terça-feira, 31 de julho de 2012

Confit de Tomatinho


Certa vez, não muito tempo atrás, tentei fazer uma fornada de tomate seco. Claro que não deu certo. Usei um método de fazer no forno, que demorava horas para ficar pronto. O problema não foi bem o gosto do tomate, que ficou até parecido com aqueles que compramos prontos. O problema foi a textura, meio borrachuda, parecia só a casca do tomate, sem nenhuma umidade. Esqueci do assunto. Essa semana, no entanto, com um carregamento de tomate tipo sweet grape orgânicos que comprei, fui atrás de uma receita na qual pudesse usá-los. Logo de primeira encontrei uma receita no blog da Andrea, que eu adoro! E qual não foi a minha supresa ao constatar que aquele mínimo de trabalho me rendeu uma tigelinha com os mais deliciosos tomatinhos idênticos ao tomate seco que compramos no mercado. Mas ah, se eu soubesse, já tinha feito há muito tempo!

Confit de Tomatinho
adaptado daqui

Ingredientes:

500 g de tomate sweet grape
1 ramo grande de tomilho
2 dentes de alho inteiros e sem casca cortados ao meio
1/2 de xícara de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Corte os tomates ao meio e disponha-os em uma assadeira deixando a parte cortada para cima. Polvilhe-os com um pouco de sal, junte as ervas e os dentes de alho. Regue com azeite. Leve-os ao forno baixo por aproximadamente 40 minutos ou até que os tomatinhos estejam bem cozidos, mas sem desmanchar. Armazene-os em geladeira.


3 comentários:

Nuno Tavares Lopes disse...

Que boa forma de recomeçar! E para o calor que se faz sentir em Portugal esta receita vai ser servida já no almoço de hoje!

Welcome back! :)

Executiva de Panela disse...

Há poucas semanas tive aula com uma chef e ela ensinou a fazer tomates confit. É uma delicia né? Gostei demais de sua sugestão com tomatinhos. O aspecto está ótimo!

Renata disse...

Nuno, que bom que gostou!
Obrigada pelo carinho!

Beijos!

Paula, delícia demais! Adorei a facilidade, é do forno pra mesa, super rápido!
Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...