terça-feira, 12 de maio de 2015

Massa de Pizza Integral


Os meninos amam quando meu pai liga dizendo que vai passar aqui. Caio e Marcelo já ligam o alerta porque sabem que é dia de pizza na certa. E realmente. Mesmo que eles já tenham jantado, sempre comem alguns pedaços de pizza com o vovô. Chega a ser tanta pizza às vezes que preciso vetar o pedido, e ele vem visitar sem a pizza, e os meninos ficam a ver navios, e têm que se contentar com o arroz e feijão de casa mesmo. Hoje fui ao mercado com o Bernardo de manhã comprar uma pimenta que estava faltando em casa e ele, obviamente como meu marido, pegou minha mania de comprar um monte de coisas pensando em um prato especial. Ele queria comer uma pizza. Mas não uma pizza comum. Uma pizza com brócolis, queijo de cabra, pinholes e alho laminado. Compramos os ingredientes que estavam faltando e trouxemos para casa. Fiz a massa, dei uma pré-assada, que acho que nem precisa, na verdade, e fizemos as pizzas. Essa receita me rendeu 3 pizzas redondas de 30cm e uma pizza retangular - essa da foto - de 20x27cm. Também fiz de vários sabores: tomate para as crianças, essa do Bernardo, banana para sobremesa e muçarela para congelar. O sucesso foi tanto da massa crocante por fora e macia por dentro que comemos as três pizzas, e a do Bernardo foi a preferida da turma! Até o Caio comeu 3 pedaços! Aposto que até o vovô desistiria de pedir a pizza da rua quando experimentasse essa!

Massa de Pizza Integral

Ingredientes:

1 e 1/2 xíc. (chá) de água morna
14g de fermento biológico seco instantâneo
1/4 xíc. (chá) de azeite
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
2 xíc. (chá) de farinha de trigo branca
2 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
Semolina para polvilhar a bancada

Modo de Preparo:

Em uma tigela pequena, misture a água com o fermento. Deixe agir por cerca de 5 minutos. Na tigela da batedeira, coloque o restante dos ingredientes. Junte então a água e o fermento, batendo bem até que a misture incorpore e fique macia e elástica, cerca de 5 minutos. Retire a massa da tigela e transfira para outra tigela untada com azeite. Cubra com plástico filme e deixe descansar por cerca de 1 hora, ou até que dobre de volume. Após o descanso, retire o ar da massa e divida-a em 4 porções iguais. Polvilhe a bancada de trabalho com semolina e abra um círculo da massa com o rolo. Transfira o disco de pizza para a assadeira e recheie como preferir. Leve ao forno pré-aquecido a 200oC até que o queijo derreta e a massa fique levemente dourada.

Para a pizza de hoje, fiz esse molho de tomate.

Os recheios - Tomate - Molho de tomate, queijo muçarela ralado e orégano
                    - Brócolis - Molho de Tomate, queijo muçarela, brócolis cozido, pinholes, lascas de queijo de cabra, alho laminado cru e orégano
                    - Banana - Queijo muçarela, banana, açúcar e canela
                    - Muçarela - Molho de tomate, queijo muçarela e orégano

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite! Mais uma receita aprovadissima, massa maravilhosa!!
Renata, acho que faltou o sal, né?!!
Obrigada por mais essa receita!! Cintia

Renata disse...

Oi Cintia! Ah, que bom que você gostou!!!

Acabei de corrigir o sal, muito obrigada!! :)

beijoca!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...