segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Pão de Mel Delicioso


Tinha que postar essa receita o mais rápido possível. Ando numa fase de experimentar todos - eu disse todos - os pães de mel que aparecem pela minha frente. Semana passada mesmo eu devo ter comido mais de cinco, de lugares diferentes. Eu amo pão de mel, acho uma iguaria maravilhosa, e sempre quis aprender a fazer. Comprei em um sebinho aqui de Brasília um livro chamado "O Grande Livro de Receitas de Cláudia", daquela revista mesmo. Qual não foi a minha surpresa em achar nesse livro várias das receitas que eu sempre quis experimentar. Botei na cabeça que faria o pão de mel, e quinta-feira o fiz. Infelizmente não achei o tal do cravo em pó, e tive que destruir o copo do meu liquidificador para truiturar aquelas coisinhas super resistentes. Mas consegui, deu certo! Agora tenho quase certeza de que não vou comprar mais pão de mel por um bom tempo!

Pão de Mel Delicioso

Ingredientes:

Massa:
4 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 2/3 xícaras de açúcar mascavo
2 xícaras de água
1 xícara de leite
1 xícara de mel
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de cravo em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
4 ovos

Recheio:
2 latas de doce de leite

Cobertura:
500 g de chocolate para cobertura

Modo de Preparo:

Ferva o açúcar mascavo com a água por 20 minutos ou até a calda ficar encorpada. Deixe esfriar. Numa tigela, bata as claras em neve e reserve.  Misture a farinha e as especiarias à calda. Adicione o chocolate, o bicarbonato dissolvido no leite e as gemas. Junte as claras e o mel e misture delicadamente. Aqueça o forno em temperatura média.  Unte as formas com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Coloque-as numa assadeira e encha cada uma com duas colheres (sopa) da massa. Asse por 20 minutos ou até a borda da massa começar a se soltar. Desenforme ao esfriar. Corte os pães de mel ao meio e recheio com uma colher de sobremesa de doce de leite, nivelando com uma faca para que fique uma camada uniforme. Para a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria. Misture bem. Desligue o fogo, mas não retire a panela do banho-maria.  Banhe cada pão-de-mel na cobertura. Deixe escorrer e firmar em papel-manteiga antes de servir.

11 comentários:

Marly disse...

Oi,Re,

Seu post me fez rir porque muitos anos atrás eu também destruí o meu copo do liquidificador fazendo a mesma coisa. Uma saída (trabalhosinha, é verdade) para obter o cravo em pó numa emergência, é socá-los envolvidos num paninho. Eu sempre tenho um pano de prato novinho e limpo para isso (bem esse pano fica cheio de manchas), Ponho os cravinhos num cantinho do pano, faço uma trouxinha e volto a envolver a trouxinha com outra ponta do pano (para reforçá-lo) e soco a trouxinha com um martelinho de cozinha (sobre uma tábua de carne velha). A vantagem de fazer isso é que o cheiro do cravo é mais intenso do que o do comprado pronto. Outra dica: Não ponha cravos em pó nesses frasquinhos de pláticos (comum) para temperos pois o cravo
"cozinha" o plástico, deformando-o.
Menina, eu tenho o grande livro da Cláudia e nunca fiz o pão de mel dele. Recentemente, eu fiquei sabendo que o pão de mel que venceu o concurso do programa "Mais você", classificado como o melhor do Brasil, é muito bom e pretendo fazê-lo brevemente. Agora vem você com esses e fiquei em dúvida quanto à receita a fazer, rsrs.

Beijinho e bom feriado.

Gina disse...

Renata,
Apesar de gostar muito de pão de mel, o marido e a filha não se entusiasmam. Por causa disso, pouco faço.
Aproveito a oportunidade de fazer para alguma reunião e saboreio essa delícia.
Quando está assando, o aroma das especiarias se espalha, mas meu marido não gosta desse cheiro...rs!
Uso uma mescla de especiarias, fica muito bom. O cravo é fortíssimo, né?
Bjs.

Gi disse...

fiacaram lindos!! ou essa foto é do grande livro de receitas? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
renata! tá ficando profi... amei.. hum.. adoro pãp de mel caseiro!!!
beijos!

Renata disse...

Re, seus pães de mel ficaram perfeitos! Apesar de não gostar dessa iguaria, devo ser a única no mundo...rsss...acho lindos e invejo quem faz bem, pois sei que dá bastante trabalho!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Você fez um dos meus doces preferidos! Lembra a minha difícil adolescência, depois de uma semana cansativa de trabalho e estudos, me dava o luxo de comer ao menos 1!

So' de olhar a foto salivei!
Um grande abraço
Léia

Quéroul disse...

hum... adoro pão de mel também. só não fiz ainda porque não comprei mel. aqui em casa mel não sai de jeito nenhum, fica lá cristalizando na prateleira.
daí que me dá dó de comprar sabe? mas é bom que eu compre logo, que tem outra receita com mel que eu preciso fazer.

que lindos ficaram os seus.
bom te ver pelo meu blog, fiquei feliz!!!

=**

Tamy disse...

hmmmm que delícia hein???? Vc é de fato muuuuuuuuuuuito prendada!!! Adorei...

beijok

tatiane disse...

Ficaram lindos! Sempre tenho alguma receita anotada de pão de mel, mas nunca me aventurei a fazer.
bjs

Ellen disse...

Nossa !! Eu amo Pão de Mel, peguei a receita, vou tentar e boa sorte pra mim né !!
Bjs
Ellen

Betina disse...

Olá Renata!!!!
Tu usou uma assadeira de buraquinhos???? Foi a única cosa q não entendi...
Obrigada!!!!
Parabéns pelo blog!!!!!
Bjokas

trufas e pão de mel disse...

adorei seu post
eu estou pesquisando receitas de pão de mel pois quero vender e procurava uma receita gostosa e saborosa e todos estão elogiando a sua, pois bem vou anotar os ingredientes para que eu possa tentar fazerm ah antes que eu me esqueça será que eu posso adicionar uma lata de leite moça na massa?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...