sábado, 31 de dezembro de 2011

O Melhor Pão de 2011


2011 foi um ano em que me aventurei no ramo da panificação. Inventei moda, segui receitas, fiz, dei pra minha família, meus amigos comeram, enfim, muita gente sentiu o cheirinho do pão assando aqui em casa. E isso não é comum. Eu não gostava de fazer pão, não sabia sovar a massa, não tinha paciência para deixá-la descansando. Mas aconteceu que tomei gosto pela coisa. Agora adoro sovar uma massa, ou mesmo tirá-la só para dar uma sovadinha depois que sai da máquina de pão. Formar as bolinhas, ou abrir o disco da pizza viraram a minha diversão de final de semana. E, para ilustrar a minha alegria de preparar essas fofuras, coloco aqui essa receita desse pão de leite que, sem dúvida, foi a estrela do ano. Um pão adocicado, fofinho, aromático e delicioso. Ótimo para um dia preguiçoso de férias, ou pra deixar pronto e ir comendo durante a semana.

Não posso esquecer de agradecer o carinho de todos que passam por aqui! Obrigada por terem me acompanhado em 2011, e vamos em frente que 2012 está chegando com momentos ainda mais deliciosos! Beijos a todos e um Feliz Ano Novo!

Pão de Leite

Ingredientes:

500g de farinha de trigo
50g de açúcar
50g de manteiga
250g de leite morno
20g de fermento fresco ou 1 colher (sobremesa) de fermento seco
1 pitada de sal
1 gema, para pincelar

Modo de Preparo:

Dissolva o fermento fresco no leite morno. Coloque os restantes ingredientes numa bacia. Junte o leite aos pouquinho e vá amassando com a batedeira elétrica, com as pás de amassar. Cubra a massa com dois panos e deixe levedar durante 40 minutos ou até a massa ter dobrado de tamanho. Faça pequenas bolinhas ou pequenos rolos e coloque no tabuleiro, deixando espaço entre elas. Deixe levedar mais um pouco, até as bolinhas terem dobrado o seu tamanho. Pincele com a gema e leve a forno quente durante 20 minutos.

10 comentários:

Tata disse...

Adoro um pãozinho. Esse parece ter ficado bem fofinho.
Abraço e um feliz 2012, com votos de prosperidade, saúde e felicidade!!

Lari/Jê disse...

HUMMMMMM

Feliz Ano Novo!
Beijos Jê!

Iliane disse...

ficou lindo seu pão..amo fazer pão!!!..mas..tenho feito pouco..acho que..por causa do calor que tá por aqui!!..bjo e um ano maravilhosos para voce e os seus..bjo

Anônimo disse...

Renata, feliz 2012! Continue com este lindo blog! Beijos, Paulas

Renata disse...

Taís, esse pão foi o vencedor! Não teve quem não gostasse! Obrigada pelos votos, espero que 2012 seja ótimo, em todos os sentidos!
Beijo!

Jê, obrigada pelo carinho!
Beijo!

Li, aproveita o calor, é a melhor época pra eles crescerem. Já aqui tem feito um frio de bater os dentes! Um ano novo maravilhoso pra você também!
Beijo!

Paula, um feliz ano novo pra você também!! Obrigada pelo carinho!
Beijos!

angela disse...

fazer pão é tudo de bom. os seus ficaram lindos. feliz 2012. bjs

Gina disse...

Rê,
É bom quando a gente se supera e deixa a família feliz com os pratos que saem da nossa cozinha, né?
Nem tudo dá certo, temos habilidade para umas coisas, mais do que outras, é natural.
Fazer pão é bem gratificante. Já entrou pro rol das "padeiras"!
Tenha um ano de muita coisa boa, seja no lado pessoal, no profissional e na cozinha, viu??
Bjs.

Renata disse...

Ângela, obrigada!
Beijo!

Gina querida, concordo com você! Mesmo não sendo a melhor padeira, faço com carinho, e os meninos adoram! Muito obrigada pelos votos de ano novo, saiba que são todos recíprocos!
Beijo grande!

Anônimo disse...

Boa tarde! Parabéns pelo seu blog, fantástico! Admiro muito pessoas como você que tem a disposição de postar e compartilhar as receitas. Renata, se eu for utilizar o fermento seco, em qual momento adiciono e se precisa dissolver? Abraço, Cintia

Renata disse...

Oi Cintia! Desculpe a demora em responder! Obrigada pelo carinho com o blog, você é muito querida!

O fermento seco também deve ser dissolvido no leite morno antes de ser misturado com a farinha!

Um abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...