segunda-feira, 8 de março de 2010

Bolonhesa de Soja



Primeiramente tenho que me desculpar por ter ficado quase 20 dias sem postar no meu querido e amado blog. Mas aconteceram algumas coisas por aqui, iniciei e terminei alguns projetos e agora estou iniciando uma nova empreitada! Trabalhei muito durante esses dias, trabalho esse ora recompensado, ora não. Por isso decidi mudar o rumo das coisas e começar tuuudo de novo. Mas agora é provável que tenha mais tempo de passar por aqui, muito embora não tenha tido tempo de fazer minhas receitinhas como gostaria!

Mas essa receita foi uma das que me surpreendeu. 100% inventada, achei que deu muito certo. Meu marido é louco por soja, embora eu enojasse esses grãozinhos molengas e sem gosto. Eis que, para agradá-lo, decidi fazer almôndegas de soja. E não é que ficaram deliciosas, bem temperadas e com uma textura quase igual às de frango? Resultado: adorei! E, de quebra, fiz uma bolonhesa para o jantar, com o que sobrou das almôndegas e um pouco de molho de tomate. Ô delícia!!!

Molho Bolonhesa de Soja

Ingredientes:

150g de proteína texturizada de soja fina, hidratada como manda o fabricante
1 colher de sopa de creme de cebola
1 dente de alho
1/2 cebola picada
2 colheres de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
2 pacotes de molho de tomate (usei os sachês de Pomarola Vitalie)

Modo de Preparo:

Misture a proteína de soja com os demais ingredientes, com exceção do molho de tomate e da cebola. Refogue a cebola no azeite e frite a mistura com a proteína de soja por aproximadamente 5 minutos. Coloque o molho de tomate e deixe aferventar. Eu servi com um espaguete integral, as crianças amaram! Gostoso e saudável!

10 comentários:

Tamy disse...

Ah! Foi uma pena mesmo vc não poder ir!!!

Menina, precisamos muito oficiliazar essa amizade hein? Quando eu poderia imaginar que vc tem filhos... não fazia idéia... precisamos nos conhecer melhor!!!


beijos

Mari - Strawberrycandy disse...

Que bolonhesa super apetitosa!
Que delícia!
Beijinhos

Cucchiaio pieno disse...

Oi querida
Te desejo muito sucesso nos teus novos empreendimentos!
Nao como carne e vibrei ao ver este teu molho, farei esta semana mesmo!
Um grande abraço
Léia

Cuca disse...

Que óptima sugestão! Super saudável e com bom aspecto!!
Beijos*

tatiane disse...

Nunca comi "carne de soja" (era assim que chamavam, né?), parece muito saboroso, mas aqui em casa o marido tem preconceito com soja...
beijos

Marly disse...

Oi, Re,

Vou tentar fazer as almôndegas! Aqui consumimos muito almôndegas de frango. As palavras: 'quase igual', 'delícia' e 'saudável' me convenceram totalmente, rsrs.
Ah, quanto ao buttercream eu não sou muito fã; embora haja receitas com mais e com menos manteiga.
Duas coberturas fáceis e boas para bolinhos, e que podem ficar lindas (se bem aplicadas) são as de brigadeiro e de nutella. Ambas, inclusive, podem ser usadas com saco de confeiteiro.

Beijão e boa tarde.

Figos & Funghis disse...

Muito boa a receita! Vou fazer com certeza.
Bjinhos

Nani disse...

Uma receita maravilhosa, ;)

Renata disse...

Tamy, me manda um email, precisamos mesmo marcar um café urgente!

Mari, obrigada! É mesmo delicioso!

Léia querida, muito obrigada!

Cuca, obrigada!

Tati, eu era uma preconceituosa de primeira quanto à carne de soja. E o pior foi que essa eu gostei muito, já fiz mais de uma vez!

Marly querida, muito obrigada pelas dicas das coberturas! Vou tentar com a Nutella, me parece mais firme do que o brigadeiro (hehehe, o meu sempre fica sem ponto!)

Fabiana, obrigada, faça mesmo!

Nani, obrigada!

Gi disse...

estava com saudades de vc na sua cozinha virtual! beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...