sábado, 16 de julho de 2016

Bolo Semi-Integral de Pera com Canela


Eu às vezes jogo verde para colher maduro com os meninos aqui em casa. Por exemplo, comprei algumas peras, que estavam lindas no supermercado, para ver se eles comiam durante a semana, ou levavam para o lanche da escola. Mais de uma semana depois, avistei as pobres frutas largadas na fruteira, já perto de se perderem. Como eu vi que realmente as peras não fizeram sucesso, decidi preparar um bolo que tinha visto no blog da querida Letrícia, e que parecia delicioso. Chamei o Caio para a cozinha e fomos preparar o bolo. Super aromático e fofinho, delicioso e cheio de pedacinhos de pera, ficou maravilhoso! No dia seguinte preparei a foto e preparei também um chá de frutas vermelhas. E gente, que combinação espetacular! Devo ter comido uns 3 pedaços de bolo para acompanhar a xícara de chá! Pelo menos, depois do bolo pronto, não posso dizer que as crianças declinaram da fruta.. 

Bolo Semi-Integral de Pera com Canela

Ingredientes:

1 xícara de óleo vegetal (usei canola)
1 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo comum
1 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de sal
2 xícaras (chá)  de açúcar mascavo
3 ovos caipiras grandes
3 xícaras (chá)  de pera cortada em cubinhos de 1 cm, sem casca
1/2 xícara de passas escuras
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de anel com capacidade para 12 xícaras (eu usei duas formas de alumínio descartáveis de bolo inglês - uma média e uma pequena - e, por isso, não tive que untar nada). Numa tigela, peneire juntos a farinha, a canela, o bicarbonato de sódio e o sal. Misture delicadamente e reserve. Usando a batedeira equipada com o batedor em forma de pá, bata óleo, açúcar, extrato de baunilha e ovos em velocidade alta até obter um creme amarelo homogêneo (preferi usar um fouet e a força do braço, pois preparei o bolo tarde da noite e não queria fazer barulho). Adicione em 3 vezes a mistura de farinha ao conteúdo da tigela, batendo a cada adição até incorporar (aqui, usei uma espátula de silicone e braço, de novo. Fica uma massa bem densa). Adicione as peras e, se desejar, as passas, misturando delicadamente até distribuí-las bem pela massa. Despeje a massa na(s) forma(s) preparada(s) e asse até que o bolo passe no teste do palito (cerca de 1h).Retire do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha. Desenforme completamente frio. Se puder, guarde o(s) bolo(s) bem embalado(s) em filme plástico e deixe para servir depois de um dia, quando os sabores da pera e da canela já se harmonizaram perfeitamente.

Um comentário:

Letrícia disse...

Que honra ter um bolinho lá da minha cozinha passeando por aqui! Não culpo os seus meninos - embora eu goste muito de peras, devo reconhecer que elas não são as frutas mais saborosas do mundo em seu estado natural. Mas assadas ficam divinas!

Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...