quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Pão Sírio (ou Pão Pita)


Depois de uma tentativa frustrada de fazer um pão sírio do livro de receitas do Paul Hollywood, senti que era hora de fazer novamente, usando, dessa vez, uma outra receita. E quer melhor oportunidade do que quando a vovó bate à porta com um delicioso antepasto de berinjela?! Enquanto ela ainda estava aqui brincando com o Caio, decidi que ia botar a mão na massa. E olha, não teve hora mais certa. Os pãezinhos saíram deliciosos e macios já do forno, bem diferentes dos pães terrivelmente duros que haviam saído do forno na receita anterior. Hoje, já dias depois de tê-los feito, comi, de manhã, um sanduíche feito com o último pãozinho grelhado. Delicioso é a palavra!

Pão Sírio

Ingredientes:

1 colher (chá) de fermento biológico seco
4 colheres (sopa) de água morna
60g de farinha de trigo integral
250g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de azeite

Modo de Preparo:

Em uma tigela pequena, misture o fermento com a água morna. Deixe descansar por cinco minutos. Em uma tigela grande, misture as farinhas e o sal. Faça um buraco no meio da mistura de farinha e acrescente o azeite e a água morna com o fermento. Misture bem, transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove até que a massa fique lisa e elástica. Transfira a massa para uma tigela untada com azeite, cubra e deixe descansar por cerca de uma hora, ou até que tenha dobrado de tamanho. Após o descanso, retire totalmente o ar da massa, corte-a em seis pedaços e vá abrindo com o rolo, uma a uma, no formato que desejar. Transfira os pães para uma assadeira polvilhada com farinha e deixe descansar por mais 20 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 240oC e coloque uma assadeira grande para ir aquecendo. Coloque os pães na assadeira quente e asse por 5 minutos. Retire-os do forno e pincele-os levemente com água. Sirva-os mornos.


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Mousse de Limão


Voltamos com tudo no CanalReceitinhas! Essa semana tem vídeo da mousse de limão! Passa lá pra conferir!

domingo, 27 de outubro de 2013

Risoles de Milho


Infelizmente ainda não tive a oportunidade de assistir nenhum dos programas da segunda temporada daquele gato do Rodrigo Hilbert. No entanto, vi na internet que ele tinha preparado risoles de milho, e decidi preparar também. Peguei uma receita na internet - não lembro de qual site - e preparei. Deliciosos os salgadinhos, ainda sobraram alguns congelados pra fazer durante a semana!

Risoles de Milho

Ingredientes:

Massa:

1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de caldo de carne
1 colher (chá) de manteiga
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino a gosto

Recheio:

1 lata de milho verde escorrida
2 talos de cebolinha, picados
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto

Para empanar:

2 ovos
1 xícara (chá) de farinha de rosca
Óleo para fritar

Modo de Preparo:

Massa - Em uma panela grande, ferva o leite com o caldo de carne, a manteiga, o sal e a pimenta. Acrescente a farinha e mexa bem, até que vire uma massa lisa. Coloque em uma superfície polvilhada com farinha, espere esfriar um pouco e vá sovando até que a massa fique macia. Reserve.

Recheio - Em uma panela pequena, refogue a manteiga e a cebolinha. Adicione o milho verde e tempere a gosto. Reserve.

Montagem - Pegue pequenas porções da massa, amasse-as com a palma da mão e forme um círculo. Recheie com uma quantidade pequena do milho e dobre a massa ao meio, formando um pastel. Feche bem as bordas - pode pincelar com água para fechar - e reserve os risoles. Empane-os no ovo, e depois na farinha de rosca. Se for congelá-los, esse é o ponto certo. Se não, frite-os em óleo quente e fogo baixo, até que fiquem dourados.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Kafta


Para completar o post do delicioso tzatziki, agora vem a receita da kafta, essa carne moída no espeto cheia de personalidade! Delícia para sair da rotina!

Kafta

Ingredientes:

500g de carne moída (peça para moer 2 vezes) - usei patinho
1/2 xíc. (chá) de cebola em cubos pequenos
2 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de páprica defumada
Salsinha, cebolinha e hortelã a gosto
Sal e pimenta-do-reino
Palitinhos de bambu para espetar

Modo de Preparo:
Coloque os palitos de bambu de molho na água enquanto prepara a carne. Misture todos os ingredientes e forme bolinhos em formato de pequenos 'croquetes'. Retire os palitos do molho, seque-os com um pano e espete os bolinhos de carne. Leve para grelhar em uma frigideira ou no forno, até que eles fiquem totalmente cozidos por dentro. Sirva imediatamente.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Bolo de Festa - Chocolate com Coco e Cobertura de Buttercream


Outro bolo de teste para a festa do pequeno. Desta vez, a massa desse bolo delicioso, um recheio de beijinho (1 lata de leite condensado, 4 colheres (sopa) de coco ralado, 1 colher (sopa) de manteiga e 100g de creme de leite, leve ao fogo os ingredientes sem o creme de leite até que solte do fundo da panela. Junte o creme e leve à geladeira) e cobertura de buttercream (100g de manteiga - temperatura ambiente, 200g de açúcar de confeiteiro e 1 colher (sopa) de essência/extrato de baunilha. Bata bem a cobertura até que os ingredientes fiquem bem incorporados). A montagem foi igual a essa mesmo. Aproveitei que tinha um pedaço de pasta americana e moldei esse barquinho azul, já que o tema da festa é marinheiro! Delícia demais, difícil escolher, acho mesmo que vou fazer um bolo de chocolate e outro de baunilha! 


sábado, 19 de outubro de 2013

Bolo de Festa - Baunilha com Creme de Avelã


Falta menos de um mês para o aniversário do Caio. Do mesmo jeito do chá de bebê, vamos preparar tudo a quatro mãos - e quantas mais puderem nos ajudar! Por isso já estou atabalhoada de pequenas coisas para fazer. Lavar os potes e garrafinhas dos docinhos, preparar as lembrancinhas e, especialmente, escolher o cardápio. Decidi que o bolo vai ser um bolo simples, de baunilha com recheio, e com cobertura de buttercream, uma coisa bem caseira e um tanto rústica. Para o aniversário dele quis tentar uma receita nova. Aliás, tentei algumas já e, bem, ficaram tipo cake wreck. Depois das tentativas frustradas, achei uma receita na internet e bingo! Adorei! Um bolo branco delicioso, de camadas perfeitas, macio e molhadinho, do jeito que eu gosto. E ótimo para rechear, super firme na hora da montagem!


Bolo de Baunilha

Massa:

4 ovos inteiros
2 gemas
1 1/4 xíc. (chá) de buttermilk*
2 colheres (chá) de essência/extrato de baunilha
3 xíc. (chá) de farinha de trigo para bolo (cake flour)**
2 xíc. (chá) de açúcar
4 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 xíc. (chá) (226g) de manteiga em temperatura ambiente

Recheio:

Creme de avelã

Cobertura:

Confeitos para enfeitar

Modo de Preparo:

Massa: Em uma tigela, bata os ovos, as gemas e 1/4 da xícara de buttermilk com a baunilha e reserve. Na tigela da batedeira, coloque a farinha peneirada, o açúcar, o fermento e o sal. Adicione a manteiga e o restante do buttermilk. Bata em velocidade baixa até que a mistura fique encorpada. Então aumente a velocidade e bata por mais 4 minutos. Acrescente, em 3 adições, a mistura de ovos e baunilha e bata somente até que a massa fique homogênea. Transfira a massa para 3 assadeiras de 15 cm previamente untadas e enfarinhadas. Leve ao forno pré-aquecido a 190oC por 20-25 minutos, ou até que os bolos passem no teste do palito.

Montagem: Em um prato, coloque a primeira camada do bolo. Fure-o com um garfo e umedeça-o com água ou calda de sua preferência. Coloque uma quantidade generosa do creme de avelã. Cubra com o outro bolo e repita a operação até o último bolo. Com o auxílio de uma espátula, cubra com a ganache e enfeite com os confeitos.

*Buttermilk: para cada xícara de leite, adicione 1 colher (sopa) de vinagre branco. Deixe descansar em temperatura ambiente por 10 minutos ou mais.

**Cake flour: para cada xícara de farinha normal, retire 2 colheres (sopa) e substitua por amido de milho. Peneire a mistura 4 vezes para incorporar.

***Fiz meia receita e me rendeu as 3 assadeiras de 15 cm.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Cinnamon Rolls


De última hora, fiquei sabendo que corre pela internet o World Bread Day, comemorado hoje, com participação de vários blogueiros que, obviamente, devem assar um pão para o evento. Já estava com esses pãezinhos deliciosos prontos, e resolvi postá-los para a ocasião. Já fiz pão doce antes, mas nunca com a maciez e fofura desses. Nota mil!



Cinnamon Rolls
do meu queridinho Step by Step Baking

Ingredientes:

Massa:

125 ml de leite
125 ml de água
100g de manteiga sem sal
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
50g de açúcar refinado
550g de farinha, peneirada, extra para polvilhar
1 colher (chá) de sal
1 ovo, mais duas gemas
Óleo vegetal, para untar a tigela

Recheio:

2 colheres (sopa) de canela
100g de açúcar mascavo claro
25g de manteiga derretida
1 ovo batido para pincelar

Modo de Preparo:

Em uma panela, aqueça o leite, a água e a manteiga, até que a mistura fique homogênea. Reserve e deixe amornar. Misture então o fermento e 1 colher (sopa) de açúcar. Cubra e deixe descansar por 10 minutos. Em uma tigela, coloque a farinha, o sal e o açúcar restante. Faça um buraco no centro dos ingredientes secos e despeje a mistura do leite. Incorpore os ovos e sove a massa por aproximadamente 10 minutos, ou até que a massa fique macia e elástica, polvilhando farinha, se necessário. Coloque a massa em uma tigela untada com óleo, cubra com filme plástico e deixe crescer por aproximadamente 2 horas, ou até que dobre de tamanho. Prepare o recheio: misture o açúcar com a canela e reserve. Após o descanso, retire o ar da massa e abra com um rolo formando um retângulo de aproximadamente 40x30cm. Pincele com a manteiga derretida e cubra generosamente com a mistura de açúcar com canela. Enrole a massa - como se fosse fazer um rocambole - pressionando para fechar o rolo. Corte rodelas da massa, com cuidado para não amassar os pães. Coloque em uma assadeira untada com óleo, cubra com um pano de prato e deixe descansar por mais 1 hora, até que dobre novamente de tamanho. Pincele com o ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180oC até que os pãezinhos estejam assados e levemente dourados. Retire do forno e deixe amornar.


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Tzatziki


Essa saladinha deliciosa e azedinha ficou perfeita para acompanhar a kafta do almoço de hoje. Desde que o Caio começou a comer a comida de casa, abandonei - por tempo indeterminado - as segundas-feiras sem carne, já que ele não pode comer laticínios ainda. Aí faço carne quase todos os dias. Essa receita peguei de um programa do Chuck Hughes, que passa no GNT. Acho que ficaria ótimo também acompanhado um hamburguer bem suculento! Delícia!

Tzatziki

Ingredientes:

1 pepino, sem semente, cortado em cubos pequenos
1/2 cebola pequena, ralada
2 xíc. (chá) de iogurte natural
3 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Suco de 1 limão
1/2 xíc. (chá) de cebolinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Em uma peneira, coloque o pepino, a cebola e 1 colher (sopa) de sal. Deixe escorrer por 1 hora ou por até 8 horas coberto na geladeira. Em uma tigela, misture bem os outros ingredientes. Acrescente o pepino e a cebola e tempere a gosto.

domingo, 13 de outubro de 2013

Sopa de Abóbora


A sugestão de hoje é uma receita deliciosa de uma sopinha de abóbora de aquecer qualquer coração. Gosto de fazer aos domingos para o Caio jantar, ótima pedida para fechar o final de semana! Geralmente eu refogo meia abóbora japonesa e uma batata média em meia cebola, um talo de salsão e azeite. Tempero com o sal e cubro com água. Deixo cozinhar bem e depois bato no liquidificador, acertando a água para ficar na textura que eu gosto, não muito grossa. Depois coloco um fiozinho de creme de leite, cebolinha e pronto! Ele come uma metade e eu a outra!

sábado, 12 de outubro de 2013

Bolachinhas Recheadas com Geleia


Sobrou massa da torta?! Que tal fazer bolachinhas recheadas com geleia? Peguei o que restou da massa, abri com cortadores redondos, esperei esfriar e recheei com uma geleia de morango caseira que minha tia me deu de presente! Delícia!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Torta de Cupuaçu


Nem acredito que, pouco mais de 10 da noite, o silêncio já reina absoluto aqui em casa. E pra curtir esse momento solitário, nada melhor do que uma fatia dessa torta bem gelada! É uma pena que ela tenha acabado no domingo mesmo, depois que levei para o almoço de aniversário da minha mãe! =P

Torta de Cupuaçu

Ingredientes:

Massa

1 ½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de amêndoas
2 colheres (sopa) de açúcar
100g de manteiga gelada, cortada em cubinhos
1 ovo ligeiramente batido
Água gelada (o suficiente para dar o ponto) 

Recheio:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 e ½ lata de polpa de cupuaçu - mais ou menos a medida de uma fruta, polpa cortada, com a tesoura, dos caroços

Modo de Preparo:

Massa - No processador, bata bem a farinha, a amêndoa e o açúcar. Adicione a manteiga e bata até obter uma farofa. Com o processador ligado, junte o ovo e a água e pulse até formar uma massa homogênea. Retire do aparelho e faça uma bola. Achate para dar a forma de um disco e leve para gelar, embrulhada em filme plástico, por uma hora ou até ficar firme. Abra o disco sobre uma superfície lisa e, com ele, forre a fôrma. Leve ao forno moderado (180°C), pré-aquecido, por 30 minutos ou até dourar. Deixe esfriar.

Recheio - Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje por cima da massa, assada e fria. Leve à geladeira para endurecer. Decore com amêndoas laminadas e sirva gelada.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Pão Integral Fofinho


Vocês devem estar achando que eu estou sendo patrocinada por alguma marca de farinha de trigo. Mas não é isso. Estou mesmo bastante empolgada com receitas 100% glúten, e esse pão não é nenhuma exceção. Com certeza o pão integral mais fofinho que já fiz, perfeito quentinho, frio, ou requentado. Aliás, desconfio que todas as receitas do site da King Arthur Flour são perfeitas assim!

Pão Integral Fofinho

Ingredientes:

1 a 1 e 1/4 xíc. (chá) de água morna
1/4 xic. (chá) de óleo
1/4 xíc. (chá) de mel
3 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo integral (substituí 1 xíc. por farinha branca)
2 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco
1/4 xíc. (chá) de leite em pó desnatado
1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture o óleo, o mel, a farinha, o leite e o sal. Separe 1/2 xícara de água e misture com o fermento. Junte o líquido do fermento aos demais ingredientes e vá despejando a água, até que a massa dê o ponto. Sove bem por cerca de 10 minutos, ou até que a massa fique lisa e elástica. Coloque a massa dentro de uma tigela, cubra com plástico filme e deixe crescer até dobrar de tamanho, aproximadamente 1 hora. Após o descanso, retire o ar da massa e coloque na fôrma de bolo inglês (essa receita rende 2 fôrmas). Cubra com um pano de prato e deixe crescer novamente por mais 1 hora. Leve ao forno pré-aquecido a 190oC até que o pão fique totalmente assado e levemente dourado em cima. 

domingo, 6 de outubro de 2013

Ravioli Caseiro de Mussarela de Búfala


Desde que aprendemos a fazer a massa caseira raramente compramos as do pacote. Óbvio que a praticidade da comprada é enorme, mas com certeza o sabor da caseira é inigualável. Hoje não tem receita não, só vou dar a dica das quantidade pra fazer uma massa perfeita. Essa foi tirada de um livro italiano, por aí você vê a razão de ter ficado tão gostosa. Usei 400g de farinha de trigo, 4 ovos, 1 colher de sopa de azeite e sal. Amassei bem, deixei descansar por 30 minutos. Abri a massa na máquina, abertura 3 - dá pra abrir no rolo tranquilamente, a massa deve ficar fininha, como uma folha de cartolina. Recheei com mussarela de búfala - previamente processada - fechei, cortei com um cortador para ravioli, coloquei na água fervente salgada e deixei cozinhar por aproximadamente 3 minutos. Na hora de cozinhar, é bom ir provando sempre para não passar do ponto. Usei esse molho, feito com tomates super maduros. Cobri com parmesão ralado e pronto!

sábado, 5 de outubro de 2013

Bolo de Chocolate da Palmirinha


Vovó esteve aqui para almoçar essa semana e, enquanto paparicávamos Caio na sala, assistíamos a um programa antigo da Palmirinha, no qual ela dava essa receita de um bolo saboroso e fofinho. Dias antes tinha avistado, na casa da vovó, uma linda assadeira de bundt cake. Falei pra ela que podíamos fazer o bolo, na assadeira que eu tinha visto lá. No outro dia, veio vovó para o lanche com a assadeira e os iogurtes, únicos ingredientes que não tinha em casa. O resultado?! Um bolo fofinho, úmido, delicioso e imenso, até esborrotou da assadeira. Mas até as sobras que caíram queimadas na assadeira de apoio estavam deliciosas!

Bolo de Chocolate da Palmirinha


Ingredientes:

1 xícara (chá) de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos (claras e gemas separadas)
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
400 g de iogurte natural

Modo de Preparo:

Coloque a manteiga, o açúcar e as gemas na vasilha da batedeira, e bata até obter um creme. Acrescente o iogurte natural, a farinha e o chocolate em pó. Depois, bata para se misturarem. Adicione o fermento, o bicarbonato, as claras em neve e a baunilha, e misture tudo, delicadamente, até homogeneizar a massa. Coloque, então, a massa obtida em uma assadeira redonda com buraco no meio, untada e polvilhada. Leve ao forno a 150°C por 15 minutos e, logo em seguida, a 180°C até dourar. 

Para a cobertura, usei uma ganache normal: chocolate e creme de leite - mesma quantidade - derretidos por pouco tempo no micro-ondas. Cobri com a mistura e joguei algumas raspas de chocolate para enfeitar.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Gratin Dauphinois (ou Batata Gratinada)


Acordei hoje com uma bela dor de garganta. Só que hoje foi dia sem descanso, das 8 às 18 sem parar um minuto. O resultado foi uma noite bem preguiçosa, e uma vontade imensa de comer uma comfort food pra ir dormir feliz. E posso afirmar: essa batata é espetacular, e cumpriu super bem o seu papel! Soninho garantido pra mais tarde!


Gratin Dauphinois
do livro Cook Step by Step

Ingredientes:

750g de batata inglesa
600 ml de leite
Noz moscada 
Sal e pimenta
300 ml de creme de leite
45g de queijo gruyère ralado (usei mussarela)
1 dente de alho

Modo de Preparo:

Em uma panela, aqueça o leite. Descasque as batatas e corte-as em rodelas finas, com cerca de 3mm de espessura. Cozinhe as batatas no leite, e salgue a gosto. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos, ou até que fiquem al dente. Retire do fogo e escorra o leite - que poderá ser usado para outra coisa, como uma sopa, por exemplo. Volte as batatas para a panela com o creme de leite. Adicione uma noz-moscada ralada e tempere novamente com sal e pimenta. Deixe apurar por mais alguns minutos. Corte o dente de alho ao meio e esfregue bem na parte de dentro da tigela. Coloque as batatas, o queijo e leve ao forno pré-aquecido ao 200oC até que a cobertura fique levemente dourada. Sirva quente.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Panettone


A vida não anda nada mansa por aqui. De novo, estou sem empregada, que, de novo, saiu de licença pra ter bebê. Não posso culpá-la, afinal, uma mãe de três belezinhas de filhotes não pode falar absolutamente nada quando a empregada aparece grávida. De novo. Agora incorporei pra mim as atividades domésticas, além das atividades de mãe e trabalhadora. Enfim, essa é a maior causa do meu sumiço, emendada com um cansaço sem fim, que me faz, a qualquer sentada, cochilar minutos a fio.

Panettone é a cara do meu irmão mais velho. Ele adorava, chegava a comer a metade de um inteiro só em uma sentada. Lembro que quando éramos pequenos, na minha casa tinha uma lata de um panettone Bauducco com a história da criação da iguaria. Eu sempre lia, porque a lata estava na mesa durante o ano inteiro, geralmente recheada de bolacha de água e sal. Aí que acordei essa semana com uma vontade imensa de comer panettone. Já avistei-os no supermercado, mas além de caros, ultimamente não têm aparecido tão gostosos quanto antes. Decidi que era a vez de fazê-los, aproveitando a sorte que ando tendo com pães ultimamente. Essa, com certeza, foi a melhor decisão. O panettone saiu quentinho, fofinho e delicioso, só um pouco baixo porque fiz meia receita em uma fôrma do tamanho da receita inteira!

Panettone
do Livro Step by Step Baking

Ingredientes:

2 colheres (chá) de fermento biológico seco
125 ml de leite morno
50g de açúcar refinado
425g de farinha de trigo
Uma pitada de sal
75g de manteiga, sem sal, derretida
2 ovos grandes, mais um para pincelar
1 e 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
175g de frutas cristalizadas e passas
Raspas de uma laranja 
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo:

Adicione o fermento ao leite morno e misture bem. Deixe descansar por cinco minutos. Enquanto isso, coloque, em uma tigela, o açúcar, a farinha e o sal em uma tigela grande. Misture, ao fermento com o leite, a manteiga, os ovos e a baunilha. Despeje a mistura líquida na mistura seca e sove por aproximadamente 10 minutos, ou até que a massa fique macia e elástica. Abra a massa e coloque as frutas e passas dentro. Incorpore bem as frutas à massa e leve a uma tigela untada com óleo. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por aproximadamente 2 horas, ou até que dobre de volume,  em um ambiente longe de correntes de ar. Após o descanso, abra a massa novamente, retirando totalmente o ar. Com papel manteiga, faça uma 'parede' em uma fôrma de 15 cm. Coloque a massa na fôrma e deixe crescer novamente por 2 horas, ou até dobrar de volume. Pincele com o ovo reservado levemente batido e leve ao forno pré-aquecido a 190oC por 40-45 minutos, ou até que o pão fique douradinho em cima. Caso fique dourado antes de assar por completo, cubra-o com papel alumínio e deixe-o no forno por mais tempo. Retire o panettone do forno, deixe descansar por 5 minutos e retire-o da fôrma. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.