quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Panna Cotta



E lá se foi toda a confusão do final de ano. É uma época que eu, particularmente, adoro, mas que requer muita preparação e um tanto de improvisos. Mas ainda assim é das minhas datas preferidas. Esse ano teve até Papai Noel aqui em casa! Mas passada a correria, estou de volta às minhas férias, férias também das crianças e dias chuvosos de muita preguiça. Juntando o útil ao agradável, usei uma garrafinha de creme de leite fresco que venceria em breve para fazer a 'famosa' panna cotta, que, por um erro de execução, não ficou tão durinha como merecia. Mas nem por isso ficou menos deliciosa!

Panna Cotta

Ingredientes:

300g de creme de leite fresco
300g de leite integral
125g de açúcar
5-7g de gelatina em pó (a quantidade menor produz uma panna cotta mais macia, e a maior, uma mais firme; escolha a que quiser)
1 colh. (chá) de essência de baunilha
Geléia a gosto (usei de morango)

Modo de Preparo:

Aqueça o leite, o creme de leite e o açúcar até que este tenha dissolvido. Não deixe ferver, ou o calor matará a capacidade de gelatinização da gelatina. Enquanto isso, coloque a gelatina em água (25g ou 35g, de acordo com a quantidade da gelatina). Deixe que ela absorva toda a água. Desligue o fogo, jogue a gelatina dentro do creme e mexa até dissolver. Junte a baunilha. Coloque a geléia no fundo das tacinhas e distribua o creme. Deixe esfriar e leve à geladeira até firmar.

9 comentários:

Quéroul disse...

olha você na fotinha novaaa...

feliz ano novo. :)
aqui em casa também teve papai noel, e foi muito jóia.


beijão.

Joel de Sousa Carvalho disse...

Olá a todos os que vão ler este comentário neste blogue ou noutro muito bom como este. Pois é, estou encantado com todos estes pratos tão bem confeccionados. Pois, eu gostava de fazer igual, mas não consigo. A vida é dura e obrigou-me a morar sozinho, e a cozinha não é de todo o meu local favorito. Mas estou a tentar conhecê-la, mas as aventuras têm sido imensas. Fiz um blog humilde para colocá-las em forma de crónica pouco extensas. Gostava muito que todos vocês o visitassem e se possível o seguissem. É que tentar cozinhar e depois não ser ajudado, é algo muita mau.
Cumprimentos a todos!

http://tenhosalfaltamecolher.blogspot.com/

Fernanda N. G. Giuliani disse...

Reeeee, voltou com a bola toda hein!! Que bom que foi bem de festas de fim de ano!! Um lindo 2011 pra vc a tda familia!! :)
Adorei a receita!!
Bjao Fe

Gina disse...

Oi, Renata!
Há uns três dias estou ensaiando fazer uma panna cotta. Que coincidência! Seu post me fez lembrar...
Aproveite as férias!
Bjs.

Fabiana disse...

Renata,
Também corri muito nesse final de ano, e o começo de ano também não é muito diferente, pois é só piscar os olhos e lá está eu, comprando o material escolar, etc....
agora, falando dessa delicia...eu também fiz uma vez, e todos amaram,
vou experimentar com geléia da próxima vez.
beijos

Tamy disse...

panna cotta... hmmmm... não podem faltar em nenhum blog... adorei a receita e a foto, nem se fala... nota 10 como sempre!!! Bejos RÊ!

Mari - Strawberrycandy disse...

Que deliciosa panna cotta,...
Beijinhos

www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

Mulher na Polícia disse...

Ano Novo!
Foto nova da Renata!!!

Bom te ver animada pra começar um novo ano, linda.

Um beijo!
(Vou tentar fazer essa receita aí também... botina é)

Lorena Bezerra* disse...

Que delícia!!!
Receita anotada!!
=D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...