segunda-feira, 29 de julho de 2013

Bolo de Chocolate com Cupuaçu


Tem dias em que eu fico com umas vontades fora do normal. Semana passada, na quarta-feira, já era mais de 10 da noite quando me deu a maior vontade de fazer um bolo. Lembrei que tinha um doce de cupuaçu delicioso e intacto no armário, presente da minha tia que foi ao Pará. Aí lembrei também dessa receita de bolo do meu livro, que volta e meia eu folheio nas horas que não tenho nada pra fazer. Tinha também umas bananas congeladas e pronto: tudo certo pra fazer o bolo. No dia seguinte, recheio e cobertura. Rápido e delicioso! A combinação do bolo, molhadinho e suculento, com o recheio de doce de cupuaçu é a pura perfeição!


Bolo de Chocolate com Cupuaçu
do Livro Comidinhas Vegetarianas

Ingredientes:

Massa

4 bananas-nanicas maduras
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo
4 colheres (sopa) de cacau
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (café) de gengibre em pó
1 pitada de sal
4 colheres (chá) de fermento químico

Recheio

450g de geleia ou doce de cupuaçu

Cobertura

200g de creme de leite fresco
400g de chocolate meio amargo

Modo de Preparo:

Bolo - Bata as bananas, os ovos e o óleo no liquidificador até obter uma consistência cremosa. Adicione os outros ingredientes peneirados e misture bem. Coloque a massa em uma fôrma untada e asse em forno médio, até que passe no teste do palito.

Cobertura - Pique bem o chocolate e reserve. Aqueça o creme de leite em uma frigideira. Quando ferver, desligue o fogo e acrescente o chocolate. Mexa até ficar homogêneo. Reserve.

Montagem: Corte o bolo em duas camadas. Recheie com uma camada generosa de geleia. Monte o bolo e cubra com a ganache. Leve à geladeira para que a cobertura fique firme.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...