terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Bolo de Chocolate Delicioso


E daí que passou o aniversário do Marcelo e, como esse ano resolvemos adiar a festa para fevereiro, fiz um parabéns pequeno em casa mesmo. E preparei tudo: dos salgadinhos ao bolo. Brinquei que só não fiz o refrigerante porque não tenho a receita! =P Mas devo dizer que o bolo foi a estrela da festa. Resolvi mudar a receita dos bolos que sempre faço e consegui encontrar um bolo dos sonhos: molhadinho o suficiente para não precisar nem de calda para umedecer. E o recheio, aquele fantástico do bolo de aniversário do blog. Não tiramos foto no dia. Essa foto foi feita, na verdade, do último pedaço que sobrou do bolo! Com certeza foi eleito, por mim, o melhor bolo de chocolate. De todos!

"Aquele bolo de Chocolate"
(Double Chocolate Layer Cake)/ com pequenas adaptações
Peguei do blog da Marly

Ingredientes:

Massa:

85 gramas de chocolate meio amargo finíssimo (tipo Callebaut ou outro de mesma qualidade)
1 e  1 / 2 xícaras de café preparado quente
3 xícaras de açúcar
2 e 1 / 2 xícaras de farinha de trigo
1 e 1 / 2 xícaras de cacau em pó sem açúcar (não alcalinizado!)
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
3 / 4 colher (chá) de fermento em pó
1 e 1 / 4 colheres (chá) de sal
3 ovos grandes
3 / 4 xícara (chá) de óleo vegetal
1 e 1 / 2 xícaras (chá) de buttermilk*
3 / 4 colher (chá) de essência de baunilha

Recheio:

2 latas de doce de leite
1 xícara de coco ralado
1 xícara de amêndoas em lascas

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 150 ° C. Unte e forre com papel manteiga (que deve ser também untado e enfarinhado) duas formas de 20 cm de diâmetro.

Pique o chocolate em uma tigela e misture-o com o café quente. Deixe a mistura descansar um pouco, mexendo ocasionalmente, até que o chocolate derreta e a mistura fique homogênea.

Em uma tigela grande peneire: açúcar, farinha, cacau em pó, bicarbonato, fermento e sal. Na tigela grande da batedeira bata os ovos até engrossar levemente e clarear (cerca de 3 minutos). Lentamente, adicione aos ovos: óleo, buttermilk, baunilha e a mistura de chocolate, batendo até misturar bem. Acrescente a mistura de açúcar e bata em velocidade média até combinar bem. Divida a massa entre as formas e asse em forno médio até que passe no teste do palito (cerca de 1 hora e 10 minutos).

Deixe que os bolos esfriem um pouco nas formas. Passe uma faca fina em torno das bordas dos formas para soltar os bolos e vire-as sobre uma gradinha. Cuidadosamente retire o papel e deixe que os bolos acabem de esfriar completamente. Embrulhe os  bolos em filme plástico e reserve-os (isto pode ser feito um dia antes, guardando, os bolos bem embrulhado em filme plástico, em temperatura ambiente).

Montagem:

Misture o doce de leite com o coco ralado. Corte um dos bolos ao meio, coloque a camada superior de um dos bolos no prato de servir, recheie generosamente e feche com a outra metade do bolo. Repita a operação até que o bolo fique com as 3 camadas. Para a minha cobertura, usei pasta americana, mas imagino que um chantilly seja suficiente!

*Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1colher (sopa) de sumo de limão ou vinagre branco em uma xícara-padrão (240 ml)  e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

4 comentários:

Lari/Jê disse...

Que delícia de bolo =D
Realmente parece que a massa fica bem molhadinha... Fiquei com água na boca!!! Receita anotadíssima!!!

Beijos
Lari

Marly disse...

Oi, Re,

Desculpe eu não ter vindo antes, acontece que as atualizações de alguns blogs que eu sigo não aparecem para mim no blogger, acredite ou não. Sabendo disso, todo dia eu tento ver as as tais atualizações, por fora, usando aquele recurso do Google Reader ou 'Mais'(do Google) + blogs + URL e ... também não aparece tudo, uma lástima. Hoje mesmo passei vergonha por causa disso, humpf!!

Quanto ao bolo, ele é mesmo muito apreciado, quando eu o fiz já havia quase 1500 comentários sobre ele lá no Epicurios. Ele requer paciência, quando está assando, mas depois compensa, não é verdade?
Gostei do seu bolo, dá pra ver que ele ficou bonito, rsrs.
Obrigada pela menção ao bloguito, fiquei muito feliz com a sua aprovação ao bolo, rsrs.
E parabéns para o Marcelo, saúde e muitas alegrias para ele!

Um beijo!

Renata disse...

Lari, melhor bolo de chocolate, seriamente falando!
Beijoca!

Marly querida, o que seria de mim sem vc nas festas das crianças?! Kkkkk! O bolo é mara mesmo, obrigada por compartilhar
Beijo grande!

Daiane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...