quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Crème Brûlée com Cobertura de Maracujá


Só porque falei que não estava fazendo mais doces, vieram 3 receitas de doce - seguidas! Mas essa é mais do que especial: meu primeiro crème brûlée (só vou contar com esse, o outro não deu certo!) para comemorar a primeira chuva depois de mais de 120 dias sem chover em Brasília. Agora, só de olhar pela janela, já podemos ver o horizonte de novo. Ontem mesmo era poeira pura, não dava pra ver nem ali na esquina! Mudando de assunto, o crème brûlée é um creme delicioso, aveludado, com gostinho de baunilha.. Essa cobertura combinou super bem, quebrou bem o doce do creme.. Delícia!

Crème Brûlée com Cobertura de Maracujá
daqui

Ingredientes:

4 xícaras (960ml) de creme de leite fresco
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementinhas raspadas com as costas da faca
8 gemas
½ xícara + 1 colher (sopa) - 112g - de açúcar refinado
¾ xícara + 1 colher (sopa) - 162g - de açúcar refinado, extra
polpa de 1 maracujá

Modo de Preparo:

Coloque o creme de leite, as sementinhas e a fava de baunilha numa panela e leve ao fogo baixo só até começar a ferver. Retire do fogo, tampe e deixe em infusão por 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 160°C. Retire a fava de dentro do creme e reaqueça-o.
Numa tigela, bata as gemas e o açúcar (112g) com um fuê até obter um creme claro e espesso. Despeje o creme quente sobre as gemas, mexendo sempre. Retorne tudo à panela e leve novamente ao fogo baixo, mexendo sempre, até a mistura engrossar até virar uma espécie de mingau – o creme deve cobrir as costas da colher. Não deixe ferver.
Transfira o creme para 8 potinhos refratários com capacidade para ½ xícara (120ml) cada e coloque-os numa assadeira funda. Encha a assadeira com água fervente até que o nível chegue à metade dos potinhos. Asse por 25 minutos ou até firmar. Deixe esfriar e então leve à geladeira por 3 horas ou até firmar completamente.
Misture o açúcar extra e a polpa de maracujá numa tigelinha, cubra os potinhos com a mistura e caramelize com um maçarico culinário.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Churros com Doce de Leite


Churros.. Ah, churros.. uma razão para eu ir pra qualquer lugar, por mais longe e inóspito que seja.. Se me disser que tem churros, certamente irei sem obstáculos. É um dos doces que mais amo, me lembram da minha infância, das festas juninas que vamos todo ano, de tudo o que é bom! Eis que, bisbilhotando não mais que por acaso o blog da Aninha, me apresentado pela Fabi, achei essa receitinha deliciosa e super fácil dos meus tão adorados churros. Vi a receita ontem, e hoje mesmo tive que reproduzi-la. Resultado: uma tarde deliciosa regada a essas belezuras douradas e um quase acidente na minha tentativa de abrir a lata do recém-cozido doce de leite. Mas posso afirmar, com toda a certeza se você gosta de churros, corra pra preparar. Não há nada mais gratificante!

Churros:
daqui, sem tirar nem pôr

Ingredientes:

2 xic de água
2 col (sopa) de manteiga
1 pitada de sal
2 ½ xic de farinha de trigo (usei mais da metade integral - havia acabado minha farinha branca!)
1 ovo

Modo de Preparo:

Ferva a água com a manteiga e o sal. Assim que ferver, diminua o fogo e coloque a farinha de uma vez só. Mexa muito bem. A massa formará uma bola e soltará do fundo da panela. Acrescente o ovo batido e misture muito bem.
Coloque porções da massa na maquininha (se você não tiver a máquina de churros, nem a de cookies, molde "cobrinhas" com a massa, fica bonitinho também.).
Frite os churros em óleo quente e em seguida coloque-os sobre o papel toalha para secar o óleo.
Faça uma misturinha de açúcar com canela e passe os churros sobre essa mistura.

Para acompanhar tínhamos doce de leite e nutella.(Eu cozinhei uma lata de leite condensado na pressão por 40 minutos!)

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Panquecas de Banana



Para um café da manhã bem preguiçoso no final de semana, nada melhor do que essas panquequinhas que encontrei no delicioso blog da Fê. A banana fica gritando de dentro das panquecas, que ficam super gordinhas e deliciosas! Perfeitas com um pouquinho de mel, aveia e mais banana!! E o melhor: não levam nenhuma gordura na massa!

Panquecas de Banana

Ingredientes:

100g de farinha de trigo com fermento
40g de farinha de trigo integral
2 colheres de sopa de açúcar cristal (usei açúcar mascavo)
1 ovo
175ml de leite
2 bananas (usei prata)
Manteiga para fritar (usei sem sal)

Modo de Preparo:

Peneire as farinhas. Junte o açúcar misture bem e faça um buraco no meio. Em uma jarra medidora coloque o leite, adicione o ovo e bata bem, até que tudo fique bem misturado. Coloque o leite batido com o ovo no centro da "farofa" e misture tudo com uma colher de pau até obter um creme homogêneo. Deixe a massa descansar por 30 minutos. Amasse as bananas com um garfo e junte à massa. Misture bem. Aqueça a frigideira e adicione um pouco de manteiga. Coloque a massa com uma concha formando circulos de 8cm de diâmentro. Frite por uns 2 minutos de cada lado até que dourem por igual.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Torta Integral de Abobrinha e Cream Cheese


Sei que não tenho postado muitas fotos de doces - até porque não tenho feito muitos ultimamente. Acho que não fazem muito sucesso em casa, as crianças não comem e acaba tudo indo pro lixo. Essa torta foi parte do nosso almoço ontem. A massa já é velha conhecida, e o recheio, bem, tive que improvisar usando o que tinha em casa, pois as abobrinhas já estavam se perdendo. Mas a combinação ficou super leve, o cream cheese deu um 'tchan' fantástico!

Torta Integral de Abobrinha e Cream Cheese

Ingredientes:

Massa:

100g de manteiga gelada
250g de farinha de trigo integral fina
Água gelada para dar o ponto
Recheio:

2 abobrinhas (fatiadas bem finas com o descascador de legumes)
1 ovo
100g de cream cheese
1/2 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de queijo minas ralado (pode ser outro, só tinha o minas aqui em casa!)
1/4 de cebola ralada
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Massa - Na batedeira, com o batedor de gancho, junte os ingredientes e bata em velocidade baixa até que dê o ponto. Se for fazer com as mãos, é só misturar os ingredientes e ir adicionando água atê que dê o ponto de soltar dos dedos. Como não tive tempo, não deixei descansar. Mas deve se deixar descansar por aproximadamente 1 hora. Abra a massa na fôrma e leve para pré-assar em forno médio por 20 minutos.

Recheio:

Misture todos os ingredientes e bata com um fouet. Tempere a gosto e despeje a mistura na fôrma da torta. Leve ao forno médio por mais 30 minutos, ou até que a torta comece a ficar moreninha.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Frango Grelhado com Recheio de Maçã

 
Mais uma sugestão para a hora do almoço, um franguinho leve e delicioso! Os meninos aqui em casa gostaram bastante! O meu único problema foi abrir o filé de frango de forma que ficasse fininho, não consegui.. Mas de resto, facílimo de fazer!

Frango Grelhado com Recheio de Maçã

Ingredientes:

4 peitos de frango, temperados com sal e pimenta, abertos e bem batidos para ficar bem fininhos
3 maçãs, temperadas com uma colher (sopa) de açúcar e canela e cortadas em cubinhos pequenos
Manteiga para fritar
Palitos de dente para prender

Modo de Preparo:

Disponha os bifes em um prato e recheie-os com as maçãs. Enrole (como uma panqueca) e prenda com um palito de dente. Frite na manteiga até que dourem bem. Sirva com brócolis e couve-flor.

*Chega a ser bobo de tão fácil, mas eu não postaria se não fosse mesmo delicioso!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Croquetes de Atum


Lembram dessa receita da Tati? Pois é, um dia desses, nessa nova hora super corrida de almoço, deicidi que, ao invés de fazer os bolinhos assados, que me levaria muito mais tempo, fritaria eles como croquete. O resultado foi ótimo, o bolinho ficou com textura e gostinho de bolinho de bacalhau.. A única diferença foi que fiz com atum! Delícia!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Que Marravilha! Carpaccio de Melancia


Além de adorar o Jamie Oliver, adoramos ainda mais o Claude Troisgros! O jeitão dele de Francês enrolado, o carisma e as comidas dele são demais! Essa receita eu vi no Que Marravilha!, mas meu marido (que também é fã) achou em um vídeo de um programa que passou por aí. O carpaccio é ótimo, se bobear até melhor do que o de carne. Aprovadíssimo!

Carpaccio de Melancia

Ingredientes:

1/2 melancia
100ml azeite extravirgem
2 colheres de sopa de alcaparras picadas
4 colheres de sopa de maionese fresca
Cebolinha francesa
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Queijo parmesão do tipo grana padano

Modo de Preparo:

Corte a polpa da melancia em fatias bem finas, retirando as sementes. Seque entre dois panos, apertando bem para retirar o excesso de líquido. Tempere com sal, pimenta do reino moída e azeite. Coloque as alcaparras, a maionese e a cebolinha francesa. Finalize com o parmesão ralado.

sábado, 11 de setembro de 2010

Pappardelle com Alho Poró


Eu adoro os programas do Jamie Oliver, principalmente aqueles que ele fica na casa dele fazendo as receitas com os legumes que colhe do jardim. É um sonho ver tudo aquilo, imagina, prontinho pra colher e comer! E em um desses programas ele estava falando sobre o alho poró. Fui ao mercado, me abasteci dos ingredientes e mandei ver na receita, que terminou sendo super rápida. E o resultado? Nunca comi um alho poró tão delicioso!

Pappardelle com Alho Poró
super adaptada daqui

Ingredientes:

1 pacote de massa fresca para lasanha
2 talos de alho poró
3 fatias de bacon
1 xícara de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta

Modo de Preparo:

Corte a massa da lasanha em tiras de 2 cm e cozinhe em água e sal. Reserve.
Lave e corte o alho poró em tiras da mesma espessura do pappardelle. Refogue no azeite, tempere com sal e pimenta e despeje o caldo de legumes. Disponha as fatias do bacon rm cima do alho poró e deixe cozinhar em fogo baixo até que o alho poró fique al dente. Retire as fatias de bacon e misture o alho poró com o pappardelle. Sirva com parmesão ralado.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Filé de Saint Peter com Pesto de Rúcula


Estamos tentando introduzir uma dieta com mais peixe aqui em casa. Já falei por aqui antes que o meu peixe favorito e praticamente o único que sei fazer é o salmão. Mas essa semana me rendi aos inúmeros apelos do peixeiro para que eu levasse o filé de saint peter, que nada mais é do que um filé de tilápia (vermellha, parece). A carne é muito suculenta e macia, e não tem aquele cheiro forte de peixe. E, vou dizer, com esse pesto de rúcula ficou demais!

Filé de Saint Peter com Pesto de Rúcula

Ingredientes:

Para o Peixe:

500g de filé de saint peter limpo
1 limão siciliano
Sal e pimenta

Para o Pesto:

1 xícara de rúcula (lavada e sem o talo)
1/2 xícara de nozes
1 dente de alho
3/4 xícara de azeite
Sal e pimenta

Modo de Preparo:

Peixe - Tempere os filés com o suco e as cascas do limão siciliano, o sal e a pimenta. Deixe marinar por 30 minutos na geladeira. Grelhe os filés na manteiga e reserve.

Pesto - Bata todos os ingredientes no liquidificador (ou amasse-os com um pilão). Sirva por cime do peixe em temperatura ambiente.