sábado, 29 de março de 2014

Torta de Maçã


Depois que fiz o chá da tarde aqui em casa, fiquei com uma porção bem generosa de massa doce sobrando. Como tinha comprado uns bons quilos de maçã para fazer meu suco energético matinal, que não saiu da primeira semana, resolvi usá-las para fazer uma gordice deliciosa para o final de semana. Já fiz torta de maçã algumas vezes, mas nunca tinha preparado uma receita tão deliciosa da sobremesa. A massa ficou crocante e fina na medida, e o recheio, gente, o recheio ficou uma maravilha! As maçãs amolecidas e a caldinha grossa de açúcar com canela combinariam maravilhosamente com uma bola de sorvete de creme. Pena que aqui em casa não tinha. Ainda por cima, a torta é a cara da minha mãe, que, quando chegou aqui em casa, só o que conseguiu ver da torta foi o prato sujo na pia. =P

Torta de Maçã
massa das tarteletes e recheio do Family Kitchen Cookbook

Massa

250g de farinha de trigo
50g de açúcar de confeiteiro
125g de manteiga gelada, em cubos
1 gema de ovo, pequena
Água gelada para dar o ponto
Leite para pincelar

Recheio:

1kg de maçãs
Suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de canela
1/4 colher (chá) de noz moscada ralada
100g de açúcar refinado

Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela, coloque todos os ingredientes, com exceção da água. Misture com as pontas dos dedos até que forme uma farofa grossa, com consistência de areia molhada. Acrescente a água aos poucos, até que a massa fique uniforme e não grude nas mãos. Deixe que a massa descanse na geladeira por cerca de 30 minutos. 

Recheio - Descasque as maçãs e corte-as em fatias. Em uma tigela, misture as maçãs com o restante dos ingredientes. 

Montagem - Após o descanso da massa, abra-a sobre uma superfície enfarinhada e abra dois terços da massa para forrar o refratário. Despeje o recheio no centro da torta, espalhando por toda a massa. Abra um disco com a massa restante e cubra a torta, com cuidado para não furar. Com a ponta de um garfo, una as extremidades da torta. Pincele com o leite e abra, fazendo um 'x' na superfície da torta, um espaço para sair o vapor. Leve à geladeira por 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 220oC, e asse a torta a essa temperatura por 20 minutos, depois abaixe o fogo para 180oC e deixe assar por aproximadamente 40 minutos, ou até que a superfície da torta fique dourada.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Focaccia com Alecrim


Aqui em casa não somos muito fãs do alecrim. É uma erva que raramente aparece nos pratos que fazemos, já que achamos o gosto um pouco marcante demais. Eis que, um dia desses, decidi que faria uma focaccia. E esse é um dos poucos pratos que eu acho que realmente combinam com o danado do alecrim. Comprei um maço e fui pra cozinha. O resultado foi esse pãozinho delicado e delicioso, hiper macio por dentro e com uma casquinha deliciosa por fora, além do sabor inigualável do alecrim com o azeite. Quase acabei com o tabuleiro na noite que ficou pronto, mas guardei alguns pedaços para o café da manhã!

Focaccia com Alecrim
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

1 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo
240ml + 4 colheres (sopa) de água morna
425g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de sal
6 colheres (sopa) de azeite
1/4 colher (chá) de pimenta do reino moída
Sal granulado
Folhas de alecrim

Modo de Preparo:

Em uma tigela pequena, coloque as 4 colheres de água morna e acrescente o fermento. Misture e deixe descansar por 5 minutos. Em uma tigela maior, misture a farinha com o sal e faça um buraco no centro, Despeje 4 colheres (sopa) de azeite, a mistura de fermento, a pimenta e os 240 ml de água. Misture bem a massa e vá sovando, até que ela fique com uma consistência macia, porém levemente pegajosa. Coloque em uma tigela untada com azeite e deixe descansar por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho. Unte uma assadeira média com azeite, e, depois do descanso, retire o ar da massa e coloque-a na fôrma. Unte a ponta dos dedos com farinha e faça furos na massa. Pincele com o azeite e decore com o alecrim e o sal grosso. Cubra e deixe crescer até que dobre de volume, mais ou menos 40 minutos. Pré-aqueça o forno a 200oC por cerca de 30 minutos, ou até que a focaccia fique com a superfície dourada. Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de servir.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Pavlova com Frutas Vermelhas


Minha mãe esteve aqui em casa há algumas semanas e, folheando o meu livro novo, encontrou uma receita de pavlova, e comentou comigo que adora a sobremesa. Dias depois, com a geladeira cheia de claras restantes da receita do creme de confeiteiro das tortinhas do chá das 5, decidi combinar com ela pra vir aqui fazermos a sobremesa. Apesar do meu forno temperamental, que 'derrubou' meu merengue e deixou ele um pouco mais escuro do que o da foto, a sobremesa - que saiu quase na hora do jantar - foi um sucesso. A combinação perfeita da suavidade e doçura do merengue com o geladinho do creme e o azedinho das frutas é maravilhosa, além da apresentação ser super chique. Acordei no dia seguinte com desejo de comer um pedacinho, sem nenhum peso na consciência daquele ser meu café da manhã. 

Pavlova com Frutas Vermelhas
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

6 claras de ovo
Uma pitada de sal
Aproximadamente 360g de açúcar de confeiteiro
2 colheres (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de vinagre
300ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de açúcar
Framboesa, mirtilo, amora e groselha, para decorar

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oC. Forre uma assadeira com papel manteiga e reserve. Coloque as claras de ovo em uma tigela grande, com o sal. Bata as claras em ponto de neve e vá acrescentando o açúcar, uma colher de sopa de cada vez. Continue adicionando até que o merengue tome uma consistência firme e brilhante. Acrescente, então, o amido de milho e o vinagre, previamente misturados. Forme um círculo alto de merengue na fôrma, deixando as bordas bem alinhadas. Asse por cinco minutos no forno a 180oC. Depois, reduza a temperatura a 120oC - usei meu forno entreaberto, com uma colher na porta, junto com o meu termômetro de forno, para verificar a temperatura. Asse por mais uma hora e meia. Deixe esfriar completamente dentro do forno. Depois da pavlova fria, bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly com a colher de sopa de açúcar e despeje por cima do merengue. Decore com as frutas e sirva. Fica ótimo gelado também!

domingo, 23 de março de 2014

Picles Rápido de Cebola Roxa


Ando devorando o meu livro novo de culinária para a família. Fui ao mercado na semana passada e achei um pacote lindo de cebola roxa, que nós adoramos comer na salada. Trouxe pra casa e, aproveitando a disponibilidade dos ingredientes, fiz um picles delicioso do livro, que vai super bem em um sanduíche ou, como o Bruno gosta, com feijão e arroz mesmo. Simples, delicioso e, ainda por cima, lindo!

Picles Rápido de Cebola Roxa
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
200ml de vinagre de maçã
2 cebolas roxas, fatiadas finamente no sentido do comprimento

Modo de Preparo:

Em uma tigela, coloque o açúcar e o sal. Adicione um pouco do vinagre e misture bem, para que o açúcar dissolva completamente. Acrescente o restante do vinagre e a cebola, misturando bem. Deixe descansar na tigela coberta por um plástico filme por uma hora em temperatura ambiente. Transfira, então, o picles para um pote esterilizado - fervi o meu por cinco minutos - e leve à geladeira. O picles pode ser consumido em até uma semana - embora eu duvide que dure tudo isso na sua geladeira!

sábado, 22 de março de 2014

Pudim de Chocolate


A gordice aqui em casa anda sem limites. Para vocês terem uma ideia, teve um dia desses que eu fiz quatro receitas. Do início ao fim. Eu mesma admito a dificuldade que é fazer comida com 3 crianças remelentas em casa, mas tem dias que simplesmente uma coisa não é suficiente. Coloco o Caio no carrinho, e, depois dos afazeres da casa, me interno na cozinha. Em um desses dias, no entanto, eu estava com uma vontade indecente de comer alguma coisa com chocolate. Mas a única coisa que tinha na despensa era uma barra de chocolate. Aí, coloquei minha cabeça pra funcionar, um pouco de fuçada na internet e pronto. Em 15 minutos já estava me deliciando com um pudim cremoso, quentinho e deliciosamente chocolático! 

Pudim de Chocolate

Ingredientes:

1/4 xíc. (chá) de amido de milho
1/2 xíc. (chá) de açúcar
1/8 colher (chá) de sal
3 xíc. (chá) de leite integral
170g de chocolate meio-amargo picado
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes em uma panela, em fogo baixo, e cozinhe até que o creme fique espesso, de forma que cubra as costas de uma colher. Coloque em potinhos refratários, cubra com plástico filme e leve à geladeira, ou, como eu fiz, consuma morninho.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Ginger Beer


Estava assistindo a um programa que passa antes do Great British Bakeoff - me julguem, eu assisto todos os dias todos os episódios repetidos - quando, de repente, a mulher que sugere as bebidas para harmonizar com os pratos sugeriu, para um certo prato, ginger beer. E eu, que ando a cara da paixão pelo gengibre, decidi então fazer uma ginger beer caseira, no melhor estilo bebida rápida, receita que achei no site do Jamie Oliver. Fiz no mesmo dia do pão, e simplesmente amei! Confesso que já gostei no primeiro dia, mas no dia seguinte, sem o gás, ficou ainda mais gostosa! Ótima para o final de semana que se aproxima!

Ginger Beer

Ingredientes:

140g de gengibre fresco
4 colheres (sopa) de açúcar
2-3 limões - casca e suco
1 litro de club soda ou água com gás
Folhas de hortelã para decorar

Modo de Preparo:

Rale o gengibre em um ralador fino, coloque em uma tigela e misture com o açúcar. Com um descascador de legumes, retire a casca de 2 limões e esprema o suco. Misture todos os ingredientes e aperte com as mãos, para incorporar os sabores. Junte a água e deixe descansar em temperatura ambiente por 10 minutos. Coe a bebida em uma peneira fina e prove. Se estiver muito azeda, acrescente mais açúcar, e, se estiver muito doce, coloque o suco do outro limão. Sirva com bastante gelo e folhas de hortelã. 

quinta-feira, 20 de março de 2014

Trança Recheada com Alho e Queijo


Pense em um pão perfumado e delicioso. Pois é, é esse mesmo. Usei essa receita de pão, uma das minhas favoritas e dividi em 3 partes. Abri cada parte em um retângulo, recheei com uma mistura de mussarela, alho e cebolinha processados e enrolei como um rocambole. Juntei as pontas e formei uma trança com os três rocamboles recheados. Deixei descansar de novo até dobrar de volume, pincelei com um ovo batido e depois assei em forno 180oC até ficar douradinho. Mal sobrou para o dia seguinte!

quarta-feira, 19 de março de 2014

Chá das 5 - Ideias para um Chá da Tarde em Casa


Quando escolhemos ir a Londres no ano passado, eu só tinha olhos pra três coisas na cidade: comprar uma cesta de picnic, fazer um picnic no parque e tomar um chá da tarde. E tem coisa mais glamurosa do que tomar um chá da tarde na terra da Rainha? Pois eu imagino que não. Escolhi a dedo um café para irmos tomar o nosso chá da tarde, e o eleito foi o The Orangery, dentro do Hyde Park, nas imediações do Kensington Palace, morada do Príncipe William, Kate Middleton e o Pequeno George. Felizmente, acertei na escolha. O chá da tarde era um primor, garçons solícitos e comida deliciosa. Além do visual, obviamente, uma belezinha inglesa. Voltei pra casa pipocando com ideias para fazer um chá da tarde em casa. Aí aproveitei esses dias de descanso pós-carnaval e marquei com as minhas amigas um chá aqui em casa. Pesquisei um pouco pela internet, mas confesso que as influências foram 100% daquele chá tomado na minha cidade preferida. O resultado?! As meninas adoraram, e eu não vejo a hora de fazer outro chá da tarde aqui em casa! Aqui vou dar umas ideias e as receitas do que eu fiz, baseado naquele que eu comi!


Ideias para um Chá da Tarde em Casa

Sanduíches:


- Presunto com Mostarda Dijon no Pão Branco
- Pepino, Cream Cheese e Folhinhas de Hortelã no Pão Branco
- Cream Cheese, Salmão Defumado e Endro no Pão Integral
- Ovo Cozido amassado com Maionese e Agrião no Pão Integral


Scones com Gotas de Chocolate e Raspas de Laranja
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

60g de manteiga sem sal gelada, em cubos
250g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
175ml de buttermilk
1/3 xíc. de gotas de chocolate meio-amargo
Raspas de 1 laranja
1 ovo, para pincelar
Manteiga, geleia ou creme, para servir

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 220oC. Forre uma fôrma com papel manteiga e reserve. Em uma tigela gelada, peneire a farinha, o fermento e o sal. Acrescente a manteiga e, com a ponta dos dedos, incorpore-a na mistura seca, até que forme uma textura de areia molhada. Vá acrescentando o buttermilk e mexendo com um garfo, até a massa dar um ponto que solte das mãos, mas que não fique muito ressecada. Se necessário, utilize mais buttermilk para dar o ponto. Vire a massa sobre uma superfície enfarinhada, misture o chocolate e as raspas de laranja somente até incorporar. Enfarinhe o cortador - aqui usei um redondo de 7 cm - e vá cortando os círculos dos scones. Coloque os bolinhos na fôrma preparada, pincele com o ovo levemente batido e leve ao forno por 15 minutos, ou até que fiquem levemente dourados na superfície. Retire do forno e sirva enquanto estiverem mornos.


Tarteletes de Framboesa
massa daqui e creme daqui

Ingredientes:

Massa

250g de farinha de trigo
50g de açúcar de confeiteiro
125g de manteiga gelada, em cubos
1 gema de ovo, pequena
Água gelada para dar o ponto

Recheio:

250 ml de leite integral
Sementes de 1/2 fava de baunilha
3 gemas
35g de açúcar de confeiteiro
10g de amido de milho
10g de farinha de trigo
Framboesas para enfeitar

Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela, coloque todos os ingredientes, com exceção da água. Misture com as pontas dos dedos até que forme uma farofa grossa, com consistência de areia molhada. Acrescente a água aos poucos, até que a massa fique uniforme e não grude nas mãos. Deixe que a massa descanse na geladeira por cerca de 30 minutos. Após o descanso, pré-aqueça o forno a 190oC, abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e corte círculos do tamanho das fôrminhas de mini cupcakes - aqui em casa usei a boca de um copo. Coloque a massa nas fôrminhas, fure-as embaixo para que elas não fiquem estufadas ao assar e asse-as até que fiquem levemente douradas nas bordas. Retire do forno e reserve.

Recheio - Em uma panela, ferva o leite com as sementes da baunilha. Assim que levantar fervura, desligue o fogo. Em uma tigela, bata bem as gemas com o açúcar, até que a  mistura fique levemente pálida. Acrescente então o amido e a farinha e mexa bem. Despeje a mistura de leite e baunilha nas gemas e mexa bem. Devolva a mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo, por cerca de um minuto, ou até que o creme comece a engrossar. Retire o creme do fogo e deixe esfriar em uma tigela rasa na geladeira, coberto com papel filme para que não crie película.

Montagem - Despeje o creme já frio dentro das bases das tortinhas e enfeite com as framboesas. Achei mais bonitinho colocar só uma frutinha por tartelete.


Para beber, fiz pink lemonade e coloquei na suqueira com bastante gelo. Tinha também café e capuccino. Além disso, fiz pão de queijo e uma banoffee pie, queridinha das minhas amigas!

Aqui uma foto do chá original, em Londres!


domingo, 16 de março de 2014

Madeleines de Chocolate com Gotas de Chocolate


Estava morrendo de saudades de usar as minhas fôrminhas de madeleines, já que só as usei poucas vezes depois que comprei. Como ia preparar um lanche na semana passada, decidi procurar uma receita bem gorda caprichada dos bolinhos. Achei uma que levava Nutella e pareceu, pela foto, hiper fofa, do jeito que eu queria. Substituí o creme de avelã pela última leva de gotinhas de chocolate que tinha em casa e pronto: depois de fazer bem umas 10 levas - hehehe, as minha fôrminhas são hiper mini, deve ter rendido umas 80 madeleines - tínhamos um lanche perfeito para comer com um copo de leite gelado! Mesmo sendo meio amargo os meninos - e o Bernardo - devoraram! Delícia!

Madeleines de Chocolate com Gotas de Chocolate

Ingredientes:

1/2 xíc. + 1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/3 xíc. + 2 colheres (sopa) de cacau em pó
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
7 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1/3 xíc. (chá) + 3 colheres (sopa) de açúcar
3 ovos
1 e 1/4 colher (chá) de essência de baunilha
30g de chocolate meio-amargo derretido
1/3 xíc. (chá) de gotas de chocolate

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte e enfarinhe a fôrma de madeleines e reserve. Peneire a farinha, o cacau, o fermento e o sal em uma tigela pequena. Em uma outra tigela, bata a manteiga até que ela fique levemente pálida. Junte o açúcar e bata por mais um minuto. Acrescente os ovos, um a um, e bata bem até que a massa fique homogênea. Adicione a baunilha, a mistura de farinha e as gotas de chocolate, e misture bem para incorporar. Coloque a massa nas fôrminhas e leve-as ao forno por aproximadamente 10 minutos, ou até que passem no teste do palito.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Carne Moída com Legumes


Por aqui eu continuo na luta pra que o Caio coma decentemente. Bruno e Marcelo comem direitinho, apesar de serem totalmente opostos: enquanto o Bruno é louco por arroz e feijão - e carboidratos em geral -, Marcelo adora as proteínas - carnes de todos os tipos - e frutas. Já o Caio é o grande desafio aqui de casa. Simplesmente não come. Nem purê, nem fruta, de vez em quando uma papinha industrializada, ou mesmo fica catando grãos de feijão no prato. Mas, como ele ainda mama, fico mais tranquila em saber que fome a criança não está passando. Essa receita encontrei em um livro que estava há tempos louca pra comprar. Desde que descobri que ele existia, enlouqueci, porque, afinal de contas, é da mesma autora do meu queridinho Baking, que eu amo de paixão! Nesse livro novo, ela sugere receitas para a família, desde papinhas para bebês até onde a imaginação mandar. Comprei o livro na quinta feira e no sábado já tinha feito quatro receitas! Apesar de ser uma delícia, o pequeno faquir comeu uma, talvez duas colheradas desse pratinho da foto. Quanto aos outros, não posso reclamar! Carne moída é sempre um hit, tanto com o Bruno quanto com o Marcelo!

Carne Moída com Legumes
do Livro Family Kitchen Cookbook

2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola, picada em cubos
1 talo de salsão, picado em cubos
400g de carne moída - usei patinho
1 colher (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de extrato de tomate
250ml de água
1 cenoura, picada em cubos
1 batata doce, picada em cubos
100g de ervilha - usei congelada
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela, refogue no óleo a cebola e o salsão, até que a cebola fique transparente. Acrescente a carne e, em fogo alto, sele-a totalmente, até que ela fique levemente dourada. Junte a farinha, o extrato de tomate e a água e misture bem. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Adicione a cenoura e a batata doce e deixe cozinhar por mais 15 minutos, ou até que os legumes fiquem bem cozidos (se necessário, acrescente mais água). Por último, despeje as ervilhas e deixe-as cozinharem no molho da carne por cerca de 5 minutos. Tempere com sal e pimenta.

*Para o meu acompanhamento, fiz uma polenta mole usando 1 xíc. (chá) de fubá comum, 3 xíc. (chá) de água e 1/2 xíc. (chá) de um bom parmesão ralado na hora. Temperei com sal e pimenta e servi com a carne.


quarta-feira, 12 de março de 2014

Baba Ganoush


Desde sempre eu tinha vontade de provar esse antepasto. Aproveitei uma boa safra de berinjelas orgânicas - infelizmente, muitas das que eu compro nas bandejinhas fechadas vêm infestada de larvas, impossíveis de usar - e decidi experimentar o tão famoso baba ganoush. Fiz no dia que minha amiga Tamy veio aqui, e ela me assegurou que estava parecido com o que ela costuma comer na rua. Eu gostei bastante do resultado, e confesso que no dia seguinte tomei café e lanchei a mesma coisa: torradas com a pastinha deliciosa que mistura o sabor do tahini, do alho e das berinjelas levemente defumadas. Esse é daqueles pratos que, com certeza, vão fazer parte do roll dos aperitivos em casa!

Baba Ganoush

Ingredientes:

3 berinjelas
3 dentes de alho
Suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de tahini
3 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Lave as berinjelas e fure-as com o garfo. Leve ao forno pré-aquecido a 220oC até que as berinjelas fiquem totalmente cozidas, com a polpa de consistência bem pastosa - isso deve levar cerca de 30 minutos. Retire as berinjelas do forno, corte-as ao meio e retire a polpa, com o auxílio de uma colher. Junte a polpa e os demais ingredientes no liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea. Sirva com torradas e mais azeite.

terça-feira, 11 de março de 2014

Tahini Caseiro


Estava com algumas berinjelas sobrando em casa e decidi que faria um baba ganoush que, apesar de nunca ter experimentado, deduzi que, pelos ingredientes, devia ser uma delícia. Como meu potinho de tahini tinha acabado e eu fiquei com preguiça de sair, acabei fazendo uma pasta caseira, que ficou deliciosa e bem parecida com a que eu gasto um horror de dinheiro comprando fora. Aproveitei para dar cabo em um gergelim que comprei pra fazer grissinis e pronto: o tahini ficou pronto hiper rápido e nem precisei sair para ter um antepasto delicioso. O baba ganoush posto amanhã!

Tahini Caseiro

Ingredientes:

1 xíc. (chá) de gergelim branco sem casca
1/4 xíc. (chá) de azeite de oliva ou óleo de gergelim
Uma pitada de sal

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200oC. Espalhe o gergelim sobre uma assadeira, em uma só camada. Leve ao forno por cerca de 10 minutos, mexendo o gergelim na metade do tempo, apenas para dourar levemente as sementes. Deixe esfriar e transfira para o copo do liquidificador. Vá acrescentando o azeite/óleo de acordo com a necessidade, até que a massa fique firme, porém batida. Acrescente o sal, misture bem e utilize nas preparações. Conserve em geladeira.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Pão Cottage Integral


Desde que vi essa foto no meu livro fiquei morrendo de vontade de fazer. O pão parecia tão fofo e tinha uma aparência tão bonita que não resisti. Esperei um dia que não tínhamos pão em casa e corri pra fazer esse, que rende um monte e cresce super rápido! Um pão lindo e delicioso, uma beleza pro café-da-manhã!


Pão Cottage Integral
do Step by Step Baking

Ingredientes:

60g de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de mel
400ml + 4 colheres (sopa) de água morna
3 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1 colher (sopa) de sal
625g de farinha de trigo integral
125g de farinha de trigo branca

Modo de Preparo:

Derreta a manteiga e reserve. Em uma tigela,  misture 1 colher (sopa) de mel e as 4 colheres de água morna. Salpique o fermento por cima, mexa e deixe agir por alguns minutos. Em uma tigela grande, misture a manteiga, os 400ml de água morna, o sal, o restante do mel e a mistura de fermento. Adicione metade da farinha integral e toda a farinha branca e vá mexendo bem. Vá acrescentando a farinha de acordo com a absorção da massa, se necessário coloque menos ou mais, até que a massa solte das mãos mas fique ainda levemente pegajosa. Sove por cerca de 5 minutos, até que a massa fique elástica e macia. Coloque em uma tigela untada e deixe descansar por cerca de uma hora, ou até que dobre de tamanho. Após o descanso, retire o ar da massa e divida-a em três pedaços iguais. Divida um dos pedaços ao meio para fazer os topos dos pães. Faça uma bola grande e uma pequena e, para fazer o furo, enfie uma colher de pau no centro do pão. Essa receita deve render dois pães como os da foto. Transfira o pão para uma assadeira untada com manteiga e deixe descansar, coberto, por cerca de uma hora novamente, ou até dobrarem de tamanho. Asse-os em forno pré-aquecido a 190oC por cerca de 40 minutos, ou até que fiquem dourados por cima e ocos na parte de baixo. Retire-os do forno e deixe descansar um pouco antes de cortar.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Clafoutis de Ameixas


Se tem uma coisa que eu adoro é descobrir coisas novas. Esse clafoutis estava há tempos aberto aqui na aba do meu computador. Um dia, no mercado, encontrei uma bandeja linda de ameixas. Apesar de terem caído no gosto do pequeno faquir, que começou a comer uma e depois ficou enfiando os dedinhos pra ver o que tinha dentro - sobraram frutas suficiente para que eu pudesse experimentar essa sobremesa delicada e deliciosa. Aproveitei a visita de uma amiga querida e fiz o clafoutis. Para minha surpresa, o Bernardo - que não é lá muito fã das sobremesas com ovos - adorou, e comeu tanto que eu desconfiei, inclusive, que ele queria me agradar repetindo tantas vezes. Mas isso só até eu colocar o primeiro pedaço na boca. Aquela textura de pudim misturada ao azedinho da fruta formou uma combinação perfeita! Adorei e mal posso esperar pela época das cerejas para testá-la de novo!

Clafoutis de Ameixa
da Tina

Ingredientes:

8 ameixas frescas, partidas em quartos e sem caroço
5 colheres de açúcar
10g de manteiga sem sal derretida

Ingredientes para a massa do clafoutis:

20g de manteiga sem sal
2 ovos médios
3 colheres de sopa de açúcar
½ colher de chá de extrato de baunilha
20g farinha de trigo
60ml de leite em temperatura ambiente
75ml de creme de leite fresco

Modo de Preparo:

Comece macerando as ameixas - Ponha todas as frutas numa tigela e jogue 3 das 5 colheres de açúcar por cima. Misture bem o açúcar com as ameixas. Este processo vai fazer com que o sabor dos damascos se intensifique. Deixe macerando por umas 2 horas. Depois de 2 horas ligue o forno – 200oC. Pegue uma forma refratária de 20 cm e unte com a manteiga derretida. Jogue as restantes 2 colheres de açúcar na forma para polvilhar. Reserve.

Massa - Derreta as 20g de manteiga e deixe esfriar. Bata os ovos, açúcar e extrato de baunilha numa tigela para incorporar. Depois acrescente a farinha aos poucos e assim que a mistura ficar homogênea acrescente o leite e creme de leite, batendo sempre com o fouet. Derrame o liquido das ameixas na mistura e transfira a mistura para a fôrma pré-untada. Espalhe as ameixas por cima e leve ao forno por uns 30-35 minutos. Faça o teste do palito para ver se ele já está pronto. Retire do forno e sirva-o ainda morninho, polvilhado com um pouco de açúcar de confeiteiro.

terça-feira, 4 de março de 2014

Bolo Ópera


Esse foi um bolo que me orgulhei muito de ter preparado. Depois de ter visto no British Bakeoff já sei que estão de saco cheio hehehe sugeri para a minha avó, que faz aniversário depois de amanhã, que eu podia fazer um bolo desses pra ela, e que, além de parecer delicioso, seria um desafio técnico para eu colocar em prática. Aí ela concordou, mas disse que queria com recheio de doce de leite e chocolate. Por sorte já tinha quase tudo em casa para fazer uma versão teste do bolo. Saí para comprar as amêndoas do pão-de-ló e pronto. E não vou mentir dizendo que é super difícil, é, aliás, um bolo lindo e  bem executável. O lance é que, por algum motivo, o meu bolo, na hora de virar, grudou no papel manteiga. Foi um desastre total, tive que ir remendando de pedacinho em pedacinho. Por isso o orgulho: até achei que saiu bonito na foto, pra pedreiragem que eu estava esperando!


Bolo Ópera
adaptado daqui

Ingredientes:

Para o Xarope:

1 xíc. (chá) de água
1/2 xíc. (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Para o Bolo:

3 claras de ovo
15g de açúcar
100g de farinha de amêndoas
100g de açúcar de confeiteiro
3 ovos
30g de farinha de trigo peneirada
30g de manteiga derretida

Para o recheio e Cobertura:

400g de doce de leite - comprei pronto
100g de chocolate meio-amargo derretido, misturado com 50g de creme de leite
Chocolate derretido para decorar - usei ao leite
Chocolate branco para fazer a clave de sol

Modo de Preparo:

Xarope - Em uma panela, leve ao fogo todos os ingredientes. Deixe apurar por cerca de 5 minutos, ou até reduzir o volume e ficar uma calda não muito fina. Desligue o fogo e reserve.

Bolo - Na tigela da batedeira, batas as claras em neve. Vá juntando os 15g de açúcar até obter um marshmallow brilhoso e firme. Retire da tigela e reserve. Lave a tigela e peneire a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e os ovos e bata bem, até que dobre de tamanho. Acrescente então a farinha e bata novamente para incorporar. Retire a tigela e, com o auxílio de uma colher, vá incorporando o merengue, sem bater demais para não retirar todo o ar. Por último, adicione a manteiga. Coloque em uma assadeira pré-untada e forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 200oC até que o bolo fique levemente corado e comece a soltar das bordas da assadeira. Retire do forno e deixe esfriar.

Montagem - Vire o bolo sobre um papel manteiga - nessa parte o meu grudou todo, a parte de cima do bolo, no papel. (Li em uma receita na internet que o rapaz passou uma camada de chocolate e levou para gelar. O chocolate endureceu e ele virou e retirou as camadas do papel manteiga sem problemas). Vá montando o seu Ópera agora: corte o bolo em duas camadas. Corte-o ao meio no sentido longitudinal de forma que você obtenha dois retângulos grandes, cada um com duas camadas. Retire cuidadosamente as camadas e vá montando. Regue o bolo com o xarope, coloque uma camada de doce de leite, cubra com outra camada de bolo, regue novamente com o xarope, agora coloque a ganache de chocolate. Repita novamente a operação com o doce de leite, cubra com a última parte do bolo e, finalmente, cubra com o chocolate derretido. Leve à geladeira, sem se importar com as bordas, pois elas serão cortadas na hora do último ajuste do bolo. Quando o bolo estiver gelado, aqueça uma faca e vá cortando os lados, de forma que todas as camadas apareçam lindamente. Corte o bolo em porções individuais e decore com uma clave de sol feita em um saco de confeitar com chocolate branco.

*O vídeo da Mary Berry fazendo o bolo é ótimo!

segunda-feira, 3 de março de 2014

Hambúrguer Caseiro - E o Pão Também!


Acontece que nessa vida apressada que levamos nem sempre temos o tempo para tirar uma boa foto. Essa, por exemplo, foi tirada no meio da noite, enquanto preparávamos os hambúrgueres e cuidávamos para que não esfriassem antes de comermos. Por isso o clique melhorzinho foi escolhido para ilustrar essa receita que, devo admitir, ficou uma maravilha! O pão de batata doce, absolutamente macio, em contraste com a carne com uma boa porcentagem de gordura, a saladinha crocante e uma maionese deliciosa coroaram o lanche, milhares de vezes melhor do que aqueles que compramos nos fast-foods da rua!

Pão de Hambúrguer de Batata Doce

Ingredientes:

1/4 xíc. (chá) de água morna
1 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo
1/2 colher (chá) de açúcar
1 xíc. (chá) de buttermilk*, morno
1/4 xíc. (chá) de manteiga amolecida
1 ovo em temperatura ambiente
1/4 xíc. (chá) de açúcar
1 e 1/4 colher (chá) de sal
3/4 xíc. (chá) de batata doce cozida e amassada
Cerca de 5 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga derretida
Gergelim para polvilhar

Modo de Preparo:

Na tigela da batedeira, coloque a água morna, o fermento e a 1/2 colher de açúcar. Misture e deixe agir por 5 minutos. Junte então o buttermilk, a manteiga, o ovo, o açúcar restante, o sal e a batata doce. Vá acrescentando a farinha e sovando, até que a massa fique macia e elástica, mas ainda um pouco pegajosa. Transfira a massa para uma tigela untada com óleo, cubra com um plástico filme e deixe  descansar até que dobre de volume - cerca de 1 hora. Após o descanso, abra a massa e divida-a em porções do tamanho desejado - lembre-se de que os pãezinhos dobram de tamanho! Faça bolinhas com a massa e coloque-as em uma assadeira untada com manteiga derretida. Cubra a assadeira com um pano de prato e deixe os pãezinhos crescerem novamente por cerca de 30 minutos, ou até dobrarem de tamanho. Leve os pães ao forno pré-aquecido a 200oC por cerca de 20 minutos, ou até que comecem a dourar. Retire do forno e pincele com a manteiga derretida. Reserve.

*Para o buttermilk caseiro, adiciono 1 colher (sopa) de vinagre branco para cada xícara de leite integral. Misturo e deixo descansar por 10 minutos.

Hambúrguer Caseiro

Ingredientes:

700g de acém moído - sempre fazia com patinho moído, mas descobri no acém uma carne macia e saborosa, além de já ter a gordura necessária para um hambúrguer suculento
Temperos a gosto - usei 1 colher (chá) de páprica picante, a mesma medida de mostarda em pó e mais 2 colheres (chá) de molho inglês
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Com as mãos, modele hambúrgueres do tamanho dos pães prontos. Grelhe-os em uma frigideira - sem gordura - até que fiquem dourados dos dois lados. Retire da frigideira e monte os sanduíches. Nos meus usei alface, tomate, e maionese.

domingo, 2 de março de 2014

Bolo de Maçã, Passas e Nozes


Ultimamente tenho feito muitos bolos. Aí, sempre que acordo de manhã, como um pedaço de bolo pra começar o dia. Só que na semana passada não fiz nenhum, o que me deixou morrendo de vontade de comer um bolo por uns 3 dias. Só que, dessa, vez, pensei em fazer um bolo sem muita manteiga, afinal de contas, os últimos exemplares tinham sido verdadeiros pés na jaca. Encontrei então essa receita de um bolo que parecia delicioso, e acabou sendo melhor do que eu pensava. Se já estava delicioso recém saído do forno, a delícia foi multiplicada no dia seguinte no café-da-manhã. O pobre do Bernardo saiu e voltou pra casa, pensando que ia comer uma fatia do bolo. Mas chegou e constatou o pior: a boleira já estava vazia em cima da pia!

Bolo de Maçã, Passas e Nozes
do Step-by-Step Baking

Ingredientes:

50g de nozes
200g de maçãs, descascadas, e picadas em cubos
150g de açúcar mascavo
250g de farinha de trigo com fermento*
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (chá) de canela em pó
Uma pitada de sal
3 e 1/2 colheres (sopa) de óleo
3 e 1/2 colheres (sopa) de leite - ou mais, se necessário
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
50g de passas brancas

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oC. Coloque as nozes em uma fôrma e leve-as ao forno por 5 minutos, para que fiquem crocante. Retire do forno e reserve. Em uma tigela grande, misture as maçãs com o açúcar. Por cima, peneire a farinha, o fermento, a canela e o sal. Em outra tigela, misture o óleo, o leite, os ovos e a baunilha. Junte a mistura líquida aos secos, acrescentando as nozes picadas e as passas. Unte uma assadeira de 20cm com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Coloque a massa na assadeira e leve ao forno por 30-35 minutos, ou até que passe no teste do palito. Retire do forno, espere esfriar um pouco e desenforme o bolo. Sirva com creme batido ou polvilhado com açúcar de confeiteiro.

*Para a farinha de trigo com fermento: usei, para cada 120g de farinha, 1/2 colher (chá) de fermento em pó e 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio.