sábado, 31 de outubro de 2015

Omelete de Micro-Ondas


Pode não ter ficado o prato mais bonito do universo, mas com certeza ficou delicioso, e quebraria o maior galho em um dia que eu não estivesse com vontade de fazer absolutamente nada na cozinha. A textura fica super parecida com a desses omeletinhos de forno, com a diferença que eles ficam prontos em menos de 2 minutos! Eu achei uma belezinha, já fiz mais de 3 vezes desde que assisti o vídeo. Mesmo não gostando muito de micro-ondas, confesso que algumas coisas são realmente bem mais práticas do que ter que lavar uma pilha de louças para fritar um omelete!

Omelete de Micro-Ondas

Ingredientes:

2 ovos
2 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de cebola picada
Cebolinha picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Tomate picado e cebolinha para decorar

Modo de Preparo:

Em uma caneca, misture os ovos, o leite, o parmesão, a cebola e a cebolinha. Bata com o garfo até ficar homogêneo. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino e leve ao micro-ondas por 1 minuto. Deixe mais tempo, em intervalos de 20 segundos, caso os ovos ainda estejam crus. Retire do forno e decore com tomate e cebolinha picados.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Macarons de Castanha-do-Pará com Recheio de Ganache de Chocolate


A vontade de comer macaron era maior que a vontade de sair pra comprar farinha de amêndoas. O que fazer? Um macaron com a farinha da castanha que tinha disponível em casa, claro! Sempre tenho castanha-do-Pará para fazer nossa granola, aí quando bateu o desejo pelo docinho temperamental, decidi preparar uma versão diferente pra ver se colava. E, gente, colou. É delicioso, com a textura similar ao original, mas o sabor da castanha realmente chama a atenção. Eu fiz com recheio de ganache e ficou maravilhoso, mas depois fiquei pensando nele com um recheio de doce de cupuaçu.. Ai ai! A receita é essa, trocando a farinha de amêndoas por uma farinha de castanha-do-Pará batida no liquidificador!

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Panquecas Sem Glúten


Milênios atrás eu comprei uma farinha de aveia para preparar esses biscoitinhos deliciosos. Passou o tempo e eu deixei ela lá, esquecida no armário de mantimentos. Eis que, arrumando a bagunça, encontro o pacote com vencimento beeeem próximo. Corri na internet para procurar uma receita que usasse esse material nobre - e saudável. Encontrei essa receita e matei dois coelhos numa cajadada só: testei meu fermento caseiro em panquecas e gastei o restante da farinha do armário! A textura é deliciosa, e a panqueca é super fofinha, nem parece se tratar de um 'sem glúten'. A turminha devorou com frutas, mel, geleia e a nutella caseira, que agora tem em casa toda semana!

Panquecas Sem Glúten

Ingredientes:

1 e 3/4 xíc. (chá) de farinha de aveia sem glúten
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
1 xíc. (chá) de leite - pode ser vegetal
1 e 1/2 colher (sopa) de óleo vegetal
2 ovos grandes
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
Óleo para untar

Modo de Preparo:

Em uma tigela, peneire a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Em outra tigela, misture os ingredientes restantes. Junte a mistura líquida aos secos, misturando até incorporar bem. Pré-aqueça uma frigideira em fogo médio-baixo e unte com óleo. Despeje cerca de 1/4 xíc. da massa na frigideira. Quando começar a formar bolhas, vire a panqueca. Deixe cozinhar o outro lado por cerca de 2 minutos e retire do fogo. Repita a operação com o restante da massa. Sirva imediatamente.

domingo, 25 de outubro de 2015

Ravioli de Abóbora com Manteiga de Sálvia


Já que hoje é o dia mundial da massa, vou postar uma receitinha que brilhou no nosso jantar de sexta-feira. Fiz dois tipos de ravioli, um com recheio de abóbora e o outro com recheio de queijo com calabresa. Experimentamos os dois e o veredito foi um só: o de abóbora ganhou de mil a zero do de calabresa. Massa deliciosa, recheio super macio e o 'molho' delicioso de manteiga. Esse prato da foto, com bastante parmesão, é perfeito para um jantar leve e muito sofisticado!

Ravioli de Abóbora com Manteiga de Sálvia

500g de abóbora, cortada em cubos
3 colheres (sopa) de azeite
1 pitada de noz moscada
100g de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de creme de leite
200g de manteiga
1 maço de sálvia
Sal e pimenta a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto para servir

Modo de Preparo:

Para o recheio, pré-aqueça o forno a 180oc e corte a abóbora, descascada, em pedaços de cerca de 2,5x2,5cm. Disponha a abóbora em uma assadeira, regue com o azeite e tempere com sal e pimenta. Leve ao forno até que a abóbora fique bem macia, desmanchando, cerca de 30 minutos. Retire do forno e transfira para o copo do processador. Junte a noz moscada, o parmesão e o creme de leite e processe até virar um purê grosso. Abra a massa e recheie com o creme. Molde os ravioli, passando água nas bordas para evitar que a massa estoure durante o cozimento. Polvilhe o ravioli com bastante farinha de trigo para que eles não grudem enquanto você molda o restante da massa. Cozinhe a massa em bastante água fervente, com bastante sal, até que os ravioli comecem a boiar na água. Experimente o ponto, retire os ravioli da panela e deixe escorrer. Em uma frigideira antiadarente, derreta a manteiga, junte algumas folhas de sálvia e tempere com sal e pimenta. Sirva os ravioli com a manteiga e bastante parmesão ralado na hora.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Espaguete com Molho de Tomate e Berinjela


A minha versão da Pasta alla Norma é bem simples. Tão simples que eu não vou nem colocar receita grande. Peguei 100g de macarrão e cozinhei al dente. Enquanto isso, fatiei uma berinjela pequena em fatias de 0,5cm, passei na farinha de trigo e fui fritando em cerca de 1 dedo de azeite. Escorri em um papel absorvente e reservei. Escorri a massa e misturei com 1 xíc. (chá) de molho de tomate. Coloquei as fatias da berinjela por cima e servi com queijo parmesão e salsinha picada! Uma belezinha!

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Fermento Caseiro


O que fazer quando a boleira tem todos os ingredientes para preparar as receitas, menos o fermento? Não dava mais tempo de sair pra comprar, por isso lancei mão de outro ingrediente - meio incomum, vamos dizer - para preparar a versão caseira desse pó mágico. 4 colheres (chá) de cremor tártaro - você encontra em lojas de confeitaria, é um sal obtido durante a decantação do vinho, muito usado para dar estabilidade em merengues e suspiros - e 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio. Mistura bem os dois ingredientes e usa como pedido na receita. Fácil, fácil, e o bolo e as panquecas cresceram como nunca! Uma beleza! 

domingo, 18 de outubro de 2015

Frango Agridoce Chinês


Ter que preparar peito de frango para uma refeição é quase sempre um martírio aqui em casa. Não tem mais ideia que chegue para usar o ingrediente. Semana passada, feriadão, tirei um pacote do corte do freezer e deixei descongelando, ainda sem saber o que iria fazer. Ver um pedação de abacaxi na geladeira acendeu minha luzinha: o frango agridoce que a gente pede no delivery chinês. Tinha pimentão, cebola, abacaxi e catchup suficiente para preparar o molho. E foi isso. Tive que jogar a primeira leva fora porque meu digníssimo marido leu 3x mais amido de milho do que realmente ia na receita, então tive que jogar tudo no lixo, sob pena do meu molho virar uma gelatina. Fiz uma parte do frango com molho e outra sem para os meninos mais novos, mas eles nem olharam pro grelhadinho, só quiseram o frango docinho com abacaxi!

Frango Agridoce Chinês
adaptada daqui

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de vinagre
3 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de catchup
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de molho de soja (shoyu)
2 colheres (chá) de amido de milho - opcional
1/2 pimentão verde, cortado em quadrados de 3x3cm
1/2 cebola, cortada em pétalas
4 fatias de abacaxi, cortadas em triângulos
500g de peito de frango em cubos, temperado com sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite de oliva a gosto

Modo de Preparo:

Misture vinagre, o açúcar, o catchup, o sal e o molho de soja em uma panela. Leve ao fogo e deixe ferver até encorpar. Junte o pimentão, a cebola e o abacaxi e deixe ferver por mais 1 minutos. Desligue o fogo e reserve. Aqueça uma frigideira, coloque cerca de 2 colheres (sopa) de azeite e despeje os cubos de frango. Deixe fritar até que fiquem dourados, retire-os do fogo e misture-os ao molho agridoce reservado.

*Fiz duas receitas para 1kg de frango, e acabei não usando o amido de milho. Mesmo assim o molho engrossou bem no fogo!

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Pão sem Sova - No-Knead Bread


Eu sempre tive muita curiosidade para fazer esse pão. Sempre via ele aparecendo pela internet, mas confesso que o descanso de 18 horas me dava a maior preguiça. Gosto de coisas rápidas, que ficam prontas na hora, por isso sempre adiei a preparação desse pão. Na verdade ele utiliza uma quantidade super pequena de fermento, e o processo 'imita' aquele da fermentação natural. A massa final é bem mole, e deve ser assada em uma panela de ferro, ou de qualquer tipo que vá ao forno. O Bernardo, que é fã de pães de fermentação natural, já saiu logo elogiando, dizendo que estava igual ao da padaria que costumamos comprar esse tipo de pão. E ficou mesmo. É um tipo de sourdough com buracos imensos de ar por dentro, e com a casca super dura logo que sai do forno. Já estou planejando a segunda leva para domingo!

Essa é minha contribuição para a minha terceira participação no World Bread Day, um evento organizado pela Zorra, do blog Kochtopf, que reune pessoas de vários países para fazer.. pão! Espero que gostem!

World Bread Day 2015 (October 16)

Pão sem Sova

Ingredientes:

3 xíc. (chá) de farinha de trigo
1/4 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1 e 1/4 colher (chá) de sal
1 e 5/8 xíc. (chá) de água
Semolina ou farinha, para polvilhar

Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento, o sal e a água. Mexa bem com uma colher até que a mistura fique homogênea. Cubra a tigela com um plástico filme e deixe descansar por 12-18 horas em temperatura ambiente. A massa estará pronta quando sua superfície estiver cheia de bolhas de ar. Polvilhe uma superfície com farinha e retire a massa da tigela. Dobre a massa duas vezes sobre ela mesma e deixe descansar por 15 minutos. Após o descanso, forme uma bola com a massa e deixe-a descansar, coberta por um pano de prato seco e limpo, por cerca de 2 horas. 30 minutos antes de finalizar o tempo de descanso da massa, pré-aqueça o forno a 220oC e coloque uma panela de cerca de 20cm de diâmetro - e que possa ir ao forno - dentro do forno. Após os 30 minutos, retire a panela com cuidado, coloque a massa dentro e tampe. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, retire a tampe e asse por mais 15-20 minutos, ou até que a casca esteja dourada. Retire do forno e transfira o pão para uma grade para esfriar.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Welsh Rarebit


Ou o melhor queijo quente que você já comeu na vida! Eu sou uma pessoa curiosa, não posso ver alguma receita nova com ingredientes que parecem bons que já quero logo testar. Vocês sabem sobre a minha paixão pelo Reino Unido e a cultura deles em geral e a vontade eterna de morar lá um dia. Essa torrada, que estima-se que seja de origem galesa, é uma espécie de queijo quente temperado. Li a receita em um dia e no dia seguinte já estava comendo no café da manhã. Comi uma e o Bernardo comeu a outra, mas tenho que confessar que se ele não tivesse aparecido enquanto eu preparava eu teria comido as duas sozinha! 

Welsh Rarebit
Ingredientes:

200g de queijo cheddar ralado - fiz com muçarela
2 cebolinhas, picadas
4-5 colheres (sopa) de creme de leite
1 gema de ovo
1 colher (chá) de molho inglês
1 colher (chá) de mostarda
4 fatias de pão
Azeite
Cebolinha para servir

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oC. Coloque as fatias de pão em uma assadeira, regue com uma porção de azeite e leve ao forno até dourar levemente. Retire e reserve. Em uma tigela, misture bem o queijo, a cebolinha, o creme de leite, a gema de ovo, o molho inglês e a mostarda. Divida o creme em 4 partes e passe sobre as fatias do pão. Volte ao forno até que o queijo derreta e doure levemente. Retire as torradas do forno, decore com as cebolinhas reservadas e sirva imediatamente.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Creme de Amêndoas com Chocolate - ou a Melhor Nutella do Mundo


Hoje as crianças não tiveram aula e fiquei em casa com eles. Ontem à noite, passava das 11 já, fui procurar uma receita de panqueca de banana para preparar para eles hoje de manhã. Só que, ao invés de panquecas, achei uma receita de uma Nutella de amêndoas. Já sabia que tinha os ingredientes e,  já meia noite, chamei o Bernardo para ir comigo preparar a guloseima. Ia só preparar e deixar guardada para eles comerem hoje de manhã com a tal da panqueca. Mas não foi o que aconteceu. Ontem mesmo comi pelo menos 1/4 do creme, puro, direto do liquidificador, e com uma banana. Gente. Somente façam. É com certeza uma das melhores coisas que eu já preparei. Acordei de manhã e desisti das panquecas. Fiz um waffle de pão de queijo, cuscuz com ovo, torradas e frutas, muitas frutas para acompanhar esse creme perfeito. Agora sério. É bom demais! Pena que não sobrou mais nem um pouco para comer com a minha banana amanhã de manhã! 

Creme de Amêndoas com Chocolate

1 xíc. (chá) de amêndoas torradas - usei farinha de amêndoas, crua mesmo
270g de chocolate ao leite derretido
90g de chocolate meio amargo derretido
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
3 colheres (sopa) cheias de açúcar de confeiteiro
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
3/4 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, até que virem uma pasta homogênea. Se não gostar da textura granulosa das amêndoas, passe por uma peneira fina. Guarde em um pote com fechamento hermético e armazene na geladeira.*

*O meu creme passou a noite na geladeira, como manda a receita. Mas acordou duro como uma barra de chocolate. Levei ao micro-ondas por 30 segundos e ele recuperou a textura cremosa.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Vichyssoise


Acordei no sábado de manhã toda serelepe para preparar logo o almoço do Bruno. Enquanto fazia o café da manhã das outras crianças, preparei essa vichyssoise, uma sopa maravilhosa, geralmente servida gelada. Perfeita para o jovem, que não aguentava mais doce e não podia comer nada quente. Preparei a sopa, que já saiu da panela deliciosa. Deixei esfriar em temperatura ambiente, Bernardo provou, aprovou, comeu mais, colocou até no pão. Avisei pro Bruno que tinha feito uma sopa pra ele e tal. Por algum motivo, ele sequer tocou na preparação. Comeu outra coisa qualquer no almoço, no lanche e no jantar e nem olhou pra minha vichyssoise. Bernardo continuou comendo como se fosse molho branco, dizendo sempre que estava uma delícia. Apesar do insucesso com o adoentado, que não deu nem uma chance, tenho que dizer que essa sopa gelada ganhou meu coração. É o sabor fresco do alho-poró e a cremosidade do creme com a batata que fazem dessa sopa uma maravilha, que, surpreendentemente, fica ainda melhor gelada! 

Vichyssoise

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de manteiga
8 talos de alho-poró (somente a parte branca), limpos e fatiados
2 batatas médias, cortada em cubos pequenos
2 xíc. (chá) de caldo de galinha - usei de legumes
2 xíc. (chá) de creme de leite fresco
4 cebolinhas picadas
1 pitada de noz-moscada ralada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:


Em uma panela de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo médio. Acrescente o alho-poró e deixe refogar por cerca de 5 minutos, sem deixar dourar. Adicione a batata, misture bem e junte o caldo. Deixe ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 35 minutos, ou até que as batatas e o alho-poró estejam completamente cozidos. Bata a sopa no liquidificador - em etapas e sem encher demais o liquidificador -, e volte a sopa para a panela. Adicione o creme de leite, a noz-moscada e tempere a gosto com o sal e a pimenta. Deixe ferver por mais 5 minutos. Se desejar uma sopa mais rala, coloque mais caldo. Transfira a sopa para uma tigela e deixe esfriar à temperatura ambiente. Quando a sopa já estiver em temperatura ambiente, coloque-a na geladeira para gelar. Antes de servir, verifique o tempero, decore com a cebolinha e sirva.

domingo, 11 de outubro de 2015

Suflê de Queijo Parmesão


Bruno fez uma cirurgia na semana passada para extrair dois dentes. Logo que chegamos em casa, oferecemos a ele uma gama de guloseimas. Sorvete, açaí,vitamina, milk shake. Depois de tomar as primeiras colheradas do sorvete artificial de morango, ele pediu arrego. Queria comer alguma coisa salgada e, de preferência, não artificial. Fiz um purê com uma batata que tinha restado na geladeira e fui atrás de receitas que ele pudesse comer. Preparei para ele então um suflê de queijo, e deixei esfriando na geladeira. Não sei se foi a fome, mas ele achou maravilhoso! E realmente estava, a textura deliciosa do suflê e o queijo parmesão salgadinho fizeram a alegria da criança desdentada!

Suflê de Queijo Parmesão

Ingredientes:

1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de cebola ralada
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xíc. (chá) de leite em temperatura ambiente
50g de queijo parmesão ralado
1 ovo, clara e gema separadas
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oC. Em uma panela, refogue a manteiga e a cebola, até que a manteiga fique transparente. Acrescente a farinha e mistura bem. Vá adicionando o leite e misturando sempre com um fouet, para não empelotar, até que vire um molho branco grossinho. Retire do fogo e junte o parmesão. Reserve. Separe o ovo e bata a clara em neve. Junte a gema ao creme de queijo, tempere com sal e pimenta e junte as claras, misturando delicadamente para não retirar o ar. Coloque em um ramequim untado com manteiga e leve ao forno por cerca de 15 minutos, ou até que o suflê esteja dourado e totalmente cozido por dentro. Retire e sirva imediatamente.

sábado, 10 de outubro de 2015

Brigadeiro de Crème Brûlée


Os dias aqui andam uma loucura total. Entre aulas, panelas, trabalho e a vida de dona de casa, não tem me sobrado muito tempo para passar por aqui. Embora eu não faça docinhos de festa para vender na minha lojinha, recebi, só esse mês, pelo menos 4 pedidos. E como eram para pessoas muito queridas, decidi fazer. Para não ficar só no brigadeiro basicão, preparei também uma receita especial desse brigadeiro de crème brûlée, aquele creme de baunilha fantástico e aveludado coberto com aquela casquinha crocante deliciosa! O sucesso foi tanto que tive que prepará-lo duas vezes na mesma semana! 

Brigadeiro de Crème Brûlée

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
10g de manteiga sem sal
50g de chocolate branco
Gema de 1 ovo pequeno
10g de pasta de baunilha ou sementes de 1/2 fava
Açúcar cristal para cobrir

Modo de Preparo


Em uma panela de fundo grosso, junte o leite condensado, a manteiga, o chocolate branco, o ovo e a baunilha. Misture bem, em fogo baixo, até dar o ponto de brigadeiro e desgrudar do fundo da panela - cerca de 12 minutos. Despeje a mistura em um prato e deixe esfriar em temperatura ambiente. Enrole os brigadeiros, passe pelo açúcar e disponha-os em um prato. Queime a parte de cima do docinho com um maçarico, até que casquinha fique douradinha e crocante. 

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Pãezinhos de Mandioca com Recheio de Queijo


Eu sou simplesmente fissurada por esses pãezinhos fofinhos e super macios. Vocês já viram aqui pães de batata, batata doce, cenoura e mandioquinha. O de hoje tem a base bem parecida, mas é preparado com mandioca. Tinha em casa uma mandioca que estava na geladeira, que eu comprei para preparar com uma carne de sol. O caso é que eu comprei a mandioca e esqueci de comprar a carne. Por isso ela estava largada lá no fundo da gaveta dos legumes. Lembrei dessa receita que tinha visto no blog da Rachel e decidi fazer os pãezinhos. Ficaram perfeitos! Fiz esses na terça de noite e, como havia sobrado ainda mandioca, fiz um outro recheado com presunto e queijo ontem à noite. O sucesso com a turminha foi tremendo, toda hora perguntavam se ainda tinha pão na cestinha!

Pãezinhos de Mandioca com Recheio de Queijo

Ingredientes:

Massa

180g de mandioca cozida
2 ovos inteiros
½ xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de margarina
25 gramas de fermento fresco
1 xícara (chá) de leite 
½ colher (chá) de sal
½ xícara (chá) de açúcar
750 gramas de farinha de trigo
1 gema para pincelar

Recheio

150g de queijo parmesão ralado
150g de queijo muçarela ralado
50g de manteiga derretida

Modo de preparo:


Com exceção da farinha, bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque a massa numa bacia e vá colocando o trigo aos poucos até dar o ponto. Sove bem a massa e deixe descansar coberta por um pano até dobrar de volume. Divida a massa em duas. Abra uma massa em um retângulo de cerca de 30x40cm. Pincele com a metade da manteiga e recheie com a metade dos queijos. Enrole como um rocambole e corte em rodelas. Coloque em uma assadeira untada com manteiga e deixe crescer novamente até dobrar de volume. Repita a operação com a outra metade da massa. Pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido a 180oC para assar até corar.

*Essa receita rende 24 unidades do pãozinho da foto. Fiz meia receita e obtive 12.