sexta-feira, 30 de maio de 2014

Arroz Doce de Forno


Essa receita é uma delícia, por vários motivos. O arroz aqui é feito com arroz para risoto, o que deixa o resultado mais cremoso e encorpado. Além disso, ele é feito no forno, demora um pouco mais, mas requer muito menos atenção, já que você prepara, deixa no forno e esquece ele lá por bastante tempo. O resultado é um arroz cremoso e delicioso, ainda mais nesse friozinho acompanhado de uma canela por cima. Além de tudo, uma ótima opção para uma festinha junina despretensiosa.

Arroz Doce de Forno

Ingredientes:

60g de arroz para risoto - arborio ou carnaroli
600ml de leite integral
1 colher (sopa) de leite em pó
2 colheres (sopa) de açúcar 
15g de manteiga gelada, em cubos
Raspas de limão ou baunilha para saborizar
Uma pitada de noz-moscada
Canela para servir

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oC. Lave e escorra o arroz. Em um refratário grande, misture todos os ingredientes - com exceção da canela e leve ao forno por cerca de 2 horas, ou até que o arroz cozinhe e vire um creme. Se gostar dele mais cremoso, deixe menos tempo. Eu gosto dessa consistência de risoto, com o arroz mais sequinho, por isso deixei mais tempo. Sirva polvilhado com canela.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Moussaka


A minha lista de receitas para postar tem crescido em velocidade recorde nos últimos meses. Estou cozinhando como nunca e, o melhor, a turma aqui em casa também anda comendo e experimentando tudo. E a felicidade é ainda maior quando eles experimentam e gostam, até das coisas mais diferentes. Um exemplo é essa moussaka. O prato - um tipo de lasanha grega, eu acho - é feito com carne moída de cordeiro, e um toque de canela. É muitíssimo saboroso, e a combinação de sabores da batata, berinjela, molho branco e a carne é perfeita! Nota 10!

Moussaka
do Family Kitchen Cookbook


Ingredientes:


350g de batatas descascadas
1 berinjela grande, fatiada no sentido do comprimento
4 colheres (sopa) de azeite

Molho de Carne

2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
450g de carne de cordeiro moída
1 lata de tomates sem pele
200ml de caldo de carne, legumes ou cordeiro
1 taça pequena de vinho tinto - opcional
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1/2 colher (chá) de tomilho seco
1/2 colher (chá) de orégano seco
1/2 colher (chá) de canela em pó
Sal e pimenta a gosto

Molho Branco

50g de manteiga
50g de farinha de trigo
400ml de leite integral
Uma pitada de noz moscada ralada
25g de parmesão ralado
2 ovos batidos

Modo de Preparo:

Molho de Carne - Em uma panela grande em fogo médio, refogue a cebola no azeite até que ela fique transparente. Acrescente o alho e cozinhe por mais um minuto. Aumente o fogo e adicione a carne, fritando bem até que fique dourada. Adicione o restante dos ingredientes, tempere a gosto e deixe cozinhar por cerca de uma hora em fogo baixo, até que todo o líquido tenha evaporado.

Enquanto faz o molho, cozinhe as batatas inteiras, até que fiquem al dente - não muito moles. Retire do fogo e corte-as no sentido do comprimento, em fatias não muito finas. Reserve. Espalhe as fatias de berinjela em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno para dourarem. Vire, unte-as novamente e devolva ao forno para que cozinhem por igual. Reserve.

Molho Branco - Em uma panela, derreta a manteiga. Junte a farinha, misture bem e deixe cozinhar por dois minutos. Adicione o leite, mexendo sempre para não empelotar, e deixe cozinhar até que o molho fique encorpado. Tempere com a noz moscada, o sal, a pimenta e o parmesão e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 10 minutos. Retire do fogo e adicione os ovos batidos. 

Montagem - Em uma travessa, coloque uma camada com metade do molho de carne, seguida por metade da berinjela e metade do molho branco. Cubra com todas as batatas, o restante do molho de carne, berinjela e molho branco. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 1 hora, ou até que a moussaka fique dourada.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Curd de Maracujá


Há algumas semanas estou procurando uma receita de bolo de baunilha. Mas não quero uma receita qualquer. Assim como a do meu bolo de chocolate, quero uma receita definitiva. O problema é que só tenho encontrado receitas de bolos que ficam com muitas migalhas, quando eu queria um bolo com uma consistência menos aerada e mais compacta. Bom, não é lá tão fácil explicar exatamente o que eu quero. Mas é algo que ainda não consegui. Há duas semanas, então, como teste, decidi preparar um bolo. Mas não tinha nada para usar de cobertura ou recheio para o bolo. Não tinha manteiga suficiente para um buttercream, nem leite condensado, nada que servisse para o propósito. Tinha ainda alguns maracujás na fruteira e ovos. Aí decidi fazer essa receita, que estou de olho há tempos, e que, por incrível que pareça, não usa uma tonelada de gemas como as que eu vejo por aí. Aprovadíssima! A textura e, especialmente o sabor do maracujá, são inigualáveis. Combinou super bem com o bolo, que, infelizmente, não foi ainda "o" bolo que eu estava procurando!

Curd de Maracujá

Ingredientes:

2 ovos
125ml de polpa de maracujá
80g de açúcar refinado
60g de manteiga, em temperatura ambiente

Modo de Preparo:

Coloque os ovos, a polpa de maracujá e o açúcar em uma tigela. Aqueça uma panela com água e coloque a tigela em banho-maria, sem que a água encoste na tigela. Misture os ingredientes com uma colher de pau, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos, ou até que o creme fique bem consistente - ele vai ficar! Depois que a mistura tomar uma consistência bem cremosa, retire do fogo e junte a manteiga. Deixe esfriar e sirva por cima do bolo morno. Também fica uma delícia gelado.

domingo, 25 de maio de 2014

Quibe Frito na Airfryer


Que eu ainda estou apaixonada pela minha geringonça fritadeira vocês já sabem. Mas o que vocês não sabem é o tanto de coisa que tem saído dela ultimamente. A releitura dos quibinhos fritos - deliciosamente crocantes da máquina - ficou ótima, tanto que fiz uma receita e acabou em pouquíssimo tempo. Qualquer hora era desculpa para fritar os salgadinhos sem culpa. Deliciosos, ainda mais com um limãozinho espremido na hora! A receita é essa aí de cima, mas coloquei um pouquinho de azeite para não ficar seco! Assei na Airfryer, já pré-aquecida, por 15 minutos a 200oC. Você sabe que está bom quando começa a ficar douradinho. Deixe esfriar um pouco antes de servir, elas saem da máquina muito quentes!

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Canapés de Queijo de Cabra com Legumes Assados


Essa semana dispensei a empregada porque ela ia levar as crianças dela no médico. Aí fiquei em casa com o Caio, matutando o que faria para o almoço. Perguntei para o Bernardo e ele pediu pra eu fazer um espaguete à bolonhesa. Aceitei o desafio e fiz uma massa, que modéstia à parte, ficou bem gostosa, estilo bolonhesa real, sem molho de tomate vagabundo e carne dura. Para acompanhar, decidi então fazer esses legumes, já que a receita era bem fácil, só cortar e assar. Comemos só as verdurinhas com o almoço, mas como a receita original era um canapé na torradinha com um queijo de cabra - que, por pura sorte, tinha um pedaço em casa -, decidi montar os aperitivos, que sumiram do prato na velocidade da luz. Deliciosos, acho que vou repeti-los na semana que vem. Achei uma ótima ideia para servir para as visitas!

Canapés de Queijo de Cabra com Legumes Assados
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

1 berinjela pequena (150g), picada em cubos de 1 cm
1/2  pimentão vermelho (100g), picado em cubos de 1 cm
1 abobrinha pequena (120g), cortada em cubos de 1 cm
1/2 cebola roxa (100g), picada finamente
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
100g de queijo de cabra macio
100g de cream cheese
2 colheres (sopa) de manjericão picado
Torradinhas para servir

Modo de Preparo:

Em uma assadeira média, junte a berinjela, o pimentão, a abobrinha, a cebola, o azeite e tempere com o sal e a pimenta. Leve ao forno pré-aquecido a 200oC por cerca de 20 minutos, virando na metade do tempo, até que as bordas dos legumes comecem a dourar. Retire do forno e, caso esteja seco, adicione mais azeite. Cubra com papel alumínio e reserve. Em uma tigela, misture o cream cheese, o queijo de cabra e o manjericão. Passe a mistura de queijo pelas torradinhas e cubra com uma porção generosa dos legumes, pressionando para que fixem bem no queijo. Sirva imediatamente.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Cinnamon Rolls - Versão Integral


Fiz essa versão meio que duvidando de que o resultado seria bom. Sei bem das limitações da farinha integral, como ela deixa a massa mais pesada e etc. Mas decidi arriscar, afinal, essa receita é deliciosa de qualquer jeito, sempre sai super macia (ah, claro, com exceção do terror da festa do baby Caio). E, bom, a verdade é uma só: os rolinhos saíram deliciosos, macios e aromáticos, quase nada pesados pela diferença da farinha. Usei essa receita, com 350g de farinha integral e cerca de 150g de farinha branca normal. Deixei a massa um pouco mais pegajosa do que de costume, com medo que ela ressecasse no forno, o que não aconteceu. Ficaram mesmo deliciosos e caramelados, do jeito que um bom rolinho deve ser. Nota 10!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Pão de Queijo da Bela Gil


Apesar de ser mais natureba do que eu jamais seria em toda a minha vida, eu gosto bastante do programa da Bela Gil no GNT. Entre umas receitas que parecem péssimas - tipo torta de goiaba com massa integral, ou brigadeiro sem chocolate -, acho que a criatividade para alguns pratos é bem legal. Não gosto muito de coisa que tem cheiro daqueles restaurantes macrobióticos dos anos 90, e acho que às vezes passa a comida dela passa essa impressão, pelo menos pela televisão. O caso é que eu adorei a receita dos pães de queijo que ela fez. Primeiro porque estava sem muito polvilho, e só tinha o ovo certeiro que a receita pede. Decidi fazer e, apesar de diferente do que eu estou acostumada a fazer, amei! Amei o sabor do parmesão, amei a textura sequinha por fora, amei que fica pronto em um piscar de olhos. E não fui só eu. Caio adorou os pãezinhos, continua sem comer a comidinha de cada dia, mas se amarra nas bolinhas, nos biscoitos e nos pães que saem do forno. Enquanto isso, eu enlouqueço tentando arrumar maneiras para que ele coma só mais um pouquinho!

Pão de Queijo da Bela Gil

Ingredientes:

1 xícara (chá) de polvilho azedo
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
½ xícara (chá) de queijo minas curado ralado
1 ovo caipira
3 colheres (sopa) de água
3 colheres (sopa) de azeite - acho que da próxima vez vou usar óleo, o azeite ficou um tantinho amargo na receita
1 colher (café) de sal marinho

Modo de preparo:


Misture o polvilho, o sal e os queijos no processador. Adicione o ovo e pulse novamente. Coloque a massa numa tigela e adicione o azeite e a água. Amasse bem a massa até ficar bem homogênea e atingir o ponto de enrolar. Faça as bolinhas e asse por 30 minutos à 200ºC.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Bolo de Limão Siciliano com Sementes de Papoula


Essas sementinhas de papoula foram meu objeto de desejo por anos. Nunca tinha usado em nenhuma receita, tampouco comido essas belezinhas. Trouxe um vidrinho - muito modesto, muito arrependimento - de sementes de papoula e, desde então, tenho usado em várias receitas. A mais recente foram esses bolinhos ultra macios e perfumados de limão, que fiz há algumas semanas, altas horas da noite. Às vezes é assim, no meio da noite bate uma vontade danada de fazer um bolo. E assim foi com esse. Sorte que a receita era muito fácil, só precisei mesmo de uma tigela e uma colher. Além do mais, saíram fofinhos e azedinhos, textura que durou por dias a fio. Quer dizer, só sabemos que durou por dois dias, porque foi o tempo que ficaram expostos no prato!

Bolo de Limão Siciliano com Sementes de Papoula
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

250g de farinha de trigo com fermento
1 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
125g de açúcar refinado
Raspas de 1 limão siciliano
1 colher (chá) cheia de sementes de papoula - você pode usar sementes de chia também
100ml de leite integral
100ml de iogurte natural
3 e 1/2 colheres (sopa) de óleo
1 ovo grande
2 colheres (sopa) de suco de limão
Açúcar de confeiteiro e suco de limão, para a cobertura

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 190oC. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Adicione as raspas de limão e as sementes de papoula. Em outra tigela, misture o leite, o iogurte,  o óleo, o ovo e o suco de limão. Bata bem com um garfo para incorporar. Adicione a mistura líquida aos ingredientes secos, misturando o suficiente para que a massa fique homogênea. Coloque a mistura em uma assadeira de bolo inglês - usei três mini assadeiras - e leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que o bolo passe no teste do palito. Retire do forno e deixe amornar. Para a cobertura: Peneire cerca de 100g de açúcar de confeiteiro e misture com um pouco de suco de limão, até que fique com uma textura de cobertura mole. Passe por cima dos bolinhos desenformados e decore com raspas de limão.

sábado, 17 de maio de 2014

Quiche Lorraine


A combinação deliciosa de queijo, bacon e cebola nunca tem erro. Agora imagina isso com um creme rico e delicioso, e uma massa fininha e crocante. Pronto. Aí está essa quiche clássica francesa, que vai fazer sucesso em qualquer lanchinho ou chá da tarde com os amigos. Aqui em casa é regra, todo lanche tem que ter uma quiche. E essa está em primeiro lugar!

Quiche Lorraine
do Step by Step Baking

Ingredientes:

Massa

225g de farinha de trigo
115 de manteiga sem sal em cubos
1 gema
3-4 colheres (sopa) de água gelada

Recheio

200g de bacon em cubos
1 cebola, cortada em fatias finas
75g de queijo Gruyère ralado
4 ovos
150ml de creme de leite
150ml de leite integral
Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela, coloque a farinha e a manteiga. Misture bem com as pontas dos dedos, até formar uma farofa grossa. Junte a gema, misture bem e vá acrescentando a água gelada, até que dê o ponto de uma massa macia, que solte das mãos. Embrulhe em um plástico filme e leve à geladeira por cerca de 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 190oC. Após o tempo de descanso, abra a massa e coloque-a na fôrma da torta. Faça furos na base da massa e leve-a ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que fique levemente dourada. Retire do forno e reserve.

Recheio - Em uma panela, refogue o bacon por cerca de 5 minutos, ou até que ele comece a dourar. Acrescente a cebola e deixe cozinhar por mais 2 ou 3 minutos. Despeje a mistura sobre a base da torta. Misture o restante dos ingredientes do recheio, batendo bem para incorporar, e despeje sobre a torta. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que a quiche fique dourada e firme. Deixe esfriar e sirva morna. 


sexta-feira, 16 de maio de 2014

Sorvete de Nutella


Ultimamente tenho comido muito. Além do mais, estou à procura de uma receita definitiva de bolo branco, aí, vejam vocês, tenho feito inúmeras quantidades do quitute. Coitado do Bernardo, que tem que comer tudo antes que eu repita as operações. Outro dia, cansada de bolos, resolvi fazer um sorvete que havia visto. Sorvetinho rápido, cremoso e delicioso. Por isso estou sugerindo hoje, para fazer no final de semana! Com certeza vai fazer sucesso!

Sorvete de Nutella
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

250ml de leite integral
250ml de creme de leite fresco
300g de Nutella - ou qualquer outra pasta de avelã com chocolate
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em uma tigela e leve à geladeira, por cerca de 4 horas. Leve a mistura para a sorveteira, e deixe o tempo necessário para que a mistura vire um sorvete cremoso. Leve diretamente ao freezer.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Sanduíche de Carne Moída - ou o Famoso Sloppy Joe


Sempre fazemos sanduíche de carne moída em casa, é dos preferidos do meu marido. Aí que ele pediu para eu fazer há algumas semanas, e eu decidi que faria uma versão diferente, uma versão americanizada no nosso clássico caseiro. Encontrei uma receita, comprei uns pãezinhos de leite - deliciosos e ultra macios, cheguei em casa de noite e fui fazer a carne. Muito rápida e deliciosa! Mas talvez da próxima vez eu omita o salsão e a cenoura, acho que ficaram meio al dente pro meu gosto!

Sanduíche de Carne Moída

Ingredientes:

1 colher (chá) de azeite
1/2 xíc. (chá) de cenoura finamente picada
1 xíc. (chá) de cebola picada
1/2 xíc. (chá) de salsão finamente picado
2 dentes de alho, amassados
Sal
500g de carne moída limpa - uso sempre patinho
1/2 xíc. (chá) de ketchup
2 xíc. (chá) de molho de tomate
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de vinagre
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
Uma pitada de cravo em pó
1/2 colher (chá) de tomilho seco
Uma pitada de pimenta caiena
Pimenta
Pães para servir

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, coloque o azeite e refogue a cenoura por 5 minutos. Acrescente a cebola e o salsão. Assim que a cebola ficar transparente, adicione o alho e tempere com o sal. Retire o tempero da panela e reserve. Na mesma panela, refogue a carne moída sem mexer, para que fique bem cozida. Vire a carne e deixe tostar do outro lado. Depois que a carne estiver bem selada, coloque os vegetais de volta na panela. Adicione o restante dos ingredientes e misture bem. Tempere a gosto e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Sirva com os pãezinhos levemente tostados.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Bagels Integrais


Estava louca de vontade de fazer uma fornada de bagels. Adoro a minha receita, e os bagels ficam mesmo parecidos com os que compramos por aí. Só que, dessa vez, queria bagels integrais. Também, claro, com a intenção de postar uma receita nova aqui no blog. Aí procurei bastante pela internet, e vi que esses pãezinhos não são tão comuns em sua versão integral como eu imaginei. Acabei pegando uma receita qualquer, rezando para que desse certo. E deu! Muito certo! Eles cresceram bem, mantiveram o formato e, o melhor, ficaram deliciosos! Casquinha crocante e miolo 'chewy', como um bom bagel deve ser. E, ainda por cima, integral! Pena que os 8 bagels não chegaram ao final do outro dia!

Bagels Integrais

Ingredientes:

1 xíc. (chá) de água morna
2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1 colher (sopa) de açúcar
3/4 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de óleo
1 xíc. (chá) de farinha de trigo branca
1 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
Sementes de papoula e gergelim, para polvilhar 

Modo de Preparo:

Na tigela da batedeira, coloque a água, o fermento e o açúcar. Misture e deixe descansar por cerca de cinco minutos. Junte então o sal, o óleo e a farinha integral. Vá batendo a massa e acrescentando, aos poucos, a farinha branca até dar o ponto, que deve ser uma massa ainda um pouco pegajosa. Sove por cerca de dez minutos, até que a massa fique macia e elástica. Divida-a em 8 porções iguais e deixe descansar em uma assadeira untada com farinha, por cerca de 20-30 minutos, ou até que dobrem de tamanho. Após o descanso, faça rolinhos com a massa, unindo-os pelas pontas, apertando bem para que não se desfaçam. Pré-aqueça o forno a 220oC e leve uma panela ao fogo com 1 colher (sopa) de açúcar e bastante água. Deixe os bagels descansarem mais, por cerca de 20-30 minutos. Abaixe o fogo da água e cozinhe os pãezinhos, 30 segundos de cada lado. Transfira-os para uma assadeira com papel manteiga ou tapete de silicone. Repita a operação com todos os bagels, polvilhe-os com as sementes e leve ao forno por cerca de 20 minutos, virando-os na metade do tempo.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Smoothie Tropical


O Marcelo adora manga, por isso, toda semana, eu compro pra ele duas mangas no supermercado. Aí que em uma dessas semanas, comprei uma manga super azeda, já estava madura, mas nada docinha como ele gosta. Acabei picando e congelando, para usar em qualquer receita. Já que tinha iogurte e banana, decidi então experimentar esse smoothie, que saiu delicioso e geladinho, do jeito que eu gosto. E ainda docinho por causa do mel e do suco de maçã. 3 frutas em um copo, cheinho de nutrientes!

Smoothie Topical
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

2 bananas
200g de cubos de manga congelados
8 colheres (sopa) de iogurte natural
3 colheres (sopa) de mel
500ml de suco de maçã - fiz o meu no juicer, aproximadamente 3 maçãs
Cubos de gelo

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva imediatamente.

*Aproveitei os cubinhos congelados de manga e juntei a um suco de laranja natural e um pedaço pequeno de gengibre. Bati tudo no liquidificador e olha o resultado:


sábado, 10 de maio de 2014

Frango com Curry Cremoso


Há alguns finais de semana, fomos fazer um picnic. Acabou que ficamos até tarde lá no Jardim Botânico, porque resolvemos explorar o espaço, que estava lindo e com um solzinho delicioso. Chegamos em casa já era mais de 2 horas, e decidimos então não almoçar. Para compensar com a turma, fiz para o jantar esse frango e um arrozinho com lentilha, que eles adoram. Não sei se foi a fome ou foi porque estava realmente gostoso, mas uma panela enorme acabou em pouquíssimo tempo. Nem sobrou pra comermos no almoço do dia seguinte!

Frango com Curry Cremoso
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
2-3 colheres (sopa) de curry em pó
1 colher (chá) de cominho em pó
600g de peito de frango, cortado em tiras
450ml de caldo de frango - usei de legumes
150g de iogurte natural
Sal e pimenta a gosto
50g de lascas de amêndoas torradas
2 colheres (sopa) de coentro picado

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, aqueça metade do óleo e frite a cebola por 5 minutos, ou até que a cebola fique transparente, mas não queimada. Acrescente o alho e os temperos e cozinhe por mais 2 minutos. Adicione o restante do óleo e o frango, e cozinhe, misturando bem, por mais 5 ou 7 minutos. Junte o caldo e deixe ferver. Cubra a panela e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até que o frango esteja totalmente cozido. Acrescente, então, o iogurte e aqueça por mais alguns minutos, tendo o cuidado de não deixar ferver, para que o iogurte não coalhe. Retire do fogo e decore com as amêndoas e o coentro.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Panquecas de Buttermilk


Depois que voltamos de viagem, as panquecas viraram rotina no café da manhã da turma no final de semana. Descobri uma receita deliciosa, que, ao invés do leite, usa buttermilk, o que deixa a massa levinha e a panqueca super alta e macia. E, como amanhã é sábado e domingo dia das mães, fica a receita para um café especial!

Panquecas de Buttermilk
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

225g de farinha de trigo
2 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
25g de açúcar refinado
150 ml de buttermilk*
100 ml de leite integral
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
25g de manteiga, derretida e fria
Xarope, para servir

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture a farinha, o fermento e o açúcar. Em outro recipiente, junte o buttermilk, o leite, os ovos, a baunilha e a manteiga. Incorpore a mistura de leite nos ingredients secos e misture bem. Aqueça uma frigideira, unte com um pouco de manteiga e coloque porções da massa de panqueca. Deixe cozinhar até que se formem bolhas na parte de cima da panqueca, cerca de 2 minutos. Vire-as e deixe-as dourar do outro lado. Sirva morna com xarope e um cubinho de manteiga.

*Para o buttermilk - Separe 150 ml de leite integral e misture 2 colheres (chá) de vinagre de vinho branco. Deixe descansar por 10 minutos antes de usar na receita.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Batatas Assadas com Tomilho e Alho


Fiz essas batatas já nos 45 do segundo tempo do almoço de sábado aqui em casa. Já tinha preparado o arroz, o feijão, os legumes, o peixe estava marinando.. Pensei então em fazer um purê. Mas ah, é tão manjado, que decidi seguir essa receita do meu livro, que estava parecendo deliciosa, douradinha, com gostinho de alho, enfim. Minha sugestão é, se você tem batatas e uns 40 minutinhos de sobra, se joga nelas! Com certeza milhões de vezes melhor do que o purê! Eu quase comi só elas no almoço!

Batatas Assadas com Tomilho e Alho
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

1kg de batatas, descascadas e cortadas em cubinhos de cerca de 2 cm
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho, triturados
2 colheres (chá) de tomilho seco
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

Em uma assadeira grande e rasa, misture bem todos os ingredientes. Disponha as batatas em uma só camada, para que todas fiquem assadas e crocantes. Leve ao forno pré-aquecido a 200oC por cerca de 50 minutos, virando duas ou três vezes durante o processo, até que fiquem douradinhas e crocantes.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Abacatada


O abacate é uma fruta da moda. Agora descobriram que ele é recheado de gorduras boas, então o pessoal está fazendo a maior propaganda dele. Desde quando eu era pequena, comia essa abacatada. Na chácara do meu pai tem muitos abacateiros, então nessa época, finalzinho e começo do ano, sempre tem abacate rolando por todos os lados. Hoje não tem receita, vou só dar uma dica de como fazer uma bebida deliciosa. Aqui em casa, pelo menos, não durou um dia! Até o Caio, que rejeita tudo, tomou quase uma tigelinha inteira! Eu faço assim: 1 abacate, 500ml de leite e 1/3 xíc. (chá) de açúcar. Mas esse é o gosto aqui de casa, se você gostar mais fino, basta acrescentar mais leite. O açúcar também é a gosto. É uma delícia pra tomar no café da manhã, um creme cheio de energia!

domingo, 4 de maio de 2014

Falafel Assado (ou, melhor ainda, na Airfryer)


Eu geralmente como as coisas primeiro quando eu mesma faço. Não tenho muito com o que comparar os meus pratos, já que geralmente a única versão que comi, até então, são aqueles que eu mesma fiz. Já tinha feito falafel em casa, a versão assada, que achei super seca e a versão frita, que amei. Os bolinhos, ricos e úmidos, pareciam muito com os bolinhos do acarajé. Pronto, falafel feito, fiquei satisfeita. Ano passado, em um café londrino, tive a oportunidade de comer um wrap quente, recheado com um falafel assado, queijo halloumi, berinjela e molho harissa. Aquilo foi o suficiente para eu querer fazê-los de novo, ainda mais agora, com a minha recente paixão pelo cominho, tempero recém-descoberto na minha cozinha. Demos uma passada rápida na feira ontem e compramos alguns dos temperos que estavam faltando. Hora do lanche, fui pra cozinha preparar essas delícias. Em pouquíssimo tempo tínhamos o nosso lanche à mesa, ainda mais gostosos e macios quando feitos na Airfryer, já que ela não resseca os bolinhos, como o forno. Bolinhos deliciosos e condimentados, me lembraram na hora aqueles que eu havia comido. Ficou faltando só o molho com tahine e limão, mas um molhinho básico de iogurte com alho e um fio de azeite resolveu a situação!

Falafel Assado
adaptado daqui

Ingredientes:

700g de grão de bico, deixado de molho por 12 horas
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 ovo
3 colheres (sopa) de salsinha
4 dentes de alho
2 colheres (chá) de cominho em pó
2 colheres (chá) de coentro em pó
1 colher (chá) de chilli
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de azeite
Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no processador, até que a mistura fique homogênea e com grânulos finos de grão de bico. Retire do processador e leve a mistura para uma tigela. Mexa com as mãos para incorporar bem. Pegue pequenas porções de massa e forme bolinhas. Achate as bolinhas, de forma que fiquem lisas, como hambúrgueres. Coloque em uma assadeira. Se quiser congelar, essa é a hora. Se quiser assar, leve ao forno pré-aquecido a 200oC por cerca de 20 minutos, virando na metade do tempo, até que fiquem dourados. Se, como eu, você quiser fazer na Airfryer, pré-aqueça a máquina a 200oC por 3 minutos. Disponha os bolinhos na cesta e asse por cerca de 10 minutos a 200oC, ou até que comecem a dourar. Não há necessidade de virar. Servi os meus com um pão folha, coalhada seca, salada de alface e tomate e um molho de iogurte, alho e azeite. 

sábado, 3 de maio de 2014

Torta de Amêndoas com Geleia (Bakewell Tart)


Outra receita tipicamente inglesa que pinta por aqui. Essa torta amanteigada e deliciosa foi perfeita para levarmos ao picnic que fizemos no Jardim Botânico na semana passada. Fiz ela no sábado, pra receber minha mãe e minha tia para um lanchinho, mas devo confessar que achei ela muito melhor geladinha no dia seguinte. Adorei a textura e a quantidade absurda de amêndoas dentro. E o azedinho da geleia completa ainda mais a doçura do creme e da massa. Uma beleza!

Torta de Amêndoas com Geleia
do Step by Step Baking

Ingredientes:

Massa

150g de farinha de trigo
100g de manteiga gelada, em cubos
50g de açúcar refinado
Raspas de 1/2 limão
1 gema
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Recheio:

125g de manteiga, amolecida
125g de açúcar refinado
3 ovos
1/2 colher (chá) de essência de amêndoas
125g de amêndoas moídas
150g de geleia de framboesa - peneirada
25g de amêndoas em lascas
Açúcar de confeiteiro, para servir

Modo de Preparo:

Massa - Coloque todos os ingredientes em uma tigela. Com a ponta dos dedos, vá incorporando a manteiga no restante dos ingredientes, até que forme uma massa lisa. Se estiver muito seca, vá acrescentando água gelada até dar o ponto. Forme uma bola com a massa e enrole em plástico filme. Leve à geladeira por 1 hora. Após o descanso, pré-aqueça o forno a 180oC. Abra a massa com cerca de 3mm de espessura. Forre uma assadeira canelada de 22cm, faça furos na massa e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até que a base comece a dourar. Retire do forno e reserve.

Recheio - Bata a manteiga com o açúcar até que a mistura fique clara e aerada. Junte os ovos e a essência de amêndoas. Junte, então, as amêndoas moídas. Misutre bem. Passe uma camada generosa de geleia sobre a base da torta. Complete com o creme, espalhando com cuidado para não retirar a camada de geleia. Salpique com as amêndoas em lascas e leve ao forno a 180oC por cerca de 40 minutos, ou até que a torta fique dourada e totalmente assada no meio. Sirva morna ou gelada.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Peixe com Crosta de Ervas


Cada vez mais estou optando por ficar em casa no final de semana. Como eu já falei, passo todos os dias em casa - quase o dia inteiro - mas continuo achando que não tem lugar melhor! Nos finais de semana, quando o tempo é mais livre, tiro os dias para fazer as receitas que não consigo preparar durante a semana. E geralmente o resultado é muito bom, as crianças comem bem e eu fico feliz em poder proporcionar uma refeição caseira e gostosa para eles. Esse peixe não foi exceção. Estava com um filé aqui em casa, e, depois de ver essa receita linda no meu livro, não resisti. Foi, junto com um couscous marroquino com cenoura e abobrinha, nosso almoço de sábado. Por incrível que pareça, até as crianças comeram o verde! E o toque final delicioso fica por conta da casquinha crocante que se forma em cima do peixe. Divino!

Peixe com Crosta de Ervas
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

50g de pão branco
2 colheres (sopa) de manjericão
2 colheres (sopa) de salsinha
2 colheres (sopa) de cebolinha
Raspas de 1/2 limão siciliano
Sal e pimenta-do-reino a gosto
4 colheres (sopa) de azeite, extra para pincelar
4 filés de peixe branco - usei saint peter (ou tilápia)

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 220oC. Na tigela do processador, coloque o pão, as ervas, as raspas de limão, o sal e a pimenta. Bata bem e vá adicionando o azeite enquanto bate, de forma que a mistura vire uma pasta grossa. Tempere os filés de peixe, pincelando-os com azeite. Pegue porções da mistura de ervas e coloque cuidadosamente por cima de cada filé. Coloque-os em uma assadeira anti-aderente e leve-os ao forno por cerca de 10 minutos, ou até que a casquinha de ervas fique crocante.