quinta-feira, 11 de julho de 2013

Beef Wellington


Eu já falei por aqui o quanto eu adoro o The Great British Bakeoff, aquele programa inglês fofo, que toda vez que eu assisto me dá vontade de voltar direto pra lá! Em um desses programas, que passa todos os dias, eu e meu marido vimos esse Beef Wellington. Claro que deu a maior vontade de experimentar, massa folhada, filé, etc, tudo uma delícia. Fiz a massa folhada, limpamos um filé suculento mas, devo confessar que o resultado não foi tão impressionante. A massa era uma delícia, sim, mas o sabor do filé cozido dentro da massa não agradou muito. Não sei se foi porque eu não usei o patê de fígado de frango e sim um creme de queijo, mas não ficou do jeito que deveria. Já em Londres, experimentamos o beef wellington da Tina e, devo confessar, que era bem melhor que o nosso e ainda era acompanhado por um molhinho maravilhoso. Valeu a pena porque usei o restante da massa para fazer uma pot pie de legumes ótima, posto depois por aqui! E, claro, valeu a experiência! =D



Beef Wellington

Ingredientes:

Massa Folhada:

300g de farinha de trigo, um pouco extra para polvilhar
2 ovos levemente batidos
100 ml de água gelada
160g de manteiga sem sal, bem gelada

Recheio:

750g de filé mignon
Azeite de oliva
Sal a gosto
100g de patê de fígado de frango
Ovo, para pincelar

Modo de Preparo:

Massa - Comece colocando a farinha, os ovos e a água em uma tigela. Misture bem até que a massa fique homogênea. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove por aproximadamente 10 minutos. Forme uma bola com a massa e leve à geladeira por 7 horas ou de um dia para o outro. Com o auxílio de um rolo, amasse o tablete de manteiga até que ele fique com uma forma retangular, de 40x20cm, e leve-o de volta à geladeira. Retire a massa da geladeira e abra-a com aproximadamente 20cm de largura e 60cm de comprimento. Coloque a manteiga, já aberta, na parte de cima, de forma que ela cubra 2/3 da massa. Assegure que a manteiga será totalmente coberta pela massa, depois que dobrá-la. Dobre a massa em 3, como um envelope, - o vídeo explica bem direitinho - Vire a massa, dobre novamente do mesmo jeito, enrole em um plástico filme e leve à geladeira por mais uma hora. Retire a massa da geladeira e abra-a em um retângulo novamente. Dessa vez, dobre 1/4 da massa para cima e 1/4 da massa para baixo, de forma que as duas pontas se encontrem no centro. Depois dobre a massa ao meio. Enrole novamente com o filme e leve à geladeira por mais uma hora. Retire da geladeira, abra a massa e repita o primeiro procedimento, dobrando-a como um envelope. Volte à geladeira por mais uma hora. Repita o processo após uma hora e leve a massa à geladeira, novamente, por mais uma noite. Após esse passo, a massa já está pronta para ser usada em qualquer receita.

Montagem - Limpe bem a peça de filé e corte as extremidades, de forma que ele fique com o formato bem homogêneo. Tempere a carne com o sal e passe o azeite de oliva por cima, esfregando bem por toda a peça. Em uma frigideira grande e em fogo alto, leve o filé para selar bem, virando quando os lados já estiverem dourados. Retire a carne do fogo e reserve para escorrer o sumo e esfriar. Enquanto isso, abra a massa em um retângulo, de um tamanho que consiga envolver totalmente o seu filé. Passe uma camada generosa de patê por cima da massa. Coloque o filé por cima do patê e enrole a massa, selando bem todos os lados, para não escorrer o sumo da carne durante o cozimento. Coloque na assadeira e pincele com o ovo inteiro, com uma pitada de sal. Refrigere por mais uma hora e leve ao forno pré-aquecido a 220oC até que a massa fique dourada por fora. Deixe descansar por 20 minutos antes de servir.

4 comentários:

Um toque de canela disse...

Adoro bife Wellington! E este ficou com um aspecto excelente!
Bjs

Dafne Augusto disse...

Muito diferente a carne feita assim. Vi uma vez com frango mas com filé nunca. Ficou bem apetitoso e no ponto que eu gosto.

Um beijo Renata

Valentina disse...

Re querida, aquele que dividimos ficou bom,nao?! Agora, do que te conheco acho que vc tem muito high standards, e o teu deve ter ficado melhor do que voce deu credito.Eu mesma so o fiz uma vez, para um namorado.E confesso nao lembrar.risos

Unknown disse...

Renata eu moro na Inglaterra, aqui o pessoal ama esse prato, eu ainda não provei, acredita? Sua receita me inspirou.

Nunca provei um pão de coco, deve ser maravilhoso!

Te convido a participar do concurso de receitas que a revista Vida Todo Dia está organizando. Envia até três receitas bem lindas do seu blog até domingo, vai ser um prazer imenso! Seu blog tem fotos belas, dignas de revista!

Link do concurso http://revistavidatododia.com/?page_id=2002

Bjos

Vivi/Larissa (editora da revista)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...