quinta-feira, 13 de março de 2014

Carne Moída com Legumes


Por aqui eu continuo na luta pra que o Caio coma decentemente. Bruno e Marcelo comem direitinho, apesar de serem totalmente opostos: enquanto o Bruno é louco por arroz e feijão - e carboidratos em geral -, Marcelo adora as proteínas - carnes de todos os tipos - e frutas. Já o Caio é o grande desafio aqui de casa. Simplesmente não come. Nem purê, nem fruta, de vez em quando uma papinha industrializada, ou mesmo fica catando grãos de feijão no prato. Mas, como ele ainda mama, fico mais tranquila em saber que fome a criança não está passando. Essa receita encontrei em um livro que estava há tempos louca pra comprar. Desde que descobri que ele existia, enlouqueci, porque, afinal de contas, é da mesma autora do meu queridinho Baking, que eu amo de paixão! Nesse livro novo, ela sugere receitas para a família, desde papinhas para bebês até onde a imaginação mandar. Comprei o livro na quinta feira e no sábado já tinha feito quatro receitas! Apesar de ser uma delícia, o pequeno faquir comeu uma, talvez duas colheradas desse pratinho da foto. Quanto aos outros, não posso reclamar! Carne moída é sempre um hit, tanto com o Bruno quanto com o Marcelo!

Carne Moída com Legumes
do Livro Family Kitchen Cookbook

2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola, picada em cubos
1 talo de salsão, picado em cubos
400g de carne moída - usei patinho
1 colher (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de extrato de tomate
250ml de água
1 cenoura, picada em cubos
1 batata doce, picada em cubos
100g de ervilha - usei congelada
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela, refogue no óleo a cebola e o salsão, até que a cebola fique transparente. Acrescente a carne e, em fogo alto, sele-a totalmente, até que ela fique levemente dourada. Junte a farinha, o extrato de tomate e a água e misture bem. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Adicione a cenoura e a batata doce e deixe cozinhar por mais 15 minutos, ou até que os legumes fiquem bem cozidos (se necessário, acrescente mais água). Por último, despeje as ervilhas e deixe-as cozinharem no molho da carne por cerca de 5 minutos. Tempere com sal e pimenta.

*Para o meu acompanhamento, fiz uma polenta mole usando 1 xíc. (chá) de fubá comum, 3 xíc. (chá) de água e 1/2 xíc. (chá) de um bom parmesão ralado na hora. Temperei com sal e pimenta e servi com a carne.


Nenhum comentário:

Postar um comentário