sábado, 30 de março de 2013

Espaguete de Abobrinha com Molho Alfredo


Semana passada, na minha ida à feira, ganhei a companhia especial da minha madrinha, que, recém-chegada de viagem, queria abastecer a casa com algumas frutas e verduras frescas. Aí fomos até um lugar na feira que eu raramente ando - sempre vou pelo outro lado. Encontramos um cidadão vendendo um ralador que ralava de vários jeitos. E um desses jeitos era fazendo espaguete - grosso ou fino - de legumes. Compramos o ralador e, no dia que eu cheguei em casa, já preparei esse espaguete delicioso! Bom é pouco!

Espaguete de Abobrinha

Ingredientes:

Massa:

1 abobrinha menina grande, ralada como espaguete
1 xíc. (chá) de caldo de legumes
Sal

Molho:

1/2 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de cebola ralada
1 caixa (200g) de creme de leite
50g de queijo parmesão ralado
1/2 xíc. (chá) de leite
Champignon fatiado
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque a abobrinha, o caldo e o sal. Cozinhe até a abobrinha ficar al dente. Aqui deve-se ter muita atenção, pois ela cozinha rápido e pode ficar muito quebradiça. Escorra o caldo e reserve o espaguete. Para o molho: refogue a cebola na manteiga e junte o restante dos ingredientes. Mexa bem e coloque por cima da abobrinha.

E uma foto do ralador, só pra não ficar só na curiosidade!


Ah, e antes que eu esqueça, mais uma novidade super legal!

Eu e o Bernardo estamos fazendo vídeos com algumas receitinhas do blog. Acessem o nosso canal:

www.youtube.com/canalreceitinhas

sexta-feira, 29 de março de 2013

Caldo de Legumes Caseiro


Infelizmente, com bebê pequeno, tenho que ter em casa opções práticas. Não andei fazendo risotos, mas confesso que o último que fiz foi com os pecaminosos e cheios de sódio cubinhos de caldo industrializado. E como o risoto é um prato muito apreciado em casa, resolvi colocar as mãos na massa e - com quase nenhum trabalho - fazer mais de 2 litros de caldo de legumes. O resultado? A metade ainda está na geladeira, esperando a próxima receita!

Caldo de Legumes Caseiro

Ingredientes:

2,5 l de água
2 cenouras, descascadas e cortadas em pedaços grandes
2 talos de salsão, cortados em pedaços grandes
1 cebola, cortada em quartos
2 dentes de alho
1 colher (chá) de páprica doce
1/2 colher (sopa) de sal
Ervas a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, leve ao fogo baixo todos os ingredientes. Deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora. Coe o caldo e leve à geladeira. Também pode ser congelado.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Nuggets Assados de Frango


Adoro meu processador de alimentos! Desde que ganhei de presente no ano passado, tenho evitado comprar carnes que já vêm moídas do mercado. Gosto de comprar o frango orgânico e moê-lo em casa, para fazer hamburguer, quibe e esses nuggets deliciosos. E a receita é super simples! Quem não tem acesso ao processador pode comprar o frango já moído, o resultado é o mesmo!

Nuggets Assados de Frango

Ingredientes:

600g de peito de frango
4 colheres (sopa) de creme de cebola
1 colher (sopa) rasa de sal
Pimenta-do-reino moída a gosto
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 ovos batidos
2 xícaras (chá) de farofa de bolacha cream cracker (basta bater bem a bolacha no liquidificador)
Azeite de oliva para regar

Modo de Preparo:

Na tigela do processador, coloque o frango, o creme de cebola, o sal e a pimenta. Bata bem até que a mistura vire quase uma pasta. Modele os nuggets - sem apertá-los demais - e passe pela farinha de trigo, depois pelos ovos batidos e, finalmente, pela farofa de bolachas. Bata bem após passar por cada ingrediente para retirar o excesso. Acomode os nuggets em uma assadeira, regue com azeite e leve ao forno a 220oC até os nuggets ficarem dourados. Vire-os para que dourem dos dois lados.

domingo, 24 de março de 2013

Brownie de Chocolate com Nozes


Que tal começarmos a semana santa com uma receita maraivlhosa de brownie? Além de rápido de fazer, ele fica uma delícia! Úmido e com chocolate na medida certa, as nozes dão um toque crocante delicioso!

Brownie de Chocolate com Nozes
do Livro 400 Sensational Cookies

Ingredientes:

125g de chocolate meio-amargo
1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1/4 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
3/4 xícara (chá) de açúcar cristal
3 ovos
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de nozes picadas

Modo de Preparo:

Em uma tigela de vidro média, coloque o chocolate e a manteiga. Leve ao micro-ondas para derreter, cerca de 1 minuto. Caso não tenha derretido completamente, volte ao micro-ondas em intervalos de 10 segundos. Misture bem e reserve. Enquanto isso, peneire a farinha, o cacau e o sal. Na tigela do chocolate, adicione o açúcar cristal e o açúcar mascavo e misture bem com um batedor de arame. Adicione os ovos, um a um, batendo bem após cada adição. Acrescente a baunilha e a mistura de farinha e cacau, as nozes e misture somente até incorporar. Despeje a mistura em uma fôrma forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 200oC, até que, ao inserir um palito no centro, ele saia levemente molhado. Retire do forno, espere esfriar e desenforme o brownie.

terça-feira, 19 de março de 2013

Ninhos de Chocolate com Ovinhos de Amendoim


Olha que ideia fofa pra enfeitar a mesa na Páscoa! Quando a Tamy compartilhou no facebook, fiquei apaixonada! E já que tinha tudo em casa, resolvi fazer! Peguei 200g de chocolate meio amargo derretido, chocolate granulado e ovinhos de M&M com amendoim e montei os ninhos em uma colher de plástico! Depois. levei ao freezer para endurecer o chocolate e pronto! Achei lindo, e acho que substitui lindamente os enormes - e caríssimos - ovos de Páscoa.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Panquecas de Legumes


Ontem estávamos morrendo de preguiça de sair de casa para almoçar. Além do que, o picnic que fizemos foi suficiente para encher a barriga da turminha até quase 2 da tarde. Mas aí chegou a hora da fome e decidi explorar a geladeira para ver o que tinha. Lembrei então dessa receita de panquecas que tinha visto no blog da Ana Elisa há algum tempo e coloquei a mão na massa. O resultado foi essa massa deliciosa, ainda mais acompanhada do molho shoyu que ela sugeriu. Hoje no almoço terminei de comê-las! Delícia!


Panquecas de Legumes
copiada fielmente daqui

Ingredientes:

2 xic. de farinha de trigo branca orgânica
2 ovos grandes, orgânicos
1 colh. (sopa) óleo vegetal (mais um pouco para fritar)
1 1/2 xic. água
2 cenouras médias, raladas grosso
1 abobrinha pequena, ralada grosso
1/4 xic. cebola picada
Shoyu para servir

Modo de Preparo:

Junte numa tigela a farinha, os ovos, o óleo e a água e misture com um batedor de arame até que fique homogêneo. Deixe descansar por cerca de meia hora. Se deixar de um dia para o outro, pode ser que seja preciso acrescentar mais uma ou duas colheres de água para que a textura volte ao normal (como massa de panqueca comum, nem muito líquida nem muito firme). Junte os legumes à massa. Aqueça um fio de óleo em uma frigideira grande. Quando estiver bem quente, derrame 1/4 da massa na frigideira, espalhando para formar um círculo grande, de cerca de 20cm. Deixe em fogo médio até que doure de um lado e as laterais pareçam sequinhas, e então vire a panqueca com uma espátula, dourando o outro lado. Repita com o restante da massa. Corte em triângulos e sirva quente, com shoyu para mergulhar.

sábado, 16 de março de 2013

Chá de Morango Gelado


Hoje não tem receita, só uma sugestão que virou sensação aqui em casa! Coloquei 7 saquinhos de chá de morango em 1 litro de água fervente. Deixei em infusão por 3 minutos, retirei os saquinhos, coloquei 3 colheres de sopa de açúcar, esperei esfriar um pouco e levei à geladeira. Servi com bastante gelo. Uma ideia fantástica para um chá da tarde refrescante!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Pappa al Pomodoro


Não se confundam! Não é o senhor escolhido pelo Vaticano empapado em molho de tomate. E sim aquela sopa toscana cheia de sustância, como diria a minha avó. Peguei uma receita do Jamie Oliver que ficou uma delícia, ainda pude aproveitar para dar cabo de uns tomates perdidos na geladeira.

Pappa Al Pomodoro

Ingredientes:

500g de tomate
3 dentes de alho
1 punhado de manjericão fresco
Azeite a gosto
Sal e pimenta a gosto
2 latas de tomate sem pele
500g de pão italiano de boa qualidade

Modo de Preparo:

Corte os tomates ao meio e acomode-os em uma assadeira com um dente de alho, azeite e a metade das folhas de manjericão. Asse em forno pré-aquecido a 180oC por 20 minutos. Enquanto isso, refogue os dois dentes de alho em uma panela com mais azeite e o restante do manjericão. Acrescente os tomates enlatados e tempere com sal e pimenta. Amasse os tomates cozidos com o auxílio de uma colher de pau. Cubra com a tampa e deixe cozinhar por 15 minutos. Adicione o pão italiano picado em cubos grandes à sopa e deixe apurar por mais 10 minutos. Se necessário, acrescente água. Retire os tomates do forno e junte à sopa, mexendo bem. Sirva com bastante azeite e mais um pouco de manjericão.

terça-feira, 12 de março de 2013

Lassi de Banana


Semana passada foi o aniversário da minha avó e ela chamou a família pra almoçar na casa dela. Almoço esse que estava maravilhoso. Imagina, um vatapá, quibe de forno, saladas, torta, tudo feito pela vovó. Delícia demais! Aí ela me mostrou o livro que tinha comprado, uma coletânea daquelas duas apresentadoras australianas (ou neo-zelandesas) que fazem receitas com quatro ingredientes. Passei o olho pelo livro e achei uma receita de lassi de banana. No dia seguinte já coloquei em prática, visto que tinha um potinho de iogurte da leva passada que já estava quase vencendo. Virou uma ótima opção de café-da-manhã, super leve e delicioso!

Lassi de Banana

Ingredientes:

2 bananas maduras
1 pote de iogurte natural (170g)
2 colheres (sopa) de mel
1/2 colher (chá) de cardamomo em pó
Gelo a gosto

Modo de Preparo:

Bata bem todos os ingredientes no liquidificador. Beba imediatamente.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Geleia de Pimenta


Faz umas duas semanas que eu fui em uma loja de plantas para renovar minha hortinha, que, por incompetência minha, que coloquei todas as sementes juntas na terra, não brotou nenhuma ervinha. Aí papo vai, papo vem com a moça enquanto ela plantava, avistei um lindo pé de pimentas. Mas era uma pimenta diferente. Segundo a moça, uma pimenta que o pessoal chama de pimenta 'pimentão'. Semana passada, com o pé cheio de pimentas laranjadas e lindas, resolvi que queria fazer uma geleia. Achei essa receita ótima e fiz, no domingo de noite. Apesar de eu ter esquecido ela no fogo por mais de 20 minutos, ficou deliciosa. E foi o acompanhamento perfeito para o queijo quente, uma bela fatia de carne ou mesmo uma torradinha de manhã!

Geleia de Pimenta

Ingredientes:

4 pimentas dedo de moça sem sementes picadas (usei a tal 'pimenta pimentão')
1 maçã descascada e ralada no ralo grosso
1 xícara de açúcar
200ml de suco de laranja
2 dentes de alho descascados
1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Em uma panela coloque todos os ingredientes e leve ao fogo médio por 20 minutos sem mexer. A geleia ganha consistência depois que esfria, então apague o fogo e observe a mudança linda que acontece. Retire os dentes de alho, transfira a geleia para um pote de vidro esterilizado e mantenha na geladeira.

sábado, 9 de março de 2013

Assado de Espinafre e Ovo


Sabe comida de final de semana? Quando a geladeira está vazia? Pois essa aqui vai salvar vidas. Vi a receita, achei fofa a apresentação, mas confesso que duvidava um pouco que ficaria tão saborosa. Fiz, assei o pãozinho, e, na hora de provar, me surpreendi. É demais! Quando acabou, tudo o que eu pensava era em comer mais um potinho =D

Assado de Espinafre e Ovo

Ingredientes:

2 xícaras de espinafre, cozido por 5 minutos em água salgada
2 ovos
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta
Torradas para servir

Modo de Preparo:

Refogue o espinafre cozido na manteiga, para manter o brilho da folha. Divida as folhas em 2 travessas pequenas e quebre o ovo, cuidadosamente para não quebrar a gema, por cima da cama de espinafre. Tempere com sal e pimenta e leve ao forno pré-aquecido a 230oC. por aproximadamente 5 minutos, ou até que a clara cozinhe completamente. Retire do forno e sirva com as torradas.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Torta Fria de Atum


Apesar de meio datadas e um pouco cafonas, eu adoro essas tortas frias. Minha mãe sempre fazia quando tinha visita em casa e eu adorava! Era cheia de maionese, patê de azeitona, cenoura ralada, beterraba, uma delícia. Fui na casa dela um dia desses e achei uma revista, dessas de 1,00, cheia de fofocas e algumas receitas. Aí combinamos de fazer a torta juntas. Mas, por conta das agendas apertadas, não saiu. Ela fez na casa dela num domingo e eu fiz aqui em casa na segunda. E é mesmo uma delícia! Tão boa que, se fosse pra servir pras visitas, teria que ter feito outra!!!

Torta Fria de Atum
de alguma edição da Revista Ana Maria (não me julguem!)

Ingredientes:

1 e 1/2 xíc. (chá) de maionese
1 cebola pequena ralada
1 lata de atum sólido escorrido
1 colher (sopa) de salsa picada
1 cenoura sem casca ralada
1/2 xíc. (chá) de requeijão cremoso
4 colheres (sopa) de creme de leite
1/2 xíc. (chá) de azeitona verde picada
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
1 pão de forma sem casca para torta fria

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture a maionese (reserve 1/2 xícara) com a cebola, o atum e a salsa. Reserve. Em outra tigela, mescle a cenoura com o requeijão e reserve. Em uma terceira tigela, junte o creme de leite com a azeitona, a cebolinha e a maionese reservada. Em uma forma de pão forrada com papel alumínio, monte o sanduíche, alternando camadas de pão, a camada de atum, de cenoura e de azeitona, finalizando com o pão. Cubra com papel alumínio e leve à geladeira por duas horas ou de um dia para o outro. Na hora de servir, desenforme e decore com rodelas de cenoura.

terça-feira, 5 de março de 2013

Labna (Queijo de Iogurte)


Às vezes eu exagero comprando alguns ingredientes que, bem lá no fundo, sei que não vou usar. Esse foi o caso da tonelada de iogurte natural que comprei um dia desses. Procurando uso pra eles, que perdem a validade e azedam rapidamente, lembrei que tinha visto essa receita na Tamy algum tempo atrás. Pronto. Um dia foi suficiente pra fazer, e outro dia suficiente pra acabar. É um queijinho super suave, com o gosto do iogurte bem pronunciado. Ótimo para acompanhar um pão torradinho na frigideira.

Labna (Queijo de Iogurte)

Ingredientes:

2 potes de iogurte natural integral
Sal
Pimenta Rosa

Modo de Preparo:

Forra uma peneira com um tecido de voal ou algodão fino. Despeje o conteúdo dos copinhos de iogurte no tecido e amarre. Deixe a peneira em cima de uma tigela, de forma que o soro que saia do iogurte não toque o queijo. Depois de aproximadamente 24 horas na geladeira, retire a massa de queijo do tecido e faça bolinhas com as mãos ou com o auxílio de duas colheres de chá. Tempere com o sal e a pimenta rosa.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Torta de Couve-Flor com Cebola


Eu não gostei muito da foto, mas a torta ficou tão, mas tão gostosa que eu nem consegui pensar em não postá-la. A receita veio lá do blog da Tati, tanto a massa - que peguei de outra torta que ela fez - quanto a ideia para o recheio. E não vou mentir: a torta é simplesmente um luxo e essa massa, que fiz pela primeira vez, não vai sair do cardápio tão cedo. Uma torta leve e ideal para um almocinho rápido!

Torta de Couve-Flor com Cebola
da Tati, aqui e aqui


Massa: 
1¼ xícara farinha de trigo
½ colher (chá) sal
100g manteiga, gelada e cortada em pedacinhos
30ml (2 colheres de sopa) água gelada

Recheio:

10 buquês pequenos de couve-flor
1 cebola, cortada em meia-lua
1 caixa de creme de leite
2 ovos
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Massa - Na tigela do processador coloque a farinha, sal e manteiga, pulse até formar uma farofa úmida. Adicione a água aos pouquinhos, até que uma massa de forme, não processe demais, e pode ser necessário mais água, ou menos também. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e amasse algumas vezes, só até ficar homogênea. Abra a massa com um rolo e cubra-a uma forma canelada de 25cm, fure a massa com um garfo e leve ao freezer por 30min.

Recheio - Misture o creme de leite, os ovos e o queijo e bata bem. Adicione a couve-flor e a cebola e tempere.

Montagem - Pré-asse a massa por 10 minutos a 200oC. Retire do forno, coloque o recheio e volte ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até que a torta já esteja firme e comece a corar.

sábado, 2 de março de 2013

Flan de Chocolate


Mesmo com o expediente de 24 horas por conta do Cainho, tenho cozinhado bastante desde que ele nasceu. Durante um cochilo dele, ou uma hora - agora quase impossível - dele quietinho no carrinho, corro pra cozinha pra colocar em prática receitas que vejo pela internet, nos meus livros ou na TV. Essa já estava aberta aqui no computador há tempos. Fiz rapidinho de noite, e comi no dia seguinte, um antes e outro depois do almoço. A mistura da calda docinha com o flan de chocolate delicioso é mesmo uma maravilha!

Flan de Chocolate


Ingredientes:

Caramelo:

1/2 xícara (100 g) de açúcar branco fino
2 colh. sopa de água fria
1 colh. sopa de água quente

Pudim:

2 1/4 xíc. (chá) de leite integral
1 vagem de baunilha, aberta ao meio e liberta de sementes
90 g de chocolate meio-amargo
3 ovos grandes
2 colh. (sopa) de açúcar mascavo

Modo de Preparo:

Comece pelo caramelo: misture tudo numa frigideira, abane para o açúcar absorver a água e leve ao fogo baixo, vigiando sempre. Quando ficar dourado retire do fogo e divida pelas formas untadas previamente com óleo de canola. Pré aqueça o forno a 150ºC. Em uma panela pequena, aqueça o leite e a baunilha, até iniciar a fervura. Adicione o chocolate picado, mexa e reserve. Enquanto isso, em uma tigela, bata bem os ovos com o açúcar, até que a mistura vire um creme claro. Coe o leite com o chocolate e misture ao creme de ovos até ficar homogêneo.  Divida pelas formas e leve ao forno num tabuleiro em banho maria, com o nível de água pela metade da altura das formas. Ao fim de 50 minutos retire o tabuleiro com as formas e deixe esfriar, leve à geladeira 2 a 3 horas no mínimo (deixei a noite inteira). Desenforme com a ajuda de uma faca no perímetro interior de cada forma, se tiver dificuldade, mergulhe o fundo das formas em água quente.