Vocês devem estar achando que eu estou sendo patrocinada por alguma marca de farinha de trigo. Mas não é isso. Estou mesmo bastante empolgada com receitas 100% glúten, e esse pão não é nenhuma exceção. Com certeza o pão integral mais fofinho que já fiz, perfeito quentinho, frio, ou requentado. Aliás, desconfio que todas as receitas do site da King Arthur Flour são perfeitas assim!
Pão Integral Fofinho
Ingredientes:
1 a 1 e 1/4 xíc. (chá) de água morna
1/4 xic. (chá) de óleo
1/4 xíc. (chá) de mel
3 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo integral (substituí 1 xíc. por farinha branca)
2 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco
1/4 xíc. (chá) de leite em pó desnatado
1 colher (chá) de sal
Modo de Preparo:
Em uma tigela, misture o óleo, o mel, a farinha, o leite e o sal. Separe 1/2 xícara de água e misture com o fermento. Junte o líquido do fermento aos demais ingredientes e vá despejando a água, até que a massa dê o ponto. Sove bem por cerca de 10 minutos, ou até que a massa fique lisa e elástica. Coloque a massa dentro de uma tigela, cubra com plástico filme e deixe crescer até dobrar de tamanho, aproximadamente 1 hora. Após o descanso, retire o ar da massa e coloque na fôrma de bolo inglês (essa receita rende 2 fôrmas). Cubra com um pano de prato e deixe crescer novamente por mais 1 hora. Leve ao forno pré-aquecido a 190oC até que o pão fique totalmente assado e levemente dourado em cima.
que legal, vou levando a receita. O aspecto é que ficou bem fofinho mesmo
ResponderExcluirOi Renata
ResponderExcluirAdorei a receita e já copiei!
Farei em breve!
Bjim
Léia
Fiz a receita ao pé da letra e não deu certo. A massa não cresceu e ficou super oleosa e muito dura.
ResponderExcluirSerá que está faltando algum detalhe na receita?
Obrigado.
Olá Anônimo! Desculpe a demora em responder!
ResponderExcluirQuando for fazer pães, tenha certeza de que o seu fermento está novo, e que a sua água não está quente. O ponto da água é quando ela está morna, e você pode aguentar o calor com um dedo dentro dela. A água muito quente inibe o efeito do fermento, matando-o. Fora isso, a receita confere com a que eu fiz, no site.
Esperto tê-lo ajudado.
Um abraço!