quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Bolo Lamington


Às vezes eu fico de dieta. Só que a minha dieta dura apenas algumas horas. Por exemplo: o café da manhã é regrado, o almoço saudável e o lanche também. Mas chega na hora do jantar eu já não aguento mais. Começo com um ovo cozido com salada e termino com sobremesas monumentais. Aí eu penso comigo mesma que, bom, amanhã é um novo dia, começarei de novo. E quase sempre é assim. Alguns dias são ainda mais críticos. Por exemplo, os dias que tenho disponíveis milhares de pedaços desse bolo delicioso, fofinho e maravilhoso, com essa casquinha que, gente, é coisa boa demais. Nesse fatídico dia, tive que comer pelo menos 4 pedaços antes de dormir. No dia seguinte, para balancear, corri 5 km na esteira. Mas voltei pra casa e comi mais dois pedaços dessa perdição..

Bolo Lamington

Ingredientes:

Massa

225g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento
115g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
150g de açúcar
2 ovos
125ml de leite

Cobertura

25g de manteiga amolecida
120ml de leite
25g de cacau em pó
450g de açúcar de confeiteiro peneirado
200g de coco ralado

Modo de Preparo:

Massa - Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte e enfarinhe uma forma quadrada de 20cm de diâmetro. Na tigela da batedeira, coloque a farinha, o fermento e a manteiga. Bata com o batedor de raquete até que a mistura fique com uma aparência de areia molhada. Junte o restante dos ingredientes e bata bem para incorporar. Despeje a massa na forma e asse por cerca de 25 minutos, ou até que o bolo passe no teste do palito. Deixe que o bolo esfrie completamente na forma, retire-o e corte-o em quadrados do mesmo tamanho.

Cobertura - Aqueça a manteiga e o leite em uma panela, até que a manteiga derreta. Peneire o açúcar de confeiteiro e o cacau em pó sobre o leite e misture bem.

Montagem - Passe os pedaços de bolo cuidadosamente pela cobertura de chocolate, por todos os lados. Retire o excesso da cobertura e passe pelo coco ralado. Deixe secar sobre uma grade.


Os bolinhos duram até 3 dias se acondicionados em um recipiente hermético, fora da geladeira.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Molho Barbecue


A história é sempre a mesma. Preguiça de fazer o jantar e necessariamente ter que dar alguma coisa para as crianças comerem. Peguei um frango e, enquanto cozinhava ele na pressão, tive a ideia de preparar esse sanduíche. Só tinha um problema. Não tinha nenhum molho barbecue em casa. Decidi procurar uma receita e, por sorte, tinha todos os ingredientes em casa. Fiz o molho, montei o sanduíche e o Bernardo já se apressou em dizer que aquele era o melhor barbecue do mundo! Ficou realmente delicioso, mil vezes melhor do que o comprado pronto!

Molho Barbecue

Ingredientes:

2 xíc. (chá) de ketchup
1 xíc. (chá) de água
1/2 xíc. (chá) de vinagre de maçã
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1/2 colher (sopa) de pimenta-do-reino moída
1/2 colher (sopa) de cebola em pó
1/2 colher (sopa) de mostarda em pó
1 colher (sopa) de sumo de limão
2 e 1/2 colheres (sopa) de molho inglês
1/8 colher (chá) de pimenta caiena
1/4 colher (chá) de páprica defumada

Modo de Preparo:

Em uma panela, junte e misture todos os ingredientes. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 45 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar antes de servir.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Bolo de Tiramisú


Agora sim, depois de apresentar o delicioso mascarpone, o bolo que motivou a receita! Delicioso e molhadinho, com o gosto marcante do café, esse bolo fez sucesso aqui em casa! Até o Caio adorou, toda hora que via o bolo na geladeira, pedia um pedaço! 


Bolo de Tiramisú

Ingredientes:

Pão de Ló

Manteiga para untar a fôrma
4 ovos
100g de açúcar refinado
100g de farinha de trigo com fermento

Recheio

1 colher (sopa) de café instantâneo
150 ml de água fervente
100ml de conhaque, ou Baileys ou Kahlúa
750g de queijo mascarpone
300ml de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro, peneirado
65g de chocolate meio amargo ralado

Decoração

100g de chocolate meio amargo ralado
2 colheres (sopa) de cacau em pó
150g de biscoito champagne

Modo de Preparo:

Pão de Ló - Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte uma fôrma de rocambole, retangular, de 35x25cm. Forre com papel manteiga, polvilhe com farinha e reserve. Na tigela da batedeira, bata os ovos e o açúcar, por cerca de 5 minutos, ou até que a mistura fique clara e cremosa. A mistura deve deixar um ‘rastro’ quando você levantar o batedor. Peneire a farinha sobre o creme e misture levemente, só para incorporar. Despeje a massa na fôrma e leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que passe no teste do palito. Deixe esfriar na fôrma por cinco minutos, depois transfira para uma grade e deixe esfriar completamente.


Recheio - Dissolva o café na água fervente e acrescente o conhaque. Reserve. Quando o bolo estiver frio, corte-o ao meio horizontalmente. Utilizando um aro redondo de 17cm, corte a massa, de forma que fiquem 4 bolos redondos de 17cm. Coloque o mascarpone na tigela da batedeira e bata até que fique cremoso. Acrescente o creme de leite e o açúcar de confeiteiro, e bata até incorporar. Coloque uma camada de bolo dentro do aro. Regue com 1/4 da mistura de café. Espalhe 1/4 do creme sobre o bolo, cobrindo com 1/3 do chocolate ralado. Repita o processo com o restante dos ingredientes. Sobre a última camada de creme, coloque o cacau em pó peneirado e o chocolate ralado. Leve à geladeira por cerca de 2 horas para firmar o recheio. Depois de gelado, retire o aro do bolo. Corte os biscoitos de forma que fiquem um pouco mais alto do que o bolo. Decore com os biscoitos, amarre com uma fita para fixar e leve à geladeira até a hora de servir.

domingo, 27 de setembro de 2015

Mascarpone Caseiro


Eu adoro ter a possibilidade de preparar meus ingredientes em casa. O mascarpone, por exemplo. Procurei aqui perto da minha casa e só encontrei uma marca, na qual teria que desembolsar exagerados R$ 40 para comprar míseras 250g. Como queria muito preparar um bolo de tiramisú, resolvi então que prepararia o meu próprio queijo. Com menos da metade do valor que pagaria por uma embalagem pequena, fiz 600g do queijo, que ficou perfeito para o meu bolo. A vontade era de comer ele purinho direto da geladeira!

Mascarpone Caseiro

Ingredientes:

1 litro de creme de leite fresco
Sumo de 1 limão

Modo de Preparo:

Em um recipiente pequeno, esprema o limão e coe com uma peneira. Reserve. Em uma panela (22-24cm de diâmetro é o ideal) coloque o creme de leite fresco e leve ao fogo baixo até começar a formar bolhas nas laterais, mexendo sempre para não queimar no fundo. - ATENÇÃO, não é para deixar ferver, quando surgirem as primeiras bolhas (na lateral da panela), retire do fogo e acrescente o suco de limão coado. Misture os dois ingredientes com uma espátula, e volte para o fogo baixo até começar a talhar. Quando o creme de leite começar a ficar granulado (3-5 minutos depois de entrar em contato com o limão), desligue o fogo e não mexa mais. Deixe descansar por 30 minutos, dentro da panela. Passados os 30 minutos, forre um escorredor de arroz ou macarrão com um pano de prato limpo, e coloque dentro de outro recipiente. Despeje o creme de leite dentro do escorredor forrado com pano, e cubra com outro pano. Mantenha escorrendo o líquido por 1 hora, e depois disso leve para geladeira, por no mínimo 8 horas. Depois de 8 horas na geladeira, retire do escorredor e transfira para um pote hermético com tampa. Consumir em até 7 dias. 

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Peixe com Crosta de Parmesão


Que tal uma dica supimpa para um almocinho rápido no final de semana? Esse peixe fez o maior sucesso aqui em casa, a turminha adorou! A casquinha tem um sabor delicioso, e o peixe por baixo fica super macio! Peguei 6 filés de tilápia, temperei com sal e pimenta e reservei. Em uma tigela, misturei 200g de queijo parmesão ralado na hora, 1/2 colher (sopa) de páprica doce e 3 colheres (sopa) de manteiga. Misturei tudo e fui colocando porções por cima do peixe. Reguei uma assadeira com azeite e levei o peixe ao forno a 230oC por cerca de 15 minutos, ou até o queijo ficar douradinho. Retirei do forno e servi com uma saladinha.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Bolo de Mel


Semana passada foi comemorado o ano novo judaico. Eu não sou judia, e acho que nem conheço ninguém que o seja, mas o que eu sei foi que pipocou no meu Instagram um monte de fotos de comidas preparadas para celebrar a data. E uma delas ganhou meu coração: um bolo de mel. Pronto. Sabia que tinha todos os ingredientes e, tarde da noite, corri para a cozinha para preparar o quitute. O aroma de especiarias que sai do forno já é incrível, mas o bolo é ainda mais. Fofinho e delicioso, perfeito para tomar com café, de manhã, de tarde, de noite, toda hora! Nota 10!

Bolo de Mel

Ingredientes:

1 xícara (chá) de nozes picadas
½ colher (sopa) de farinha de trigo
5 ovos
½ xícara (chá) de óleo de canola
1 ¼ de xícara (chá) de mel
¼ colher (chá) de canela
¼ colher (chá) de pimenta da Jamaica, ou cravo em pó
2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara (chá) de açúcar

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 180º C (temperatura média). Unte com manteiga e polvilhe com farinha duas fôrmas de bolo inglês de 22 cm. Coloque as nozes picadas num assadeira e leve ao forno para assar por 10 minutos. Retire do forno, transfira as nozes para um prato. Quando esfriar, misture ½ colher (sopa) de farinha na nozes. Coloque numa peneira e retire o excesso de farinha. Volte as nozes para o prato e reserve. Isso serve para que as nozes não afundem na massa enquanto o bolo estiver assando.  Reduza a temperatura do forno para 150º C (temperatura baixa).  Separe as claras das gemas. Passe a farinha e o fermento pela peneira. Na batedeira, bata as claras em neve. Quando começarem a espumar, junte o açúcar aos poucos, sem parar de bater, até que as claras fiquem firmes. Na outra tigela da batedeira, junte o óleo, o mel, as gemas e as especiarias. Bata em velocidade alta, até ficar uma mistura fofa. Diminua a velocidade, e aos poucos junte a farinha com o fermento peneirados. Bata bem, até que a massa homogênea. Coloque metade das claras na massa de mel e continue batendo. Desligue a batedeira e misture a metade restante delicadamente com um espátula, em movimentos circulares, de baixo para cima. Misture as nozes e divida a massa nas fôrmas preparadas. Leve para assar por 40 minutos. Espete o palito: se sair limpo, está pronto, caso contrário, deixe assar mais uns minutinhos. Tire do forno e deixe esfriar por 5 minutos antes de virar.


*Fiz meia receita, usando 3 ovos pequenos, na minha forma de bundt cake.

sábado, 19 de setembro de 2015

Sushi Norimaki Vegetariano


Eu amo sushi. Adoro o dos restaurantes, mas gosto mais ainda do que fazemos em casa. O arroz, além, de ficar no ponto perfeito, fica com um tempero maravilhoso, docinho do jeito que eu gosto. Apesar de fazermos o sushi em casa, ainda fico um pouco com pé atrás quanto à procedência e qualidade do peixe que comemos. É difícil, aqui em Brasília, encontrar peixe fresco. Geralmente eles vêm de muito longe, sempre congelados para não se perderem durante o transporte. Pensando em variar o cardápio do meu amado sushi, decidi preparar uma versão vegetariana. Fiz essa receita de arroz - minha preferida - e recheei a alga com: cenoura cortada em julienne, cebolinha e cream cheese; manga com pepino; e um norimaki ao contrário com recheio de pepino, cenoura, cebolinha e cream cheese, com gergelim por fora. Deliciosos, e o melhor: comi no jantar e no café da manhã do dia seguinte, sem medo de passar mal! =D

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Picolé de Oreo


Algumas semanas atrás, fomos ao Outlet. Quem é de Brasília deve conhecer o complexo de lojas, que fica a alguns quilômetros da cidade. Vale o passeio, mas não é nenhuma meca das compras, é mais ou menos tudo pela metade do dobro. Passeamos com a criançada, curtindo o visual e acabamos comprando algumas coisinhas. No meio do caminho, e no meio daquele calor, um oásis. Uma banquinha de paletas. Eu não sou a maior fã de paletas, mas naquele calor tive que sucumbir. Os meninos pediram e eu pedi uma de Oreo. Gente. Que loucura. Que delícia. Um picolé cremoso e cheio de pedaços da bolacha. Amei. Voltei pra casa e fui logo atrás de uma receita. Achei essa e já sabia que daria certo. Dito e feito. Os picolés saíram cremosos e perfeitos, e as bolachas que vão no meio ficam incríveis! Procurei incansavelmente uma forminha para picolés maior do que a nossa, mas não encontrei de jeito nenhum. O jeito foi usar a antiga mesmo e dividir as calorias meu picolé com o Bernardo!

Picolé de Oreo

Ingredientes:

3/4 xíc. (chá) de leite integral
1/2 xíc. (chá) de preparado para chantilly gelado
2 colheres (chá) de açúcar
4-5 Oreos + 1 ou 2 Oreos para colocar dentro dos picolés

Modo de Preparo:

No liquidificador, bata o leite, o chantilly, o açúcar e as 4-5 bolachas. Coloque as bolachas reservadas dentro das formas dos picolés, despeje a mistura líquida sobre eles e leve ao freezer por cerca de 1 hora. Retire os picolés do freezer e espete com os palitos. Deixe gelar por mais 4 horas antes de consumir.

*Essa receita rendeu 4 picolés como os da foto

domingo, 13 de setembro de 2015

Bolinhos de Batata Doce e Canela


A turma aqui em casa adora batata doce. E quase toda semana tem ela cozida aqui em casa para comermos no almoço. Cozinho ela só na água, sem sal, e combina perfeitamente com o arroz e o feijão do dia a dia. Um dia desses, encontrei na geladeira um pote cheio de batata doce cozida, coisa de dois ou três dia atrás. Sabia que as crianças não iriam comer, e lembrei que tinha visto uma receita de um bolo de batata doce na internet. Bolos de raízes - como mandioca e cenoura - são muito gostosos. Resolvi então evitar o desperdício e dar uma chance aos bolinhos. Além do aroma perfeito que saiu do forno na hora que os bolinhos estavam assando, os bolinhos ficaram fofinhos e deliciosos, e combinaram perfeitamente com a cobertura azedinha de cream cheese.

Bolinhos de Batata Doce e Canela

Ingredientes:

Massa

2 xíc. (chá) de açúcar
4 ovos
1 e 1/4 xíc. (chá) de óleo
2 xíc. (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de canela em pó
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
2 xíc. (chá) de batata doce ralada - a minha estava cozida e amassada

Cobertura

1/2 xíc. (chá) de manteiga sem sal
1 xíc. (chá) de cream cheese
2 xíc. (chá) de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de essência baunilha
Nozes picadas para decorar

Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela, misture o açúcar, os ovos e o óleo. Peneire os ingredientes secos e despeje sobre a mistura. Acrescente as batatas por ultimo e misture bem. Despeje a massa em forminhas de bundt cake untadas com manteiga e enfarinhadas. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 15 minutos. Se fizer o bolo em uma assadeira grande, dobre o tempo de forno. Os bolinhos estarão prontos quando passarem no teste do palito. Retire do forno e reserve.


Cobertura - Bata todos os ingredientes na batedeira, até que a mistura fique homogênea e sem grânulos de açúcar. Decore os bolinhos frios com a cobertura e salpique as nozes picadas para picadas.

*Fiz 1/4 da receita e consegui 9 mini bundt.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Vaca Atolada


Eu falei aqui embaixo que o calor aqui está de rachar. Pois é. Mas quando eu coloco uma coisa na cabeça, nem o calor que está fazendo me faz desistir de fazer um prato. De inverno. Para o almoço. Enfim, queria fazer a vaca atolada e, como segunda era feriado, preparei o prato feliz da vida. Apesar da demora - já que a carne e a mandioca vão na pressão, além do feijão - a carne saiu deliciosa. Super bem temperada, com o caldinho grossinho e a mandioca macia. Fora o suadouro que tivemos depois do almoço, foi uma refeição perfeita!

Vaca Atolada

Ingredientes:

600g de peito de boi, limpo e cortado em cubos
3 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de páprica doce
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola, picada em cubinhos
2 tomates, picados em cubinhos
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
500g de mandioca cozida em água com sal, com 1 xíc. (chá) da água do cozimento
Sal e pimenta a gosto
Cheiro verde picado para servir

Modo de Preparo:

Tempere os cubos de carne com o alho, a páprica o sal e a pimenta e deixe descansar por cerca de 40 minutos. Na boca mais alta do fogão, aqueça a panela de pressão. Refogue, no óleo, os pedaços de carne, até que fiquem dourados. Acrescente a cebola, o tomate e o extrato de tomate. Cubra a carne com água, tempere com um pouco mais de sal e pimenta, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, até que a carne fique macia. Abra a panela e adicione a mandioca e a água. Deixe ferver para engrossar o caldo, acerte o sal e sirva com o cheiro verde picado.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Picolé de Smoothie de Banana com Morango


Se tem uma coisa que não dá trégua em Brasília no mês de setembro é o calor. Todo ano é a mesma coisa. Um calor do cão, que ficamos sem coragem de tirar a turminha de casa, com pena de ver os bichinhos suando desidratados no meio da rua. Tudo que a gente vai fazer tem que levar 10 litros de água pra tomar no  caminho. Toalha molhada, umidificador, soro para lavar o nariz e qualquer outra coisa que aplaque a secura são super comuns nessa época. Mesmo quando chove, o calor e a secura continuam, e devem perdurar até meados do mês que vem. Final de semana, criançada presa em casa, resolvi levar o Caio para a cozinha e preparar esses picolés facílimos de iogurte, banana e morango. São deliciosos, e a banana deixa o picolé super cremoso! A turminha adorou!

Picolé de Smoothie de Banana com Morango
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

1 banana madura
150g de morangos
4 colheres (sopa) de iogurte natural
2 colheres (sopa) de mel - opcional

Modo de Preparo:

Corte a banana, retire a folha dos morangos e coloque com o restante dos ingredientes no liquidificador. Bata até que fique homogêneo. Se preferir sem as sementinhas do morango, coe o creme e coloque nas forminhas de picolé. Leve ao freezer por pelo menos 4 horas.

*A receita rendeu 4 picolés como os da foto.

domingo, 6 de setembro de 2015

Massa Caseira de Espinafre com Cogumelos


Já tinha feito massa caseira de espinafre uma vez, mas sem sucesso. Ela ficou com uma aparência feia e granulosa, com pedaços esparsos do vegetal. Depois disso, nunca mais tentei prepará-la novamente. Com um maço de espinafre se perdendo na geladeira, decidi que um bom fim pra ele seria virar uma massinha incrementada para o almoço da turma. E o negócio ficou tão bom que o Bernardo estava comendo direto da frigideira, na cozinha, antes do almoço ser servido. Agora sim, uma massa verdinha e homogênea, e o plus do cogumelo salteado delicioso com creme de leite!

Massa Caseira de Espinafre com Cogumelos

Ingredientes:

Massa

2 ovos
1/2 maço de espinafre, sem os talos
200g de farinha de trigo
1 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto
Semolina para polvilhar

Molho

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 cebola pequena, picada
400g de cogumelo paris, fatiado
2 conchas da água do cozimento da massa
200g de creme de leite
Sal, pimenta e salsa picada a gosto
Queijo parmesão ralado para servir

Modo de Preparo:

Massa - No liquidificador, bata os ovos com as folhas de espinafre até que vire um creme bem homogêneo. Em uma tigela, coloque a farinha, o azeite, o sal e a pimenta. Despeje os ovos e o espinafre sobre a farinha, e vá misturando com um garfo. Transfira a massa para uma bancada e sove bem, até que a massa fique elástica e homogênea. Coloque a massa em um prato e cubra-a com um papel alumínio. Deixe descansar por cerca de 30 minutos. Abra a massa de acordo com as instruções da sua máquina, polvilhando sempre com bastante semolina para não grudar. Eu abri na espessura 3. Deixe descansar por mais alguns minutos. Cozinhe a massa em bastante água fervente com sal, até que comece a subir - cerca de 2 minutos. Escorra, reserve um pouco da água e reserve a massa.

Molho - Em uma frigideira grande, refogue a cebola na manteiga, até que ela fique transparente. Tempere com sal e pimenta e junte os cogumelos. Deixe-os cozinhar em fogo alto até que toda a água seja absorvida, cerca de 10 minutos. Junte a água do cozimento. Deixe apurar até que o molho fique encorpado. Acrescente o creme de leite e jogue a massa dentro da frigideira mexendo bem para incorporar o molho. Sirva com a salsa picada e bastante parmesão ralado.

sábado, 5 de setembro de 2015

Macarons com Recheio de Ganache de Chocolate com Maracujá


Lembram daquele post no qual eu disse que finalmente tinha conseguido fazer macarons? Pois é, meses depois trago para vocês outra receita desse quitute manhoso. De lá pra cá, já se passaram inúmeras receitas que não deram certo. Até que enfim, parece que desencantei com os docinhos franceses. Para ver se estavam mesmo dando certo - e não havia sido sorte de principiante - preparei-os 3 vezes desde quarta-feira. E posso dizer que, depois da primeira fornada ter dado errado, as outras saíram maravilhosamente perfeitas. Mas não vou inundar meu blog com as receitas dos últimos dias e vou postá-las em doses homeopáticas, de tempos em tempos. Temos para hoje casquinha perfeita e interior macio e delicioso, que fica ainda mais perfeito com essa ganache meio amarga, que quebra um pouco do doce dulcíssimo do macaron. Uma beleza!

Macarons com Recheio de Ganache de Chocolate com Maracujá
adaptada do Step-by-Step Baking

Ingredientes:

75g de farinha de amêndoas
100g de açúcar de confeiteiro
2 claras, em temperatura ambiente
75g de açúcar refinado

Ganache

100g de chocolate meio-amargo
30g de creme de leite - uso o UHT mesmo, de caixinha
20g de suco de maracujá, sem semente

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 150oC. Forre duas assadeiras de fundo grosso com um silpat ou uma folha de papel manteiga. Em um processador ou no liquidificador, bata a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro, até que a mistura vire um pó fino e com uma cor homogênea. Peneire para que não fique nenhum pedaço maior de amêndoa. Bata as claras em neve, em ponto firme. Junte o açúcar granulado e continue batendo. Cuidadosamente, acrescente a mistura seca, mexendo delicadamente para não retirar o ar das claras. Transfira a mistura para um saco de confeitar e, com o saco de confeitar na posição vertical, coloque pequenas porções da massa sobre o silpat. Deixe descansar por 15 minutos e leve ao forno por cerca de 10 minutos, até que a casquinha esteja seca. Retire do forno e deixe descansar por cerca de 20 minutos antes de retirá-los do tapete de silicone. 


Ganache - Em uma tigela, coloque o chocolate e o creme de leite. Derreta no micro-ondas, de 30 em 30 segundos, junte o suco e deixe descansar em temperatura ambiente até que a ganache fique com a consistência firme. Coloque em um saco de confeitar, recheie um macaron e cubra com outra conchinha. Recheie apenas na hora de servir.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Maminha Assada com Batatas


Que tal uma receita supimpa e super fácil para não precisar passar o final de semana inteiro com a barriga no fogão? Peguei uma peça de maminha de cerca de 700g, limpa, temperei com sal grosso e pimenta e coloquei em uma assadeira. Cortei 4 batatas em cubos médios e temperei com sal, pimenta, azeite e tomilho seco e coloquei em volta da carne Reguei com um bom fio de azeite e levei ao forno pré-aquecido a 230oC até que a carne começasse a dourar, cerca de 30 minutos. Retire do forno e deixe a carne descansar por cerca de 10 minutos antes de servir. Macia e super saborosa, e as batatinhas ficam coradinhas e perfeitas!

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Cheesecake de Oreo


Eu já comentei aqui que até um dia desses não era muito fã de cheesecake. Algo na textura e sabor salgado da torta não me agradavam. Mas, como tudo nessa vida, meu abuso passou. Hoje em dia eu amo a sobremesa, como de todos os sabores e todos os jeitos. Falei no post passado que fiz uma cheesecake de Oreo para receber minhas amigas em casa. À primeira vista achei o sabor diferente. Não sei se era porque não estava bem gelada, mas achei só boa. Isso até o dia seguinte chegar. Peguei o resto que sobrou na geladeira - não vou mentir, tinha pouco menos de 1/4 dessa cheesecake imensa - e devorei comi a garfadas. Cheguei no quarto comentando com o Bernardo que aquela tinha sido a melhor cheesecake do mundo! E realmente. No segundo dia, geladinha, ela estava perfeita. Com os pedaços de bolacha no meio e a cobertura de chocolate deliciosa, não vejo a hora de preparar outra!

Cheesecake de Oreo

Ingredientes:

Base

20 biscoitos Oreo
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida

Cheesecake

880g de cream cheese, em temperatura ambiente
1 xíc. (chá) de iogurte natural integral
1 xíc. (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
4 ovos grandes
15 biscoitos Oreo quebrados

Cobertura

1/4 xíc. (chá) de cacau em pó
1/2 xíc. (chá) de leite
1 xíc. (chá) de açúcar
Uma pitada de sal
1/8 colher (chá) de essência de baunilha
15 biscoitos Oreo quebrados

Modo de Preparo:

Base - Na tigela do processador, coloque os biscoitos e bata até que as bolachas fiquem completamente esfareladas. Coloque na assadeira - fundo removível, 24 cm de diâmetro - e despeje a manteiga. Forre o fundo da assadeira com a farofa de bolacha com a manteiga e leve ao forno a 180oC por cerca de 10 minutos. retire do forno e reserve.

Recheio - Na tigela da batedeira, coloque o cream cheese. Bata até que ele fique bem macio e homogêneo. Adicione o iogurte, o açúcar e a baunilha, batendo sempre. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem para incorporar. Adicione os biscoitos e misture com o auxílio de uma espátula. Despeje a mistura na fôrma preparada e leve ao forno em banho-maria por cerca de 1 hora, ou até que o centro esteja firme, porém um pouco mole ainda. Deixe o cheesecake ainda dentro do forno desligado por cerca de 1 hora. Retire do forno e deixe chegar à temperatura ambiente. Leve à geladeira até a hora de servir.


Cobertura - Leve todos os ingredientes  - com exceção do biscoito - ao fogo médio, mexendo sempre. Assim que levantar fervura, deixe ferver por 2 minutos e desligue. Despeje a calda por cima do cheesecake desenformado e decore com os biscoitos. Mantenha na geladeira até a hora de servir.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Quiche de Cebola com Roquefort


Toda vez eu falo que eu amo receber meus amigos em casa. Além de adorar a companhia deles, é mais uma chance que eu tenho de testar receitas para as pessoas comerem. Já faço isso sempre com o Bernardo e as crianças, mas a festa é garantida quando temos visitas queridas para compartilhar. Recebi minhas amigas ontem para bater papo aqui em casa e preparei algumas coisas. Torta banoffee, que todo mundo ama, pão de queijo, cookies, uma trança recheada, um cheesecake de Oreo - receita em breve! - e essa quiche. A massa é perfeita e bem folhada, e o recheio de cebola com gorgonzola é surpreendente! O Bernardo comeria todo o resto hoje no café da manhã, mas tive que pedir pra ele guardar um pedaço para tirarmos a foto de tarde!

Quiche de Cebola com Roquefort
do Cook Step by Step

Ingredientes:

Massa

200g de farinha de trigo
1 gema
1/2 colher (chá) de sal
100g de manteiga sem sal gelada
3 colheres (sopa) de água gelada

Recheio

2-3 galhos de tomilho
500g de cebolas, cortadas em meia-lua
30g de manteiga sem sal
Sal e pimenta-do-reino a gosto
175g de queijo roquefort
1 ovo, mais 1 gema
125ml de leite
1 pitada de noz moscada
4 colheres (sopa) de creme de leite


Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Vá amassando com a ponta dos dedos, até que a massa fique lisa e uniforme. Enrole em um filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Forre uma assadeira canelada com a massa. Faça furos na base da massa com o auxílio de um garfo e leve ao freezer por cerca de 15 minutos, ou até que fique congelada. Leve diretamente ao forno pré-aquecido a 220oC por 15 minutos. Baixe a temperatura para 190oC e deixe que a massa comece a dourar nas beiradas, cerca de 5 minutos. Retire do forno e reserve.

Recheio - Em uma frigideira grande, derreta a manteiga. Acrescente as cebolas e as folhas de tomilho. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em fogo baixo, até que elas comecem a dourar. Desligue o fogo, adicione o queijo roquefort, misture bem e reserve. Em uma tigela, misture o ovo, a gema, o leite, a noz moscada e o creme de leite. Bata bem com um fouet, tempere com pouco sal e pimenta e reserve.

Montagem - Arrume as cebolas e o queijo por cima da base da torta, já fria. Despeje o creme por cima e leve ao forno pré-aquecido a 190oC, por cerca de 35 minutos, ou até que o recheio comece a dourar. Sirva morna.

*Aqui em casa fiz uma saladinha de cenoura ralada, coentro e gomos de laranja para servir.