sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Cinnamon Rolls


Mesmo tendo uma receita favorita de todos os tempos de cinnamon rolls, não resisti à receita da Raiza Costa que vi enquanto folheava meu lindo livro. Voltando de um passeio com as crianças, combinei com o Caio que faríamos pãozinho de canela para o café. Peguei a receita e, mesmo notando algumas coisas, digamos, estranhas na receita, fui com tudo. Acabei tendo que fazer algumas modificações, e, apesar do meu recheio de canela ter escorrido dos rolinhos, meus pãezinhos ficaram super fofinhos! Aqui deixo a receita dela e, ao lado, as minhas adaptações!

Cinnamon Rolls
do livro Cozinha Escalafobética

Ingredientes:

12g de fermento biológico seco instantâneo
120ml de leite morno - acrescentei mais 90ml, minha massa tinha ficado seca
600g de farinha de trigo
50g de açúcar
5g de sal
2 ovos - use grandes. Usei 3 pequenos
225g de manteiga - usei 200g

Recheio (esse recheio para mim não funcionou. O iogurte perdeu consistência e escorreu totalmente da massa. Usaria o recheio dos outros cinnamon rolls que postei aqui. Vale a pena!)

120g de iogurte natural
110g de açúcar mascavo
50g de açúcar
3 colheres (sopa) de canela em pó

Cobertura

100g de açúcar impalpável
Água para dar o ponto de glacê fluido

Modo de Preparo:

Misture o fermento e o leite morno em uma vasilha e deixe descansar por 10 minutos. Em outra vasilha, misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione o leite com o fermento, os ovos e misture até formar uma massa homogênea. Em um balcão enfarinhado, vá sovando a massa e adicionando manteiga aos poucos, sempre esperando ela ser absorvida completamente antes de adicionar mais. Não polvilhe farinha demais para a massa não ressecar; no início ela é pegajosa mesmo. Coloque a massa em uma vasilha coberta e leve para gelar durante a noite ou por no mínimo 8 horas. Tire a massa da geladeira e abra um retângulo de 22x30cm (o meu ficou bem maior). Em uma vasilha, misture o iogurte, os açúcares e a canela e espalhe sobre o retângulo de massa. Enrole a massa no sentido do comprimento, como um rocambole, mas sem pressionar muito. Leve para gelar mais 15 minutos. Tire a massa da geladeira e corte fatias de 4cm. Coloque-os dentro da forma de muffins, cubra com filme plástico e deixe descansando em temperatura ambiente até que dobrem de volume, aproximadamente 20 minutos. Preaqueça o forno a 160oC e asse os pãezinhos por cerca de 30 minutos, ou até que estejam dourados na borda. Tire-os do forno e deixe esfriar na própria forma por 5 minutos antes de desenformá-los. Misture o açúcar impalpável com a água até obter um creme espesso. Passe uma camada sobre os rolinhos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...