolate e faça formatos com o auxílio de um saco de confeitar. Leve ao congelador. Abra um disco de marzipã do diâmetro do bolo para cobri-lo. Decore com o chocolate e alguns morangos.

2 comentários:

Valentina disse...

Re,ficou simplesmente lindo. Wow! Fraisier fazem uma ótima apresentação em festas. Sao bonitos, com texturas que se complementam bem. Show!!

Valéria Costa disse...

Olá, eu adoro o programa, tava assistindo, acho que pela terceira vez o mesmo bolo, rsrs.
Aí resolvi dar uma olhada na net pra ver se achava a receita pra fazer aqui pra casa. Eu digo que faço bolo pra dentro, pois vivem me perguntando se faço pra fora.
Aí vi vários mas achei o seu mais bonito e entrei na pág. Pra minha surpresa vc também tinha visto o programa.
Parabéns, ficou lindíssimo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...