sexta-feira, 20 de maio de 2011

Boeuf Bourguignon


Essa é a minha versão de um prato que vi pela primeira vez no filme Julie & Julia, quem viu vai se lembrar. Só que modifiquei alguns passos da preparação, por preguiça conveniência mesmo! Meu marido gostou tanto que vive pedindo repeteco, segundo ele o sabor do vinho conferiu um toque especial à receita!

Boeuf Bourguignon
(do meu jeito)

Ingredientes:

1 kg de patinho em cubos
150g de bacon picado
500 ml de vinho tinto
1 cebola pequena, picada
1 cenoura picada
1 tomate picado
3 xícaras de caldo de carne
2 dentes de alho amassados
Tomilho, salsinha e cebolinha a gosto
Sal e pimenta
1 prato de cogumelo paris, limpo e fatiado
Cebolas em conserva

Modo de Preparo:

Seque os pedaços de carne e reserve. Frite o bacon na panela de pressão e retire assim que estiverem dourados. Frite a carne na gordura do bacon, até que doure de todos os lados. Acrescente a cebola, o tomate, o alho e a cenoura. Misture bem. Coloque o vinho e o caldo de carne, mexendo até levantar fervura. Tampe a panela e deixe cozinhar, depois que pegar pressão, por 30 minutos. Abra a panela (o caldo deverá estar bem grosso), junte o cogumelo (refogado na manteiga) e as cebolas em conserva e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Junte as ervas e sirva com vagens salteadas na manteiga. Eu servi também com cenouras e batatas.

9 comentários:

Sandra Reis disse...

Re, assisti ao Julie e Julia, uma delícia de filme, em todos os sentidos!! Ando querendo rever o Festa de Babette que vi há muito tempo e também fala sobre culinária, não sei se vc o assistiu.
Sou vegetariana mas cozinho carne para meu marido e filha (mas não provo) e essa sua receita faria sucesso em casa. Vou testar, parede fácil.
beijos e bom fim de semana

Quéroul disse...

adorei a 'facilitação' do prato. eu tenho muita vontade de fazer essa receita, mas me morro de preguiça.
lendo suas instruções parece tão fácil que eu tô quase querendo comprar vinho dubão pra fazer o trem.

amei deveras.
=***

"Manjares da Manu" disse...

Eu tb sou do prático!!! As vezes eu tb reduzo o tempo de preparo das comidinhas!!!
E esta ficou muito suculenta!!!Bem apetitosa!!!

Bjs...

felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata disse...

Ideal pra uma noite gelada como a de hoje!

Basta abrir um bom vinho, e o banquete tá feito!

manjericota disse...

Tati, sabe eu ja fiz esse prato varias vezes, e bem como vc, alterando alguns passos, e ele fica gostoso de qquer jeito.

Beijo, Dani

Maíra Bezzi disse...

Rê, delíiiiiiiiicia!
qnd vc vier aqui em casa, te mostro os livros de receiras francesas que tenho e que quase nunca faço, derrr!... quem sabe vc não me dá uma mãozinha?
bjão, amiga!

Marly disse...

Oi, Re,

Adoro este prato e realmente o vinho confere um saboer especial à carne! Huumm deu vontade, rsrs.

Um beijo e boa semana, darling!

Renata disse...

Sandra, esse outro que vc falou eu nunca assisti, vou procurar. E nós, apesar de estarmos evitando um tanto o consumo de carne, nos rendemos à essa receita. Recomendo!
Beijo!

Quéroul amiga, posso dizer que nem precisa ser tão bom.. Qualquer vinho a menos de 30 pratas já faz valer o prato!
Beijo!

Manu, praticidade é o que há, não é mesmo?
Beijos!

Rê, com certeza!
Beijo!

Dani, realmente, com esses ingredientes é difícil estragar uma receita!
Beijos!

Mamá amiga, com muito prazer! É só chamar que eu vou na hora!
Beijo pra vcs!

Marly, faz toda a diferença mesmo!
Beijão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...